Home / Pré-gestação / Tentantes / Implantação do embrião – Sintomas de nidação

Implantação do embrião – Sintomas de nidação

A implantação do embrião provoca algumas reações em nosso corpo, e são os sintomas da nidação que eu vou te contar quais são.

Quando começa a implantação do embrião

A implantação do embrião, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, não acontece logo após a ovulação e fecundação, mas sim cerca de 5 dias após a ovulação.

Isto acontece porque a fecundação acontece nas Trompas de Falópio e, após a fecundação, começa a reprodução celular ao mesmo tempo que em pequenos cílios que existem nas trompas começa a transportar o óvulo até a cavidade uterina.

Esta viagem leva cerca de 5 dias. Somente após o óvulo fecundado chegar à cavidade uterina é que ele começa a se implantar no endométrio (camada que reveste o útero) para iniciar a nidação.

Quando começam os sintomas de nidação?

Os sintomas de nidação só começam com pelo menos 5 dias da ovulação, mas a maioria das mulheres só começa a sentir os primeiros indícios cerca de 3 dias após o início da nidação.

Quais são os sintomas mais comuns da implantação do embrião?

  • Fisgadinhas na barriga: com a implantação, o óvulo começa a penetrar no endométrio, o que pode causar umas pontadinhas na barriga;
  • Cólicas leves: o útero já começa a entender que transformações estão acontecendo por alí, e algumas cólicas leves podem aparecer. Elas não são constantes, ou seja, aparece do nada e desaparece da mesma forma que começou. É facilmente confundida com cólica menstrual, mas bem mais leve;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento ou diminuição da temperatura basal para mais ou menos 1°C;
  • Cerca de 30% das mulheres podem apresentar um discreto sangramento que pode durar de 1 a 3 dias, causado pelo rompimento de algum vasinho durante a implantação do embrião;
  • Olfato mais apurado, podendo sentir aversão à alguns cheiros;
  • Sonolência;
  • Gosto amargo na boca.

Estou sentindo alguns sintomas de nidação, estou grávida?

Apenas pelos sintomas não é possível afirmar se você está grávida ou não, a recomendação é que você aguarde o atraso menstrual e realize um teste de gravidez de farmácia – atente para o tipo de teste já que alguns não são tão sensíveis e podem pedir mais de 10 dias de atraso – ou o exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo.

Por que aguardar o atraso menstrual para realizar um teste de gravidez?

Antes do atraso a concentração do hormônio da gravidez (o HCG) é muito baixa e pode ocorrer um falso negativo, que é quando o teste dá negativo, mas você está grávida.

Aguardando o atraso o resultado será mais confiável.

Assista este conteúdo em vídeo

Você também vai gostar de ver

Teste de Gravidez Caseiro da fervura da Urina, mito ou verdade
Será que é Nidação ou menstruação? Conteúdo em vídeo
Teste de Gravidez caseiro posso confiar?


Sobre Almanaque dos pais

Avatar
Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *