Ícone do site Almanaque dos Pais

Caiu e o dentinho entrou na gengiva? Saiba sobre a intrusão de dentes decíduos

Caiu e o dentinho entrou na gengiva? Saiba sobre a intrusão de dentes decíduos

Reprodução: http://mispediatrasenlared.blogspot.com.br/

Que crianças caem o tempo todo não é novidade, com direito a choro dos pequenos e desespero dos pais que muitas vezes não sabem o que fazer.

As lesões traumáticas devem ser consideradas sempre como uma emergência e tratadas imediatamente para diminuir a dor e melhorar o prognóstico.

Em primeiro lugar, vamos lembrar de manter a calma e limpar o lugar, pois a boca é ricamente vascularizada e qualquer queda pode resultar em muito sangue no local da batida. Um copo de água gelada ou cubinhos de gelo enrolados em um pano limpo podem ajudar a diminuir a dor e o sangramento, e você poderá identificar a extensão da lesão.

No caso da luxação intrusiva ou intrusão, o dentinho se desloca para dentro do osso alveolar (em direção a gengiva) e pode ser observada desde uma discreta alteração de posição até a completa ausência do dente na cavidade bucal.

Se isso acontecer com seu filho, mantenha a calma e procure um dentista imediatamente para que ele possa realizar o exame clínico e radiográfico com a finalidade de avaliar a extensão da intrusão e as áreas e dentes afetados pelo trauma, pois a grande preocupação são os dentes permanentes que estão se formando logo acima da raiz dos decíduos.

Tratamento imediato:

– Dente decíduo intruído contra o permanente ou COM ruptura óssea em direção ao lábio com exposição da raiz: radiografia + extração do dente.

– Dente decíduo intruído contra o permanente SEM ruptura óssea ou exposição da raiz: raio X + acompanhamento da reerupção + medicação.

Tratamento tardio:

– Dente decíduo intruído contra o permanente ou COM ruptura óssea com exposição da raiz por vestibular: radiografia + extração do dente.

– Dente decíduo intruído contra o permanente SEM ruptura óssea ou exposição da raiz: radiografia + acompanhamento da reerupção + medicação (se necessário).

Em casa, evite deixar o seu filho morder alimentos duros ou brinquedos com o dente, suspenda o uso de mamadeira e/ou chupeta e higienize bem a região.

Cada caso é um caso e deve ser tratado como tal, sendo ACOMPANHADO A LONGO PRAZO COM EXAMES CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS, pois pode ocorrer sequela pós trauma, como por exemplo:

– Alteração de cor = o dente pode escurecer.

– Morte pulpar = quando o dentinho morre e precisa de tratamento de canal.

– Anquilose = após reposicionar, o dentinho pode “unir-se” ao osso.

– Reabsorver mais rápido a raiz e ficar “molinho”.

– Dente permanente = dependendo do estágio de formação, ele poderá sofrer alteração na sua forma, cor e até mesmo na sua estrutura.

Normalmente o dentinho intruído “nasce” (reerupciona) novamente em até 6 meses após o trauma, mas alguns casos precisam de tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente.

Sair da versão mobile