Existem duas formas de fazer um teste de gravidez. Uma delas é através do teste de farmácia e outra, através do exame de sangue chamado beta-hCG. Você conhece a diferença entre estes dois testes?
Basicamente os dois testes de gravidez medem o mesmo hormônio, porém o teste de gravidez de farmácia identifica a presença do hormônio na urina – o positivo significa que a mulher atingiu os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana estabelecidos pelo teste na urina – enquanto o teste de gravidez sanguíneo irá determinar quais são os níveis desse mesmo hormônio no sangue, o que permitirá não apenas confirmar a gravidez, mas também estimar o tempo de gestação.
O que é o hormônio gonadotrofina coriônica humana?
O hormônio HCG é produzido inicialmente pelo embrião e depois através da placenta, portanto sua presença é uma confirmação segura de que você está grávida. Este hormônio entra em atividade durante o processo de desenvolvimento do embrião, podendo ser detectado a partir de 10 dias após a concepção.
O que é um falso negativo no teste de gravidez?
Se o teste de gravidez é feito antes da concentração do hormônio atingir níveis detectáveis, a futura mãe terá um resultado de falso negativo. Por isso, é importante esperar que a menstruação esteja atrasada para realizar o teste.
O que é um falso positivo no teste de gravidez?
Um falso positivo de gravidez pode acontecer no caso em que o desenvolvimento embrionário é interrompido logo após sua implantação no útero materno. Se trata de um aborto muito precoce que pode chegar a passar desapercebido, pois o embrião ainda é microscópico nesse período.
Quais os resultados do teste Beta hCG que confirmam a gravidez?
Valores a partir de 25 mUI/ml indicam positivo em gravidez em aproximadamente 13 dias, sendo que nas primeiras semanas de gravidez os níveis do hormônio da gravidez vão dobrando a cada 2 ou 3 dias.
Betaespera
As pacientes de reprodução assistida, por saberem exatamente o dia da transferência do embrião no seu útero costumam passar pela fase de maior ansiedade do tratamento; o período que chamamos de Betaespera, relativo ao momento em que o tratamento de fertilidade já foi realizado e cabe apenas esperar que o embrião se fixe nas paredes do útero através da nidação, quando a gravidez poderá ser confirmada.
Entre os 10 e 14 dias após a Fertilização in Vitro o casal tem o desafio de tentar manter a tranquilidade e permanecer unido resistindo à tentação de realizar o teste de gravidez antes do tempo, pois como explicado, mesmo em caso de gravidez, poderia resultar em um falso negativo, pois a concentração do hormônio ainda é muito baixa para ser detectada.