Como descubro quem é o pai do meu filho?
A dúvida sobre a paternidade do bebê é muito mais comum do que você pode imaginar e muitas mulheres estão, neste momento, na mesma situação que você. Não sinta vergonha ou deixe que comentários maldosos afetem sua vida, afinal há uma nova vida sendo gerada e que precisa de uma mamãe forte e guerreira para educá-la, amá-la e criá-la.
Foto: Reprodução www.dred.com
Descobrir quem é o pai é importante não só para você, mas também para seu filho, já que a figura paterna também é importante para a criança.
A boa notícia é que existem algumas formas diferentes de descobrir quem é o pai e vou falar a vantagem e desvantagens de cada uma delas para você.
Como descubro quem é o pai do meu filho?
Descobrir quem é o pai através da data da Relação Sexual
Para saber quem é o pai através da data da relação sexual, alguns fatores precisam ser levados em consideração, e o principal deles é:
- Intervalo entre as relações sexuais maior do que 10 dias
Se o intervalo entre as relações for menor do que 10 dias, a única forma segura de descobrir quem é o pai, é através do exame de DNA.
Se o intervalo for maior do que 10 dias, você pode utilizar nossa calculadora da concepção ou a calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação, ou seja, o dia em que o óvulo foi fecundado.
- O resultado da calculadora não é 100% seguro, já que mesmo mulheres com ciclo menstrual regular podem ovular alguns dias antes ou depois da data informada.
- Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher – em média 3 a 5 dias – ou seja, nem sempre a data da ovulação é a mesma data da relação sexual, que pode ter acontecido dias antes.
Descobrir quem é o pai através do Tipo Sanguíneo:
Para utilizar esse método é preciso que o tipo sanguíneo dos prováveis pais sejam diferentes e, com um pouco de sorte, você pode calcular se a combinação é possível.
Antes do nascimento:
É possível e não traz risco para o bebê já que é necessário apenas a coleta do sangue da mãe para realizar a análise. Porém é um exame de alto custo e que não é coberto por convênios.
Após o nascimento:
Após o nascimento a própria maternidade informa para a mãe do bebê qual é o tipo sanguíneo dela e da criança. Através desta informação, com um pouco de sorte e considerando que os possíveis pais tenham tipo sanguíneo diferentes, é possível analisar quem é o pais.
Segue abaixo uma tabela de variações possíveis:
Leia também: Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos
Descobrir quem é o pai através do Exame de DNA:
Este método é o único 100% seguro. Através da análise do sangue do bebê e dos possíveis pais, é possível afirmar quem é o pai com total segurança.
Além de alto custo, também é necessário a colaboração de pelo menos um dos pais. Também é possível contratar um advogado ou entrar em contato com a Defensoria Pública de seu estado para entrar com uma ação judicial para solicitar o teste de DNA gratuito, porém pode levar muitos anos para a conclusão da ação.
O teste de DNA para descobrir a paternidade pode ser realizado antes do nascimento coletando o sangue da mãe e pelo menos de um possível pai, ou após o nascimento coletando o sangue do bebê ao invés do da mãe.
Você também vai gostar de ler:
É normal ter corrimento na gravidez?
A gravidez tem seus lados difíceis
Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez
Sexo durante a gravidez
Quero saber se o filho é dele ou não
Olá , preciso de ajuda , minha amiga teve relação com dois em um mês , dia 17 e o outro dia 27 de maio ,quando Ela ficou sabendo já fazia um mês e uma semana dia 28 de junho , a ultima mestruacao dela começou no início do mês mais ou menos dia 3 , E ela ganhou agora dia 09 de fevereiro , e ela quer tirar a dúvida de quem é realmente , me ajudeee
Tive uma relação desprotegida no dia 24/06 e tomei pílula do dia seguinte, no dia 30/06 como eu estava esperando a minha menstruação veio por 5 dias, como sempre acontece.
No dia 06/07, 13/07 e 16/07 tive novamente relações sexuais desprotegida e tomei pilula do dia seguinte novamente no dia 13/07…
Estou grávida de 10 semanas conforme o ultrassom que fiz na 6a semana.
Será que é possível ter engravidado no dia 24/06?
Qual a probabilidade disso?
Minha DPP é dia 07/04/18
E meu ciclo é de 30 dias
Me ajudem!!!
Com certeza engravidou entre os dias seguintes da relação a teve no dia 24. Pois vc tomou a pílula 6 dias depois… Fora que não se toma pílula do dia seguinte 6 dias depois é sim no dia seguinte ou em até 3 dias. Novamente vc foi lá e fez sem proteção e tomou novamente a pílula. Isso mexeu com td seu ciclo menstrual, ou seja, vc já estava grávida mesmo usando a pílula que perde sua eficácia se tomada fora do tempo e mais de 1 vez em menos de 1 mês…
Gente. Me ajuda. Não me julguem por favor. Dia 1 de julho de 2017 minha menstruação veio. Tive relação dia 14 e dia 22 de julho, mas não foi com a mesma pessoa e não me previni, mas dia 1 de agosto minha menstruação não veio. Estou com 12 dias de atraso. Ainda não fiz o teste por medo de estar grávida. Caso se eu tiver grávida será de quem?
Stephanie, depende do seu ciclo menstrual.
Geralmente, o dia mais fértil da mulher é o 14°, o que não é o meu caso, pois meu ciclo é maior do que 28 dias.
Então, na minha leiga opinião, a probabilidade de ser o do dia 14/07 é maior.
Com 12 dias de atraso já dá para fazer o exame de farmácia, porém, o mais aconselhado é o laboratorial Beta HCG.
E, confirmada a gravidez, procure um médico para informações mais precisas.
Boa sorte!