Ícone do site Almanaque dos Pais

Aborto afeta a fertilidade?

O aborto que acontece naturalmente é mais comum do que muita gente imagina, pois ocorre em cerca de 20% das gestações reconhecidas. O aborto não afeta a fertilidade, no entanto quando se repete mais vezes, pode existir um problema de fertilidade que precisa ser investigado e tratado adequadamente.

A fertilidade não é apenas conseguir engravidar, ela também consiste em conseguir levar a gravidez até o nascimento do bebê. Após um aborto, entre 80 e 90% das mulheres terão uma gravidez normal, enquanto o risco de apresentar três abortos será de 1%.

Por que ocorre o aborto?

Existem diversas possíveis causas para o aborto, e também causas que a ciência ainda não conseguiu identificar. Grande parte dos abortos tem relação com alterações genéticas que inviabilizariam o nascimento de um bebê saudável. As principais causas são:

– Alterações genéticas

– Disfunções endócrinas

– Infecções

– Reações autoimunes

– Alterações anatômicas na cavidade uterina

Quando o aborto acontece mais de três vezes é preciso analisar em detalhe a situação que é denominada aborto de repetição ou perda gestacional recorrente.

Cada causa de aborto exige um tratamento específico, sendo que quando a causa não foi identificada e há uma suspeita de causa genética, por exemplo, a realização do diagnóstico genético de embrião aumenta as chances de conseguir a gravidez. Através da coleta de algumas células para análise, são identificados os embriões com alterações cromossômicas que podem desenvolver doenças graves ou impedir que o feto evolua durante a gestação. Com os resultados do teste genético, é possível transferir ao útero materno o embrião com melhores possibilidades de nascer com saúde.

Riscos de aborto conforme idade

Quando a paciente tem idade superior a 35 anos, o diagnóstico de aborto de repetição é dado a partir do segundo episódio de perda gestacional, pois a idade é um fator de risco. Veja as estimativas de risco de aborto da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva (ASRM):

 

Investigação após aborto

Em casos de abortamento onde existem complicações como, por exemplo, a não expulsão espontânea do feto, é necessário o procedimento de curetagem. Após curetagem, analisar o material coletado pode dar respostas sobre o motivo do aborto. Independente de fazer curetagem, o especialista pode solicitar outros exames para investigar as causas da perda gestacional após o aborto.

Cada possível causa de aborto citada anteriormente deve ser investigada para evitar a repetição da perda, que causa muita dor psicológica, e também ajudar a mulher a lidar com sentimentos que surgem, como a tristeza e sentimento de culpa.

Sair da versão mobile