Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Dicionário da Gravidez – significado dos principais termos, exames e abreviações

Dicionário da Gravidez – significado dos principais termos, exames e abreviações

Ao descobrir que está grávida, em poucas semanas uma série de termos, palavras e siglas começam a fazer parte de seu vocabulário, tanto na hora de pensar no enxoval do bebê, quanto exames, desenvolvimento e até parto. Mas afinal, o que significam todas essas coisas? Vamos lhe ajudar a descobrir o significado com o nosso dicionário da gravidez.

dicionário da gravidez

Não encontrou o termo que procura? Escreva nos comentários para que possamos lhe ajudar e incrementar nosso dicionário.

Dicionário da Gravidez

[notification type=”notification_mark” ]Letra A[/notification]

 

Amniocentese

Exame diagnóstico capaz de identificar doenças genéticas e infecções. Uma amostra do líquido amniótico é colhida de dentro do útero e, então, examinada em laboratório.

Apgar

Exame realizado no recém-nascido no primeiro, quinto e décimo minuto de vida. Após avaliar respiração, cor da pele, reflexo, batimento cardíaco e tônus muscular, o bebê recebe uma nota, com o máximo de 10, que refere-se à qualidade de suas funções vitais.

Apojadura

É a descida do leite, que acontecesse após a criança mamar o colostro. Geralmente acontece no terceiro dia após o parto.

Aréola

Região circular escura em volta do mamilo. Lembre-se que o bebê deve abocanhar essa região para pega correta da amamentação.

Aspirador nasal

Item não obrigatório para o enxoval do bebê, um aspirador manual de borracha com uma ponta mais fina que ajuda higienizar o nariz do bebê.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra B[/notification]

Baby blues

Uma leve depressão que acomete algumas mamães após o parto, porém bem mais leve do que a Depressão Pós Parto. Em inglês o termo “blue”, além de azul, significa tristeza.

Bebê cefálico

Posição em que o bebê está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto normal ou natural.

Bebê córmico

Posição em que o bebê está em posição transversal no útero.

Bebê pélvico

Posição em que o bebê está sentado no útero.

Beta- hCG

É um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana, cuja forma abreviada é beta-hCG ou BhCG. Este hormônio é produzido pelo embrião e chega ao sangue da mãe através da placenta. A presença do BhCG é primeiro sinal enviado pelo embrião que pode ser medido para comprovar a gravidez. O teste para detectar o Beta hCG pode ser realizado por meio da urina ou sangue da mulher.

Saiba mais: O que é Beta-hCG

Biometria Fetal

Medidas ultra-sonográficas diretas do feto fornecem informações que podem ser utilizadas para a estimativa da idade gestacional. Quando combinadas a informações clínicas apropriadas elas podem ser usadas para a documentação de padrões de crescimento normais ou alterados de órgãos e sistemas fetais, tomando possível a detecção de muitos distúrbios.

Body

Body, um item fundamental no enxoval do bebê, é aquela roupinha que parece um macacão sem pernas. Esse item queridinho das mamães possui uma variedade incrível de estampas e modelos, podendo ser regata, manga curta, comprida, estampas divertidas, de bichinhos, times e até social ou com uma sainha aplicada.

[notification type=”notification_mark” ]Letra C[/notification]

CA

Abreviação de Circunferência Abdominal

CC

Abreviação de Circunferência Cefálica

CCN

Abreviação de Comprimento Cabeça Nádega

CF

Abreviação de Comprimento do Fêmur

Ciclo menstrual

Período em dias que começa a ser contado no primeiro dia da sua menstruação, até o dia anterior à próxima menstruação.

Saiba mais: Como saber de quantos dias é meu ciclo menstrual.

 Colostro

Importante para a proteção do bebê, o colostro é conhecido como o primeiro leite materno. Rico em proteínas, anticorpos e sais minerais, começa a ser produzido durante a gestação.

Concha de amamentação

Objeto utilizado por baixo do sutiã que auxilia mamães com mamilo invertido (com o bico para dentro) ou mesmo na cicatrização do mamilo rachado devido à amamentação. Possui diversos modelos para cada finalidade: base rígida, base flexível, orifício grande ou pequeno.

Corpo Lúteo

Forma-se com o rompimento do folículo durante a ovulação. Libera hormônios para possibilitar uma gestação. Quando acontece a gravidez, o corpo lúteo continua liberando estrogênio e progesterona até que a placenta esteja formada e assuma esse papel (cerca de 12 semanas), quando não há gravidez ele se degenera em 14 dias.

Coto Umbilical

Após cortar o cordão umbilical após o parto, o coto umbilical é o pedaço que fica preso ao umbigo do bebê. Possui cerca de 3cm e cai em aproximadamente 15 dias após o nascimento.

Cueiro

Muito popular nas décadas passadas, o cueiro é uma manta de flanela utilizada para enrolar o bebê. Atualmente é mais usado para forrar camas ou trocadores para repousar o bebê durante a troca ou sonequinha.

Culote

Conhecido antigamente como mijão, o culote é a calça do bebê, feita de algodão leve e que pode ser usada por baixo de macacões. Possui versão com ou sem pezinho.

[notification type=”notification_mark” ]Letra D[/notification]

DBP

Abreviação de Diâmetro Biparietal. Medida da distância entre os ossos parietais do crânio do feto (ossos que formam os lados da cabeça). Essa medida é uma das medidas importantes para se avaliar o feto dentro da barriga da mãe, com relação à formação e crescimento assim, como a CC (Circunferência Craniana).

DPO

Abreviação de Dia Pós Ovulação.

DPP

Abreviação de Data Provável do Parto ou Depressão Pós Parto.

DUM

Abreviação de Data da Última Menstruação

[notification type=”notification_mark” ]Letra E[/notification]

Embrião

Primeira fase do feto que vai desde a concepção do óvulo até a 8ª semana de gestação. Somente após a 8ª semana o bebê será promovido à feto.

EO

Abreviação de Enfermeira Obstetra

Episiotomia

Pequeno corte no períneo para aumentar o canal vaginal e facilitar a saída do bebê durante o parto normal.

Espermatozoide

São as células reprodutivas masculinas.

Saiba mais: Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

Esterilidade

A esterilidade é a incapacidade de um indivíduo ou de um casal conceber.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra F[/notification]

FIV

Abreviação de Fertilização in Vitro.

Saiba mais: Fertilização in Vitro

Folículo

Bolsa que envolve o óvulo para o seu desenvolvimento na superfície do ovário. Sua ruptura resulta na liberação do óvulo (ovulação).

Fórceps

Um instrumento médico em forma de pinça, com duas hastes alongadas e arredondas que se encaixam na cabeça do bebê. É usado somente em casos de emergência ou sofrimento fetal para auxiliar a retirada do bebê.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra G[/notification]

Gameta

São as células reprodutoras. Os gametas femininos são os óvulos, e os masculinos os espermatozoides.

GO

Abreviação de Ginecologista Obstetra

 [notification type=”notification_mark” ]Letra H[/notification]

Hiperêmese Gravídica

Significa, literalmente, vômito em excesso na gravidez e afeta cerca de 1,5% das gestantes especialmente nos três primeiros meses de gestação.

Saiba mais: Vômito em excesso na gravidez pode ser Hiperêmese Gravídica

Histerossalpingografia

Histerossalpingografia, ou Histerosalpingografia, é um exame de Raio X da cavidade uterina. Este exame é útil para avaliar o estado do colo, do útero e das tubas, diagnosticar aderências e obstruções e mostrar malformações, como o útero bicorno (que possui duas cavidades).

Saiba mais: Histerossalpingografia

 

Hora P

Abreviação de Hora do parto.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra I[/notification]

Icterícia

Causada pelo excesso de bilirrubina no sangue, deixa os olhos e pele do bebê amarelados. Em alguns casos o recém-nascido precisa ser tratado com fototerapia, ou banho de luz.

Infertilidade

A infertilidade é uma doença que impede um casal de levar uma gravidez até o fim com o nascimento de um bebê saudável depois de um ano de relações sexuais frequentes.

Saiba mais: O que é infertilidade

 [notification type=”notification_mark” ]Letra L[/notification]

LA

Abreviação de Líquido Amniótico

LM

Abreviação de Licença Maternidade, ou de Leite Materno.

Saiba mais: Leite materno

 [notification type=”notification_mark” ]Letra M[/notification]

Mecônio

É o nome dado às fezes do bebê nos primeiros dias de vida. Possui cor escura e esverdeada, e é grudento. O mecônio é produzido pelo feto durante a gestação e sua eliminação ocorre, geralmente, nas primeiras 12 horas de vida do bebê.

Moisés

Moisés é, originalmente, o nome daqueles cestos de vime em que a criança ficava deitada. Hoje o Moisés pode ser encontrado nos mais diversos tipos de material, inclusive sendo acoplado nos carrinhos de bebê. É o preferido pelas mamães nas primeiras semanas do bebê, para que ela possa dormir com seu bebê ao lado da sua cama.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra N[/notification]

Nidação

Implantação do óvulo na parede do útero.

Saiba mais: Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

 [notification type=”notification_mark” ]Letra O[/notification]

Ocitocina

Hormônio produzido durante o trabalho de parto que auxilia na contração do útero. Após o parto sua produção estimula a liberação do leite materno e na recuperação do útero.

Ocitocina sintética ou Sorinho

Produzido em laboratório, esse hormônio pode ser usado tanto para estimular o parto normal quando este não acontece de forma natural, ou mesmo quando a evolução do parto não está adequada.

Também pode ser utilizada após o parto ou aborto para ajudar na recuperação uterina e diminuir hemorragias.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra P[/notification]

Pagão

Mais um item “das antigas” para o enxoval do bebê. É composto, basicamente, por um conjunto de body, culote e casaquinho.

PD

Abreviação de Parto Domiciliar

Peridural

Tipo de anestesia que pode ser aplicada durante o parto normal, pois diminui a sensação de dor sem prejudicar a sensibilidade, ou seja, a mãe sente a contração e pode participar de todo o parto. É aplicada através de um cateter introduzido com a ajuda de uma agulha na lombar da mulher.

Perímetro cefálico (PC) ou Perímetro craniano

O perímetro cefálico ou perímetro craniano é a medida do contorno da cabeça na sua parte maior. É medido através do exame de ultrassom e, através dessa informação, é possível diagnosticar diversos quadros como a microcefalia (cabeça menor do que o padrão), macrocefalia (cabeça maior do que o padrão), hidrocefalia (acúmulo de líquido dentro do crânio), entre outros.

Saiba mais em: Tamanho ideal da cabeça do bebê durante a gestação | Perímetro Cefálico

Picamalácia

Desejo da gestante de comer coisas estranhas, como tijolo por exemplo. Acredita-se que esses desejos estranhos acontecem por falta de alguma vitamina, porém não há comprovação científica.

PN

Abreviação de Parto Normal ou Parto Natural

PNH

Abreviação de Parte Normal Hospitalar

Pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia ou toxemia gravídica é um distúrbio que afeta cerca de 5% das gestantes e consiste numa elevação da pressão arterial causada pela gestação. As causa exatas desse distúrbio ainda são desconhecidas, porém ela pode progredir lentamente ou rapidamente e alguns sintomas podem ajudar a diagnosticá-la (apesar de em alguns casos ela ser assintomática): aumento da pressão arterial, aumento excessivo de peso, inchaço e perda de proteína pela urina. Em casos mais graves ela pode causar desmaios, convulsões, sangramento vaginal e até coma.

Saiba mais: Pré-eclâmpsia

Puerpério

Período de 45 dias após o parto.

 [notification type=”notification_mark” ]Letra R[/notification]

Raquidiana

Anestesia aplicada uma única vez na lombar da mulher para o parto cesáreo. Mais forte que a peridural, a mulher perde a sensibilidade em toda região do abdômen e pernas, porém continua acordada para acompanhar o parto.

RN

Abreviação de Recém-nascido

 [notification type=”notification_mark” ]Letra S[/notification]

Sexagem Fetal

Exame de sangue que pode identificar o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação.

Saiba mais: Sexagem fetal

 [notification type=”notification_mark” ]Letra T[/notification]

Temperatura basal

É a temperatura da mulher logo pela manhã, antes de se levantar. Um leve aumento na temperatura basal pode indicar que a mulher está ovulando.

Saiba mais: Sintomas de ovulação

TP

Abreviação de Trabalho de Parto

Saiba mais: Sinais de trabalho de parto

Translucência Nucal

Exame realizado entre a 11ª e 14ª semana de gestação durante o ultrassom. Avalia as probabilidades do feto ter a Síndrome de Down.

Saiba mais em: Ultrassom no primeiro trimestre de gravidez

 [notification type=”notification_mark” ]Letra U[/notification]

US

Abreviação de ultrassonografia

Saiba mais em: Ultrassom no primeiro trimestre de gravidez, Ultrassom no segundo trimestre de gravidez e Ultrassom no terceiro trimestre de gravidez

 [notification type=”notification_mark” ]Letra V[/notification]

Ventosa ou Vácuo extrator

Instrumento médico com forma de semicírculo de metal ou silicone que é ligado a uma bomba a vácuo. É utilizado para auxiliar na retirada do bebê posicionando o instrumento em sua cabeça e retirando o ar com a bombinha. Após o posicionamento da ventosa a mãe deverá fazer força na próxima contração e, então, o médico ajudará puxando o bebê para fora.

Vérnix ou verniz caseoso

Substância branca e oleosa que protege a pele sensível do bebê de microrganismos contidos no líquido amniótico.

Saiba mais: Vérnix ou verniz caseoso

Atualizado em 24/04/2015 para inclusão de novos termos e links

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Estar no peso ideal facilita a gravidez

Manter uma dieta equilibrada e atividades físicas para controlar o peso facilita a gravidez além de reduzir o risco de doenças crônicas no bebê

8 comentários

  1. ola, sou simone
    parei de tomar meu remedio para poder engravidar,”1 mes sem tomar,”dia da ultima menstruação foi 18/02/2016. hoje dia 10/03/2016,começou a ter o corrimento tipo clara de ovo, sinal de ovulação.
    se for isso, quantos dias de ciclo?
    é normal sentir dolorido a pelve na altura do ovario?
    tomei remedio por 5anos, ja é possivel estar fertil e ovular, mesmo depois de tantos anos tomando remedio?

    obrigada

    • Almanaque dos pais

      Olá Simone,
      Ao parar com o anticoncepcional o corpo da mulher algumas vezes demora um pouco para se ajustar, podendo haver mudança no ciclo menstrual, no fluxo e até ovulação “fora de hora”, mas mesmo assim é possível que você engravide logo no primeiro ciclo.
      Beijos

  2. Bom dia,gostaria de saber se tem como descobrir a data que engravidei?
    Minha ultima DUM foi 09/06/2015.

    • Almanaque dos pais

      Olá Rute, tudo bem?
      Você pode utilizar nossa calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação.
      O resultado da calculadora exibe a data mais provável e não é 100% seguro, pois cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, a relação sexual pode acontecer dias antes da ovulação e mesmo assim você engravidar.
      Beijos

  3. Bom dia, A MINHA MENSTRUAÇÃO ESTA ATRASADA Á 12 DIAS ONTEM FIZ DOIS TESTE DE FARMÁCIA E OS DOIS APARECEU 2 LISTA A PRIMEIRA ESCURA EA SEGUNDA BEM CLARINHA MESMO, E OS MEU SEIOS ESTÃO MAIOR E UM POUCO SENSÍVEL NA AURELA, SINTO UM PESO NO PÉ DA BARRIGA CONTRAÇÕES E MUITA VONTADE DE URINAR SERA QUE É UMA GESTAÇÃO EM CURSO OU NÃO? AGUARDO RESPOSTA

    • Almanaque dos pais

      Olá Tânia,
      Parabéns, você está grávida!
      Mesmo quando a segunda linha do teste parece uma marquinha muito discreta, é sinal de gravidez sim. Agende imediatamente sua primeira consulta pré-natal e siga as orientações de seu médico para uma gestação saudável.
      Acompanhe com a gente a sua gestação semana a semana. Será uma delícia acompanhar com você o desenvolvimento do seu bebê.

  4. Olá, estou grávida de 15 semanas, ccompletei hj 15 semanas mas eu gostaria de saber quando eu engravidei, faço mês todo dia 18…gostaria de saber se foi em novembro ou dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.