Quanto tempo após o parto posso ter relação sexual?

Uma dúvida muito comum entre os casais que tiveram filhos a pouco tempo é sobre quanto tempo após o parto pode ter relação sexual. Retomar os momentos íntimos do casal parece simples, mas nem sempre é fácil: cicatrização, hormônios, inseguranças com o corpo e até a falta de disposição interferem na nova rotina do casal, então é melhor não esperar por uma segunda lua de mel logo nas primeiras semanas após o parto.

casal

Quanto tempo após o parto posso ter relação sexual?

Não existe um tempo perfeito para esperar, já que a relação sexual vai além da cicatrização da mulher.

O tempo médio informado pelos médicos é de 30 a 40 dias, tempo suficiente para o útero se recuperar e a cicatrização da vagina – no caso de parto normal – ou abdômen – no caso de cesárea – evoluir. Caso que em caso de parto normal a cicatrização tende a ser mais rápida.

Como estamos falando de pessoas únicas, cada mulher pode se sentir pronta para o sexo antes ou depois desse tempo médio, já que fatores emocionais também influenciam. Mas lembre-se, ao sentir dor ou desconforto durante o sexo é melhor interromper a penetração e abusar da criatividade para manter o clima de romance entre o casal.

Pode fazer sexo antes dos 30 dias de resguardo?

Se você está pensando em penetração, a resposta é não.

No caso de parto normal, é comum realizar um corte entre a vagina e o ânus para ajudar o bebê a sair, o chamado episiotomia. Após o parto é necessário costurar essa região e a cicatrização leva em torno de 30 dias. Ter relação sexual antes que o tecido vaginal esteja regenerado, especialmente nos primeiros 15 dias após o parto, traz riscos dos pontos estourarem.

No caso de cesárea o tempo de cicatrização é ainda maior, podendo chegar a mais de 60 dias. Antes de se aventurar converse com seu médico.

Sexo não é só penetração

Se a mulher não se sente pronta para a penetração, seja por dor, desconforto ou por fatores emocionais, não quer dizer que o casal tenha que enfrentar um longo período sem sexo. Carícias também fazem parte do pacote e podem entrar na rotina antes mesmo do tempo de “seca” que o médico solicitar.

Abraços, beijos, carinho, massagens, masturbação… existem muitas formas de dar e receber carinho e esse clima romântico ajuda o casal a se manter unido e feliz após o nascimento do bebê. Um convite para tomar banho juntos pode ser a deixa que vocês precisam para resgatar o romance.

Se a lubrificação natural não está colaborando, caprichar ainda mais nas carícias ou recorrer à lubrificantes podem ajudar.

A libido em baixa após o parto

Após o parto o hormônio prolactina está atuando a todo vapor para favorecer a produção do leite materno, mas esse hormônio não é de grande ajuda para voltar à rotina sexual do casal, já que interfere na libido da mulher e até na lubrificação vaginal.

Outro complicador é a insegurança quanto ao corpo da mulher, que demora alguns meses para ficar em forma. Luzes apagadas podem ser o primeiro passo para um momento especial entre o casal.

Não deixe o bebê dormir no mesmo quarto do casal

Saber que o seu bebê está dormindo alí ao lado da sua cama fará a libido do casal despencar. Tente manter o bebê em seu próprio quartinho durante a noite, assim as chances do casal retomar a vida sexual serão aumentadas.

Sobre Almanaque dos pais

Avatar
Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Talentos – Comece a libertá-los

Seja sincero: você sente que usa seu talento naquilo que faz? O que você produz …

32 comentários

  1. Avatar

    meu parto foi cesariana, estou em abstinencia sexual por causa de meu resguardo, meu esposo ja quis manter relação assim como eu. Mas acredito que o mais importante é o resguardo porque é a minha saúde e meu corpo que estão em jogo.Trocamos carícias e nosso relacionamento está caminhando. Acredito que o casal deve procurar o obstetra da esposa para entender o que é o resguardo e a importancia que ele tem para nós. Mulheres fiquem atenta ao cancer de colo de utero as vezes ele aparece por conta de irresponsabilidade nossa. Pense!!!

  2. Avatar

    Olá há 41 dias tive parto normal, e foi preciso cortar, ainda tenho ponto, posso ter relações?

  3. Avatar

    Olá há 17 dias tive um parto normal e não precisou de corte, será que posso ter relação com meu marido ? Nao tem nenhum problema depois com meu útero?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Stefani,
      Se não há nenhuma recomendação médica e você se sente bem, não há problemas, porém se sentir dor ou desconforto é melhor interromper, combinado?
      Beijos

  4. Avatar

    Ola Boa noite,eu tive BB de parto normal e já tem 16 dias não levei corte, será que posso ter relação com meu marido

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Ingride,
      Quando não há restrição médica e você se sente bem para ter relação não há problema. Porém se sentir qualquer desconforto durante a relação a recomendação é interromper.
      Beijos

  5. Avatar

    Oi? To com 21 dias que eu tive uma bebe e foi cesaria eu posso mandar relação?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Leticia,
      Como você realizou cesariana, a recomendação é que você aguarde mais alguns dias. Se você está se sentindo bem é indicado que você fale com seu médico para garantir que a relação não vá prejudicar a cicatrização.
      Beijos

  6. Avatar

    Então estou fazendo 21 dias hj e meu marido quer muito ter relação! E fui parto cesaria posso ter relação mesmo assim??

  7. Avatar

    bom dia tive minha primeira relação com 30 dias d pois da cessaria posso engravidar so amamentando bjs

  8. Avatar

    Tive relação com 25 dias mas não sentir nada, tem algum problema??

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Carla,
      Se você está bem e não há nenhuma recomendação de seu médico para que evite relação sexual por mais tempo, não há problema algum.
      Beijos

  9. Avatar

    Se eu fizer parto normal posso fazer sexo depois de duas semanas?da algum problema?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Mirella,
      Durante o parto normal, algumas vezes, ocorre um pequeno corte na vagina. Para saber se em apenas 15 dias você estará pronta para ter relações o ideal é falar com seu obstetra, já que é um intervalo curto e vai depender bastante da sia cicatrização e recuperação.
      Beijos

  10. Avatar

    Mas minha cirurgia por fora esta perfeita mas meu marido que fazer amor depois 45dias eu posso ter relação ?foi cesariana

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Lucymaria,
      Se não houver nenhuma exigência médica, pode sim. Lembre-se que se houver dor ou desconforto é melhor falar com seu médico, combinado?
      Beijos

  11. Avatar
    Bruna Dorigueto

    Gostaria de saber se ter relação com 21 dias tem algum problema?

  12. Avatar

    Ganhei bebe ta com 24 dias e foi parto cesariano e ontem tive relaçao sexual tem algum problema???

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Gildevania,
      Se não há nenhuma restrição médica e você não sentiu dores e desconforto, não há problema voltar a ter relação sexual.
      Beijos

  13. Avatar
    erikelly marques

    Tive relaçao sexual com 30 dias tem algum problema ? Parto normal peguei piki tambem ..

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Erikelly,
      Trinta dias é o tempo médio de espera. Se o seu médico não lhe pediu nenhum resguardo maior por conta de alguma complicação (na maioria dos casos não há nenhuma, além de que a cicatrização nos casos de parto normal é mais rápida), então não há problema em ter relações sexuais.
      Converse com seu médico sobre métodos anticoncepcionais, já que a mulher pode sim engravidar mesmo enquanto amamenta o bebê.
      Beijos

  14. Avatar

    Ola,
    Eu queria saber quanto tempo após um parto normal sem ter sido preciso o pequeno corte entre a vagina e o ânus é também recomendável os 30 dias para uma primeira relação sexual?

  15. Avatar
    Elisio Chirrindza

    a relação sexual pós parto, pode ou não criar problema de saúde a bebê?principalmente quando a mãe estiver no período de amamentação

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Elisio,
      Após 30 a 40 dias do parto o útero da mulher já se recuperou, assim como a vagina (em caso de parto normal) ou a abdômen (no caso de cesárea sem complicações). No caso de cesáreas é mais indicado perguntar ao obstetra se a mulher já está “liberada”, já que em alguns casos o sexo só é liberado 60 dias após a cirurgia.
      Algumas mulheres precisam de mais tempo, mesmo que seu corpo esteja pronto, já que o desgaste físico e emocional dos cuidados com o bebê interferem em sua libido.
      Se a sua preocupação é se o sexo pode prejudicar a saúde do bebê por conta da amamentação, fique tranquilo. O sexo não interfere na produção do leite materno ou na saúde do bebê.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *