Ícone do site Almanaque dos Pais

Sintomas de ovulação

Conhecer os sintomas de ovulação pode ajudar a mulher a identificar seu período fértil e aumentar suas chances de engravidar. Apesar de nem todas as mulheres apresentarem todos os sintomas que relacionamos abaixo, identificar mais de um é uma boa evidência de que seu corpo está pronto para receber uma corrida de espermatozoides e um nadador sortudo fecundar o óvulo para conceber um lindo bebê.

Sintomas de ovulação

Meninas, fiquem atentas para os seguintes sintomas de ovulação que são fáceis de identificar e acontecem alguns dias antes, durante e logo depois da ovulação.

Muco vaginal com aspecto de clara de ovo

Devido a liberação do hormônio estradiol haverá intensificação do muco vaginal. Esse muco tem aspecto de clara de ovo crua (cor clara, escorregadio e consistência elástica) que possui a função de lubrificar a vagina e para facilitar a entrada dos espermatozoides no canal vaginal. Outra função é aumentar a sobrevivência dos espermatozoides no corpo da mulher. Os espermatozoides sobrevivem cerca de 5 dias em busca de um óvulo maduro para fecundar. Passada essa fase o muco fica mais aguado, o que facilita ainda mais a movimentação dos espermatozoides. Essa consistência aguada muitas vezes passa a impressão de que escapou xixi na calcinha, pois é bem molhado e escorregadio. Se o muco estiver esbranquiçado, amarelado ou turvo e com aspecto de creme hidratante, você já não está mais em seu período fértil. Com o tempo ele ficará com aspecto de “leite talhado” e mais pegajoso, este é o muco que antecede a menstruação.

Algumas mulheres produzem muco suficiente para ser notado em sua roupa íntima ou no papel higiênico. Outras produzem em menor quantidade. Neste último caso a mulher deverá, após higienizar o dedo indicador ou médio, inserir na vagina até chegar ao colo do útero e coletar um pouco do muco para analisar.

Aumento da temperatura corporal

Você já deve ter assistido algum filme em que a mulher sai do banheiro com o termômetro em mãos e chamando o marido para “fazerem um neném”. Apesar da forma retratada estar errada, realmente existe o aumento da temperatura corporal da mulher durante a ovulação. Isso ocorre devido ao aumento da produção da progesterona utilizada para a ovulação. Porém para medir a temperatura corretamente a mulher deverá estar em seu período fértil e medir todos os dias pela manhã e antes de se levantar da cama. Esse acompanhamento permitirá que a mulher perceba qualquer oscilação na temperatura e ao identificar um ligeiro aumento ela possivelmente estará ovulando. Esse aumento, que é bem discreto mas pode ser identificado quando a mulher mede a temperatura corretamente, pode durar por 4 dias e varia entre 0,4 a 1°C

Aumento da libido

Foto: Jectiak

A progesterona não atua somente para amadurecer os óvulos e na elevação da temperatura corporal, ela também aumenta o apetite sexual da mulher. Durante o período fértil a mulher se sente mais atraente e, segundo alguns especialistas, até sua voz fica mais sexy.

Aumento do apetite

E novamente a progesterona causa mais um sintoma, porém esse nem sempre é tão desejado. A mulher sente mais fome quando o nível do hormônio progesterona está alto.

Dor na região pélvica

Algumas mulheres chegam a sentir dores similares às cólicas menstruais, porém bem mais suaves durante a ovulação. Considera-se esse sintoma o mais seguro de que a mulher está ovulando.

Instabilidade emocional

Facilmente confundida com a TPM, a mulher também fica mais emotiva, irritadiça e apresentando alterações de humor com facilidade durante a ovulação.

Fim do período fértil

Com o nível da progesterona aumentando diariamente, inclusive após o fim do período fértil, alguns dos sintomas vão se intensificando até que a menstruação apareça. Se ela não aparecer e a mulher continuar sentindo alguns dos sintomas citados ou novos sintomas aparecerem as chances de que está grávida são grandes.

Sair da versão mobile