Ícone do site Almanaque dos Pais

Cárie de mamadeira ou cárie rampante

Após o nascimento dos dentes de leite, a criança já está suscetível a desenvolver a doença cárie, mas o que muitos pais não sabem é que quando esta doença ocorre e notamos a sua presença, ela já está em um estado avançado, pois a estrutura dura (mineral) do dente de leite é muito fina, e logo abaixo dela existe a polpa do dente onde encontramos nervos e vasos sanguíneos.

A cárie de mamadeira ou cárie rampante é uma cárie aguda, agressiva, de evolução rápida e com grande sensibilidade (dor) podendo causar a destruição dos dentes de leite em curto período de tempo. É a forma mais comum de cárie até os 3 anos de idade. Quando em estado avançado, prejudica a alimentação, a fonética (a criança que está aprendendo a falar vai apresentar dificuldade ao pronunciar os sons que dependem dos dentes da frente), a estética e autoestima da criança.

Se esta doença levar à perda precoce dos dentes de leite, o problema se agrava, pois são estes dentes que ajudam no posicionamento dos dentes permanentes.

Qual a causa da cárie de mamadeira?

Sua causa está relacionada à ingestão frequente e por longos períodos de líquidos açucarados, principalmente durante a noite, como fórmulas, suco de frutas e de soja, achocolatados, água de coco e até mesmo o leite materno.

Outras causas são ingestão de sucos ácidos (laranja e limão), refrigerantes, chupeta com mel ou açúcar para acalmar ou adormecer.

Durante o sono, ainda temos uma diminuição do fluxo salivar, que associado à má higiene bucal, fazem com que a cárie se desenvolva, pois após a ingestão destes líquidos, permanece um resíduo na boca da criança que se não for removido, acumula na superfície do dente e serve se “alimento” para as bactérias causadoras da cárie.

Como identificar a cárie de mamadeira?

O primeiro sinal são manchas esbranquiçadas e difíceis de detectar, próximo a gengiva, primeiramente dos dentes superiores anteriores, e depois dos posteriores.

Foto: www.floridahealth.gov

Posteriormente essas manchas cavitam e passam a ter coloração acastanhada.

Sua progressão é rápida.

Quais os sintomas da cárie de mamadeira?

Na primeira fase, a criança não apresenta sintomas, mas se não tratar rapidamente, vai apresentar dor de dente, e por não saber explicar aos pais, que geralmente não tiveram a orientação de um profissional, a doença pode passar despercebida.

Em alguns casos, a criança apresenta cavidades extensas, sendo necessário o tratamento de canal, e até mesmo perda precoce dos dentes.

Qual o melhor tratamento?

A mancha branca é um sinal reversível e pode ser tratada com aplicações tópicas de flúor e eliminação das causas da doença.

Quando este procedimento não é o suficiente ou a lesão está em estado avançado, o tratamento é mais complexo e envolve desde a remoção da cárie e restauração (obturação) da cavidade, tratamento de canal e até a retirada (extração) precoce do dente de leite.

Como prevenir a cárie de mamadeira?

Prevenir é sempre o melhor remédio, e para evitar este tipo de cárie devemos conscientizar os pais de que é necessário higienizar a boca dos baixinhos após cada mamada, com uma gaze macia e água limpa, dedeiras de borracha ou se possível escovando os dentes, os cremes dentais podem ser usados, mas sempre SEM FLÚOR.

Evitar dar mamadeira para a criança dormir, principalmente com açúcar, pois a higienização após a mamada será precária ou não existirá.

Uma opção saudável é dar mamadeira com água, pois esta ajudará a criança a relaxar e a hidratar, sem prejudicar a saúde bucal durante o sono.

Procure um dentista para te aconselhar e tratar de quem mais precisa de você.

Sair da versão mobile