Ícone do site Almanaque dos Pais

Sapinho em bebê | Candidíase

O que é Sapinho?

A chamada CANDIDÍASE, popularmente conhecida como Sapinho, é uma infecção oral causada pelo crescimento excessivo do fungo e manifestada por pontinhos ou placas brancas na mucosa oral, dando aspecto de “resto de leite”. É muito comum sapinho em bebê.

Quais as causas do sapinho?

Normalmente este fungo está presente no sistema digestivo de todo indivíduo sem provocar a doença, mas quando um fator desencadeante atua, aumenta excessivamente a sua quantidade no organismo e ocorre a candidíase.

No caso dos bebês, as causas podem ser o sistema imunológico que não está completamente desenvolvido, febre e tratamento com antibiótico.

O fungo também pode estar presente no mamilo da mamãe, nos brinquedos compartilhados na creche ou berçário, chupetas e mamadeiras.

Como ocorre a transmissão?

Através do contato com mucosas e secreções de portadores, ou através do parto normal.

Sinais e sintomas:

Aparecimento de placas esbranquiçadas com aspecto de “resto de leite” na mucosa bucal que podem arder, causando desconforto e até falta de apetite.

A língua do recém-nascido fica recoberta por uma camada branca, que pode espalhar-se e formar placas brancas na mucosa e gengivas. A boca do bebê pode se apresentar seca, o bebê perde o apetite, pode não querer mamar e tem dificuldade de deglutir e de dormir.

A infecção é muito contagiosa, mas benigna. Se não tratada, pode evoluir para esofagite ou candidíase invasiva.

Em alguns casos o sapinho pode causar assaduras no bumbum do bebê.

Se seu filho apresentar sinais da candidíase, faça um pequeno teste:

Se houver apenas uma membrana branca na mucosa oral, provavelmente é só leite, mas se houver mais placas, pode ser um sinal da candidíase.

Lave bem as mãos, enrole uma gaze no dedo e passe sobre a placa. As vezes ela não sai, mas se sair, você observará uma região avermelhada que pode sangrar um pouco.

Como tratar o sapinho?

A candidíase do bebê é tratada com antifúngicos locais e as lesões normalmente regridem em 1 semana. Também são receitadas pomadas antifúngicas para os mamilos da mamãe, para que a infecção não fique passando da mãe para a criança e da criança para a mãe. Os mamilos da mamãe podem apresentar ardência e rachaduras por conta do sapinho.

Se a infecção não for tratada e evoluir, será necessária medicação por via oral.

Prevenção:

Podemos resumir a prevenção em uma palavra = HIGIENE.

Higienizar as mãos dos bebes, pois sempre estão com elas na boca.

Higienizar mamadeiras, chupetas e brinquedos, principalmente os que correm o risco de serem compartilhados no berçário ou na escolinha.

Higienizar a boca do bebê após as mamadas, removendo o resíduo de leite.

Deixar os mamilos expostos após as mamadas para que sequem corretamente, evitando micose, técnica muito importante para quem está com a infecção.

Sair da versão mobile