Ícone do site Almanaque dos Pais

Beta hCG | O exame Beta hCG quantitativo, qualitativo e a betaespera

O que é Beta hCG?

É um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, cuja forma abreviada é beta-hCG ou BhCG. Este hormônio é produzido pelo embrião e chega ao sangue da mãe através da placenta. A presença do BhCG é primeiro sinal enviado pelo embrião que pode ser medido para comprovar a gravidez. O teste para detectar o Beta hCG pode ser realizado por meio da urina ou sangue da mulher.

Qual valor de Beta hCG confirma a gravidez?

Depende do momento de sua realização. Quando a gravidez é fruto de um tratamento de reprodução humana e sabemos a data exata de transferência do embrião ao útero materno, um valor a partir de 25 mUI/ml indica positivo em gravidez em aproximadamente 13 dias. Valores muito elevados podem indicar uma gestação de gêmeos.

Nas primeiras semanas de gestação, os níveis de BhCG dobram a cada 2 ou 3 dias. Se nos primeiros 30 dias de gravidez o ritmo de elevação do hormônio for baixo, é possível que haja algo de errado na gestação, algo que deve ser acompanhado pelo médico.

Quais as diferenças entre o teste BhCG qualitativo e quantitativo?

O BhCG qualitativo não fornece valores, apenas diz se há ou não gonadotrofina coriônica humana em valores relevantes circulando no sangue na mãe. Esta forma é geralmente usada nos testes de gravidez de farmácia que usam a urina como fonte para pesquisa, que apenas indicam se o resultado é positivo ou negativo.

Falso negativo: Normalmente acontece quando o teste é feito de forma precoce e ainda não foi possível detectar a presença do hormônio no corpo.

Falso positivo: Uma possível causa é a morte fetal logo após implantação do embrião no útero. Abortos que ocorrem de forma muito precoce podem passar despercebidos, pois o embrião ainda é microscópico.

Você está em betaespera?

Um termo utilizado normalmente para pacientes em tratamento de fertilidade é a Betaespera, que é o período entre a inseminação artificial ou a transferência de embriões em tratamentos de fertilização in Vitro e o resultado do teste de gravidez.

A Betaespera pode durar entre 10 e 14 dias e costuma ser o momento de máxima ansiedade para o casal, já que é a reta final do tratamento onde a única coisa que resta é saber se conseguiram a tão sonhada e desejada gravidez.

Para viver a betaespera da melhor forma possível as recomendações são, em primeiro lugar, manter o apoio mútuo do casal; é importante colocar-se um no lugar do outro porque cada pessoa vive a ansiedade de uma forma, mas todas precisam de compreensão nestes momentos. Com relação ao ritmo de vida, pode ser normal sem exageros e de preferência evitando estimulantes como o café, já que a prioridade é manter a calma.

Sair da versão mobile