GRAMADO COM CRIANÇAS | Melhores lugares para ir

Vou te contar como foi minha terceira visita à Gramado, na Serra Gaúcha, porém minha primeira vez em Gramado com crianças, meus filhos Lucas de 10 anos e Larissa de 8 anos.

Como foi minha terceira vez, nem preciso dizer que sou apaixonada por esta cidade, mas preciso confessar que esta foi, sem dúvidas, minha melhor experiência.

Onde ficar

O primeiro acerto foi com a hospedagem, que nos encantou desde o check-in até a despedida, 4 dias depois. Fiz um post completo sobre o Hotel Casa da Montanha de tanto que gostamos.

Além da localização privilegiada, na principal rua da cidade e pertinho de muitos pontos turísticos, o Carrossel – na entrada do hotel – encanta hóspedes e turistas que passam por alí.

As acomodações são outro ponto de destaque. Cada quarto possui decoração única, com muito conforto e que trazem aquela sensação incrível de se sentir em casa, mas não uma casa qualquer, uma casa na montanha.

O hotel Casa da Montanha também conta com piscina aquecida, spa, academia, espaço kids, recreação, restaurantes – inclusive o La Caceria aberto para não hóspedes – e todo conforto que você merece.

Mais informações: https://www.casadamontanha.com.br/

 Av. Borges de Medeiros

A principal Rua de Gramado entrou para a lista de lugares que você precisa conhecer. No fim de ano ela recebe uma decoração linda do Natal Luz e que, em 2021, ficará montada até dia 31 de janeiro. Renas, pinheiros, personagens e muita luz deixam a cidade ainda mais charmosa durante o dia e a noite.

 Av. Borges de Medeiros

É nesta avenida que fica a famosa Rua Coberta, com seus restaurantes e quiosques. Vale a pena passear e almoçar ou jantar por lá.

Se você é como a gente, que ama passear a pé para observar e descobrir lugares, se prepara porquê são muitas as opções de lazer, compras, cafés e gastronomia, como a Lugano Chocolates, que tem uma loja linda no número 2784, e o Mundo de Chocolate Lugano, no número 2497 para você se encantar com esculturas de chocolate. Dica: O Ingresso vendido na loja que fica no número 2784 é mais barato do que o ingresso comprado no Mundo de Chocolare Lugano.
Mais informações: https://www.chocolatelugano.com.br/

O Lucas gostou mais do chocolate da loja Loja de Chocolates Caracol, que fica na mesma avenida, número 2605. No fundo da loja tem uma parte de doces, pirulitos e balas, mas o que mais gostamos foram os chocolates mesmo.
Mais informações: https://www.caracolchocolates.com.br/

Igreja São Pedro

Mais um ponto turístico da Av. Borges de Medeiros é a Igreja São Pedro, inaugurada no início da década de 1940.

Revestida de pedras, a Igreja de São Pedro recebe turistas o ano todo. Sua torre tem 45 metros de altura. O altar possui vitrais sacros e podem ser admirados gratuitamente.

Mais informações: http://www.saopedrogramado.com.br/

Andar de Pedalinho no Lago Negro

O Lago Negro é um lago artificial com águas escuras com até 6m de profundidade, rodeado por lindas árvores, flores e um gramado, todos muito bem cuidados.

Para meus filhos este foi o passeio preferido! Começamos com um lanchinho rápido e emendamos com um passeio a pé pelo parque, admirando as hortênsias e os patinhos que nadavam e descansavam pela beirada do lago.

Então alugamos um pedalinho e as crianças amaram. Eles fornecem colete (uso obrigatório) e escolhemos um lindo cisne branco – mas poderia ser um barco pirata. O dia estava lindo e nossa tarde passou voando!

Endereço: R. Vinte e Cinco de Junho – Tres Pinheiros, Gramado – RS, 95670-000

Olivas de Gramado

Separe um dia todo para conhecer Olivas de Gramado. Recebemos esta dica do Papai Noel que estava lá no Hotel Casa da Montanha e foi um belo presente.

Olivas de Gramado

Além de um belo restaurante, você também pode degustar azeites, fazer algumas trilhas para encontrar um visual de tirar o fôlego, e conhecer a mini fazenda, com pequenos animais que interagem com os visitantes.

Pertinho da Mini Fazenda encontramos a cada do Hobbit
Flores, mini cavalos, e muito charme na mini fazenda
Visual de uma das trilhas. Estava mais de 30 graus e o guarda-chuva foi acessório indispensável para nós e para as crianças.

Mais informações: https://www.olivasdegramado.com.br/

Mundo a Vapor

Quer aprender como se faz telhas, como é produzida a energia que movimenta trens, acende luzes e fazem máquinas funcionares? No Mundo a Vapor você aprende tudo isso com máquinas em miniatura. Lucas adorou e prestava atenção em cada explicação, enquanto a Larissa estava ansiosa pelo passeio na pequena e graciosa Maria Fumaça.

Entrada do Mundo a Vapor

Mais informações: https://www.mundoavapor.com.br/

 

Mini Mundo

O Mini Mundo é um parque ao ao livre com miniaturas e réplicas fiéis de prédios de todos os lugares do mundo e que são 24 vezes menor do que a realidade. Além de admirar cada detalhe das construções, a diversão também está em procurar personagens e celebridades entre os mini-habitantes, inclusive o limpador de chaminés, já famoso no Mini Mundo.

Ao entrar pegue o jornalzinho do Mini Mundo, uma publicação divertida e que instiga nossa curiosidade para procurar algumas cenas icônicas e alguns personagens que estão aprontando pelo parque.

Mais informações: www.minimundo.com.br

Minhas considerações

Além das que listamos, existem muitas outras opções de lazer e lugares para se conhecer em Gramado. Nossa estada aconteceu entre os dias 6 e 11 janeiro de 2021, em que muitas restrições por conta da pandemia estavam em vigência, então priorizamos locais ao ar livre e que estivessem praticando todas as medidas de segurança.

Alguns passeios resolvemos deixar para uma próxima viagem, assim como aventuras gastronômicas – até porquê a gastronomia do Hotel Casa da Montanha é tão boa que não precisávamos sair de lá para comermos bem. 

Sim, é possível fazer uma viagem incrível para Gramado, mesmo com as restrições por conta da pandemia, mas minha dica é que você priorize a hospedagem, para que o próprio hotel faça parte desta experiência e ficar por lá já deixe você se sentir de férias, ao mesmo tempo seguro.

 

 

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Parque da Mônica, um passeio imperdível o ano todo!

Não é segredo para ninguém que eu sou fã da minha xará e de toda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *