Ícone do site Almanaque dos Pais

Chá de bebê – brincadeira tradicional e sugestões de castigos, prendas ou micos

barriga meninaA brincadeira tradicional do chá de bebê é a de adivinhação. A gestante precisa adivinhar qual o presente que ganhou apalpando a embalagem e também adivinhar quem deu. Os presentes podem estar embrulhados com vários jornais, dentro de caixas, entre outros artifícios que deixarão a brincadeira ainda desafiadora e mais divertida.

Nesta modalidade o pai também pode ajudar, e quando o papai ou mamãe erram eles precisam pagar um castigo ou prenda.

Você também pode gostar:
Chá de bebê – como organizar em 10 etapas
Chá de bebê – lista de presentes
Chá de bebê – 7 sugestões de brincadeiras diferentes

A brincadeira tradicional de chá de bebê funciona assim:

Convidados:

Os convidados devem ser orientados, de preferência já no convite, que o presente deverá ser embrulhado para a brincadeira de adivinhação. Vale colocar jornal para ficar maior, pedrinhas para ficar mais pesado (sem exageros), isopor, caixa de sapato, embrulho barulhento, enfim, quanto mais difícil de identificar melhor.

A mamãe e o papai

A gestante ficará sentada em uma cadeira onde todos os convidados possam vê-la. O papai deverá ficar ao lado dela.

Primeira etapa

A mamãe ou o papai poderão ser vendados ou não. Ela deverá receber em suas mãos o presente bem embrulhado e tentará, com ou sem a ajuda do papai, adivinhar o que é o presente. Se os papais adivinharem nada acontece, porém se errarem terão que pagar uma prenda ou castigo (abaixo algumas sugestões).

Segunda etapa

Após a adivinhação do presente os papais poderão abrir a embalagem para conferir o presente e, na sequência adivinhar quem deu o presente. Existem três formas para adivinhar quem presenteou:
Opção 1: pela embalagem e presente os papais terão 3 chances para acertar quem deu o presente (o número de chances pode ser maior ou menor de acordo com o número de convidados);
Opção 2: após abrir o presente os papais terão 1 ou 2 chances para adivinhar quem presenteou. Se acertarem o convidado é quem pagará a prenda. Neste caso geralmente só há uma chance, assim os convidados se empenharão para disfarçar.
Opção 3: os papais são vendados e quem presentou o casal deverá ficar na frente de um deles e dar uma parte do corpo para eles tocarem a adivinharem quem é. As partes que podem ser tocadas são: rosto, cabelo, braço e mão, perna ou pé. Outra alternativa é pedir para que a pessoa que presenteou fale uma ou duas palavras, neste caso ela não poderá ser tocada.

O que importa, na verdade, é que o chá de bebê seja um momento agradável e divertido para todos os convidados, mesmo que eles também tenham que pagar prendas. E como a diversão é quem rege o ritmo das brincadeiras, quem estiver organizando deverá observar se algum tipo de brincadeira poderá deixar um convidado mais tímido constrangido e propor outras opções, garantindo um clima leve e muito gostoso para todos os envolvidos.

Dica para os castigos, prendas ou micos para chá de bebê:

Quando os castigos ou prendas também envolvem os convidados, evite pinturas ou combine antes para que ninguém fique desconfortável.

  • camiseta tamanho família (a mamãe veste uma camiseta branca bem grande, onde todos os convidados escreverão mensagens de carinho para a chegada do bebê. A camiseta será guardada pela mamãe como recordação deste dia);
  • pintura na barriga, rosto, braços e pernas (use somente produtos antialérgicos e que sejam facilmente removidos com água, evite usar cosméticos dos convidados que podem causar alguma reação alérgica na pele sensível da mamãe);
  • acessórios engraçados (tiara, faixa de miss, óculos, chapéu, roupa para vestir por cima, pantufa, chupetona, mamadeira gigante…);
  • dançar músicas com coreografia: Pintinho amarelinho (Galinha Pintadinha), Não se reprima(Menudos); Macarena, entre outras;
  • dançar músicas “da moda”: axé, funk…;
  • cantar canção de ninar ou música infantil;
  • contar piada;
  • desfilar;
  • recitar poema;
  • imitar personagens (de desenho, novela ou filme);
  • imitar bebê.

Se o convidado não quiser pagar a prenda ele poderá, por exemplo, sentar em uma bexiga para estourá-la. Se você não quiser que essa pessoa se sinta exposta devido à timidez, separe uns docinhos para presentear os que não quiseram participar, assim eles não se sentirão por fora da brincadeira, afinal o que importa é a diversão!

Após terminarem as brincadeiras distribua docinhos para todos!

Desejamos que o chá de bebê seja um sucesso!

Leia também:

Chá de bebê – como organizar em 10 etapas
Chá de bebê – lista de presentes
Chá de bebê – 7 sugestões de brincadeiras diferentes
Enxoval de bebê – lista de itens


Conteúdo atualizado em 13/01/2017

Sair da versão mobile