Home / Filhos / Saúde / Xarope causa cárie?

Xarope causa cárie?

Os medicamentos prescritos para crianças, geralmente apresentam-se sob a forma de suspensões adocicadas (xaropes), frequentemente com sacarose, para serem facilmente aceitas pelo paciente. Além da presença do açúcar, muitos medicamentos também apresentam alta acidez, favorecendo a perda da porção mineral da estrutura dentária. Mas será que xarope causa cárie?

Porém, pais de crianças enfermas geralmente são menos rigorosos com a higiene bucal de seus filhos, pois a criança já esta sofrendo com a doença e com as diversas horas de tomar a medicação, que muitas vezes ocorre de madrugada, e acabam liberando a criança desta tarefa de levantar da cama para ir escovar os dentes.

xarope causa carie

Os xaropes causam algum dano aos dentes?

Crianças com infecções crônicas, e que necessitam ingerir frequentemente antibiótico sob a forma de xarope, devem ter um bom controle de higiene bucal, pois correm o risco de desenvolver a doença cárie por causa do veículo do antibiótico, que é açucarado e/ou ácido.

Isso ocorre porque o medicamento, administrado de 6-6 horas ou de 8-8 horas, às vezes no período da madrugada, combinado com o déficit na higienização bucal pode aumentar o risco de desenvolver a doença cárie.

Portanto, o xarope em si não causa a cárie, mas quando combinado à má higiene bucal, pode aumentar o risco de desenvolver a doença.

Existe alguma maneira de diminuir o risco de cárie quando administrar um xarope?

Sempre realizar a higiene bucal após cada dose da medicação. No caso de bebês, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada. No caso de medicamentos ácidos, o ideal seria que eles fossem dados à criança após uma higiene bucal bem feita, pois as bactérias que causam a cárie dentária e a inflamação gengival estão na placa bacteriana, que acumula ao redor dos dentes quando estes não são limpos, e após a medicação, oferecer à criança um copo com água para que a acidez diminua um pouco.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.