Ícone do site Almanaque dos Pais

10 mitos sobre a fertilidade

Quando se trata de conseguir engravidar rápido, todo mundo ouviu falar de alguma receita “infalível”, por isso fizemos uma seleção de 10 mitos sobre a fertilidade que continuam sendo divulgados como verdades por muita gente. Por exemplo, é um comum o mito de que colocar as pernas para cima vai ajudar os espermatozoides chegarem a seu destino. Com relação às posturas, você pode ter certeza que as mulheres que engravidaram assim, também teriam engravidado sem terem ficado nessa posição.

1. Se minha menstruação é regulada, então ovulo

Mito: Apesar de ser um bom sinal ter uma menstruação regulada, a ovulação não está garantida. Ao redor de 35% das mulheres em algum momento da sua vida apresentam anovulação, ou seja, ciclos menstruais sem ovulação.

 

2. Sem proteção, engravidar é fácil

Mito: Mesmo pessoas jovens e férteis tem chances relativamente baixas de engravidar a cada ciclo, estando em torno a 25%. Aos 30 as mulheres reduziram estas chances para aproximadamente 20% e após os 35 já estão em 15%. Portanto, não estranhe se sua gravidez não chegar nos primeiros meses. Tente engravidar durante um ano e, se durante este período não conseguir, será o momento de procurar um especialista em reprodução humana.

 

3. Pessoas saudáveis serão férteis por mais tempo

Mito: Obviamente que uma pessoa saudável estará garantindo que a perda natural da fertilidade não seja acelerada, como acontece com os fumantes e obesos. Porém a queda normal da fertilidade da mulher começa a acelerar a partir dos 35 e, mesmo com uma dieta saudável e exercícios, a fertilidade irá diminuir no seu ritmo natural programado.

 

4. Se já teve filhos é porque é fértil

Mito: A fertilidade não é um estado permanente. É possível ser fértil até um momento e, pelo desenvolvimento de uma patologia, hábitos ou pelo simples avanço da idade, engravidar novamente não seja possível sem tratamento.

 

5. A ovulação ocorre todo mês no mesmo dia

Mito: Mesmo que tenham ciclos menstruais regulares, as mulheres não ovulam sempre no mesmo dia. Podemos determinar um período em que provavelmente a ovulação vai ocorrer, mas o dia exato pode variar.

 

6. O peso não influencia na capacidade de engravidar

Mito: O peso realmente está ligado à fertilidade, por exemplo, estar muito abaixo do peso pode ser uma dificuldade adicional e também a obesidade, já que ela pode interferir no sistema hormonal, além disso, os riscos da gravidez com obesidade são grandes tanto para a mãe quanto para o bebê.

 

7. Com orgasmo a mulher vai engravidar mais fácil

Mito: Apesar de que o orgasmo sempre será bem-vindo, ele não vai ajudar a engravidar rápido.

 

8. Não preciso mudar meus hábitos se estou tentando engravidar

Mito: Como mínimo é preciso analisar os hábitos para concordar com esta afirmação. Da mesma forma que não é seguro andar de carro sem o cinto de segurança, não é seguro consumir álcool e outras drogas durante as tentativas de gravidez. Caso tome medicamentos de uso contínuo, também é preciso consultar seu médico sobre a possível influência e compatibilidade deste medicamento com a gravidez.

 

9. Anticoncepcional causa infertilidade

Mito: Mulheres que tomaram anticoncepcional por vários anos costumam ter esta preocupação. Não há evidências que o anticoncepcional cause infertilidade, porém a pílula pode encobrir problemas hormonais que pela regularidade do ciclo proporcionado pela própria pílula, passaram despercebidos. Quando deixar o uso de anticoncepcionais coincide com a idade superior a 35 anos, pode ser que o caso seja a perda natural da fertilidade que esteja afetando as chances de gravidez.

 

10. Lubrificantes íntimos facilitam o caminho do espermatozoide

Mito: Muito pelo contrário, grande parte dos lubrificantes íntimos dificulta a mobilidade dos espermatozoides e pode ser uma dificuldade extra para que eles cheguem ao seu destino.

Fontes de referência:
Silvana Chedid, Infertilidade, 2008
Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva (ASRM)
Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI)
Organização Mundial da Saúde (OMS)

Sair da versão mobile