Ícone do site Almanaque dos Pais

Quando fazer o teste de gravidez

O tempo que você precisa esperar para fazer o teste de gravidez varia de acordo com o tipo de teste de gravidez que você optar por fazer.

Foto: www.invitra.com

Com funciona o teste de gravidez

Existem dois tipos de teste de gravidez: o teste de farmácia, que analisa a urina, e o exame de sangue. Ambos analisam a concentração do hCG (gonadotropina coriônica humana), um hormônio que só produzido durante a gestação (mulheres que fazem uso de medicamento para engravidar que tenha o hCG em sua fórmula podem apresentar resultado positivo sem que estejam grávidas).

Quando posso fazer o exame de sangue

Cada laboratório assume sua própria concentração mínima de hCG no sangue para informar se o resultado é Positivo ou Negativo. De uma forma geral, é adotada a concentração de 25 mUI/ml como mínima para o resultado Positivo. Valores abaixo de 5mUI/ml são considerados Negativo e entre 5 e 25mUI/ml indefinidos, ou seja, você deverá repetir o teste dentro de alguns dias, pois os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias durante o primeiro mês de gestação, chegando até 150.000 mIU/ml na 10ª semana de gestação.

 

Você pode realizar o Beta-hCG qualitativo, que só apresentará no resultado se você está grávida ou não, ou o quantitativo, que apresentará no resultado a concentração de Beta-hCG, sendo possível verificar o tempo de gestação.

Saiba mais em O exame Beta-hCG quantitativo, qualitativo e a Betaespera

Quando posso fazer o teste de farmácia

Os testes de farmácia analisam a concentração de Beta-hCG na urina. A maioria dos testes de farmácia precisam ser realizados com a primeira urina do dia (por ficar horas sem urinar a concentração de hormônios é maior) e conseguem detectar concentrações maiores do que 50 mUI/ml. Para esse tipo de teste de farmácia é necessário aguardar dois dias de atraso menstrual.

Porém já existem testes que são bem mais sensíveis (inclusive mais sensíveis que o exame de sangue), e que detectam pequenas concentrações do Beta-hCG, a partir de 20 mUI/ml. Geralmente são aqueles que podem ser realizados com qualquer urina do dia e, já na embalagem, informam que podem ser realizados até 2 dias antes do atraso menstrual, porém para um resultado ainda mais seguro, aguarde o primeiro dia de atraso.

 

Como a informação de sensibilidade nem sempre consta na embalagem do produto, peça ajuda a um farmacêutico para lhe ajudar a identificar o melhor para o seu caso. Geralmente os mais sensíveis também são mais caros.

Saiba mais sobre o Teste de Farmácia.

A linha que atesta a gravidez no teste de farmácia está bem clarinha, o que significa?

Significa que você está grávida, a linha ficou clara porque a concentração de hCG ainda é pequena, mas se houve qualquer reação e ela está visível é porque você está produzindo o hCG!

Se o resultado do teste de gravidez for negativo, posso estar grávida?

Sim, é o chamado “Falso-negativo“, e acontece especialmente se você realizou o exame de sangue ou teste de farmácia muito cedo. Se a menstruação não der sinal e você continuar desconfiada que está grávida, repita o teste em 3 ou 4 dias para que haja tempo de aumento na concentração de hCG.

Sair da versão mobile