Ícone do site Almanaque dos Pais

Amigas desde a infância de nossos filhos

Existem amizades de todas as formas e épocas, mas hoje quero falar de um novo tipo que eu só descobri com a maternidade, as amigas desde a infância de nossos filhos, uma turma que conheci por conta das amizades de meu filho na escola.

Fui uma das primeiras, da turma que eu costumava sair em São Paulo, a ter filho, e olha que só fui engravidar com 30 anos de idade! Quem tem filhos sabe que a rotina muda, não dá mais para acompanhar os jantares, almoços em restaurantes e encontros, especialmente quando não há uma babá para ficar com a criança em casa enquanto os pais se divertem com os amigos.

Assim que o Lucas, nosso primogênito, nasceu, começamos a agradecer e não mais comparecer aos encontros noturnos ou barulhentos. Com o tempo o pessoal foi diminuindo os convites, afinal já havia quase 1 ano que nossa presença era rara, eu estava grávida novamente e continuávamos sendo o único casal com filhos naquela turma.

Quando o Lucas entrou no G3 começamos a receber muitos convites de aniversário infantil dos amiguinhos da escola, a ocasião perfeita para as crianças se divertirem e para nós conhecermos as famílias dos colegas que o Lucas tanto falava. A presença de recreadores nos rendia algum tempo sentados com outros pais e mães que passavam pela mesma situação: vida social reduzida por conta das crianças.

Uma das mães resolveu abrir um grupo no WhatsApp somente com as mães da turminha do meu filho. O grupo começou com mensagens mais formais, com aquelas frases padrão de “bom dia”, “tem que mandar lanche hoje?”, mas para nossa surpresa em uma sexta a noite a mulherada resolveu papear de verdade, foi nosso primeiro Happy Hour virtual, com muitas risadas e confissões. Depois disso marcamos piquenique no parque, churrasco e, claro, presença garantida em todas as festas da turminha.

Happy Hour só das mamães!

Esse grupo de mães completou 1 ano há poucos meses e a amizade e carinho só aumentou, com direito a Happy Hour de verdade só com as mulheres – negociamos vale night com os maridos que ficam de babá das crianças enquanto papeamos em alguma casa, bar ou restaurante de nosso bairro. Os maridos também se tornaram amigos e as festas infantis viraram nossa melhor desculpa para nos encontrarmos e papearmos.

Mais um de nossos encontros, este foi na casa da Simone.

No próximo ano nossos filhos não estarão mais na mesma turma, a maioria das crianças vão para outras escolas, mas isso não nos preocupa, nós continuaremos a nos encontrar, afinal somos amigas desde a infância, certo?

Me dei conta há pouco tempo que ter filhos é também ter mais turmas de amigos, novos compromissos e mil outras formas de socializar.

Mamães do G3 Laranja 2014, obrigada pela amizade e apoio incondicional. Hoje meu beijo é para vocês.

Sair da versão mobile