Ícone do site Almanaque dos Pais

Como descubro quem é o pai do meu filho?

Como descubro quem é o pai do meu filho?

A dúvida sobre a paternidade do bebê é muito mais comum do que você pode imaginar e muitas mulheres estão, neste momento, na mesma situação que você. Não sinta vergonha ou deixe que comentários maldosos afetem sua vida, afinal há uma nova vida sendo gerada e que precisa de uma mamãe forte e guerreira para educá-la, amá-la e criá-la.

Foto: Reprodução www.dred.com

Descobrir quem é o pai é importante não só para você, mas também para seu filho, já que a figura paterna também é importante para a criança.

A boa notícia é que existem algumas formas diferentes de descobrir quem é o pai e vou falar a vantagem e desvantagens de cada uma delas para você.

Como descubro quem é o pai do meu filho?

Descobrir quem é o pai através da data da Relação Sexual

Para saber quem é o pai através da data da relação sexual, alguns fatores precisam ser levados em consideração, e o principal deles é:

 

Se o intervalo entre as relações for menor do que 10 dias, a única forma segura de descobrir quem é o pai, é através do exame de DNA.

Se o intervalo for maior do que 10 dias, você pode utilizar nossa calculadora da concepção ou a calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação, ou seja, o dia em que o óvulo foi fecundado.

 

Descobrir quem é o pai através do Tipo Sanguíneo:

Para utilizar esse método é preciso que o tipo sanguíneo dos prováveis pais sejam diferentes e, com um pouco de sorte, você pode calcular se a combinação é possível.

Antes do nascimento:
É possível e não traz risco para o bebê já que é necessário apenas a coleta do sangue da mãe para realizar a análise. Porém é um exame de alto custo e que não é coberto por convênios.

Após o nascimento:
Após o nascimento a própria maternidade informa para a mãe do bebê qual é o tipo sanguíneo dela e da criança. Através desta informação, com um pouco de sorte e considerando que os possíveis pais tenham tipo sanguíneo diferentes, é possível analisar quem é o pais.

Segue abaixo uma tabela de variações possíveis:

Leia também: Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Descobrir quem é o pai através do Exame de DNA:

Este método é o único 100% seguro. Através da análise do sangue do bebê e dos possíveis pais, é possível afirmar quem é o pai com total segurança.

Além de alto custo, também é necessário a colaboração de pelo menos um dos pais. Também é possível contratar um advogado ou entrar em contato com a Defensoria Pública de seu estado para entrar com uma ação judicial para solicitar o teste de DNA gratuito, porém pode levar muitos anos para a conclusão da ação.

O teste de DNA para descobrir a paternidade pode ser realizado antes do nascimento coletando o sangue da mãe e pelo menos de um possível pai, ou após o nascimento coletando o sangue do bebê ao invés do da mãe.

Você também vai gostar de ler:

É normal ter corrimento na gravidez?
A gravidez tem seus lados difíceis
Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez
Sexo durante a gravidez

Sair da versão mobile