Home / Pré-gestação / Tentantes / Sintomas de ovulação

Sintomas de ovulação

Conhecer os sintomas de ovulação pode ajudar a mulher a identificar seu período fértil e aumentar suas chances de engravidar. Apesar de nem todas as mulheres apresentarem todos os sintomas que relacionamos abaixo, identificar mais de um é uma boa evidência de que seu corpo está pronto para receber uma corrida de espermatozoides e um nadador sortudo fecundar o óvulo para conceber um lindo bebê.

Sintomas de ovulação

Meninas, fiquem atentas para os seguintes sintomas de ovulação que são fáceis de identificar e acontecem alguns dias antes, durante e logo depois da ovulação.

Muco vaginal com aspecto de clara de ovo

muco-vaginal-clara-de-ovo- wikipedia commonsDevido a liberação do hormônio estradiol haverá intensificação do muco vaginal. Esse muco tem aspecto de clara de ovo crua (cor clara, escorregadio e consistência elástica) que possui a função de lubrificar a vagina e para facilitar a entrada dos espermatozoides no canal vaginal. Outra função é aumentar a sobrevivência dos espermatozoides no corpo da mulher. Os espermatozoides sobrevivem cerca de 5 dias em busca de um óvulo maduro para fecundar. Passada essa fase o muco fica mais aguado, o que facilita ainda mais a movimentação dos espermatozoides. Essa consistência aguada muitas vezes passa a impressão de que escapou xixi na calcinha, pois é bem molhado e escorregadio. Se o muco estiver esbranquiçado, amarelado ou turvo e com aspecto de creme hidratante, você já não está mais em seu período fértil. Com o tempo ele ficará com aspecto de “leite talhado” e mais pegajoso, este é o muco que antecede a menstruação.

Algumas mulheres produzem muco suficiente para ser notado em sua roupa íntima ou no papel higiênico. Outras produzem em menor quantidade. Neste último caso a mulher deverá, após higienizar o dedo indicador ou médio, inserir na vagina até chegar ao colo do útero e coletar um pouco do muco para analisar.

Aumento da temperatura corporal

Você já deve ter assistido algum filme em que a mulher sai do banheiro com o termômetro em mãos e chamando o marido para “fazerem um neném”. Apesar da forma retratada estar errada, realmente existe o aumento da temperatura corporal da mulher durante a ovulação. Isso ocorre devido ao aumento da produção da progesterona utilizada para a ovulação. Porém para medir a temperatura corretamente a mulher deverá estar em seu período fértil e medir todos os dias pela manhã e antes de se levantar da cama. Esse acompanhamento permitirá que a mulher perceba qualquer oscilação na temperatura e ao identificar um ligeiro aumento ela possivelmente estará ovulando. Esse aumento, que é bem discreto mas pode ser identificado quando a mulher mede a temperatura corretamente, pode durar por 4 dias e varia entre 0,4 a 1°C

Aumento da libido

Foto: Jectiak
Foto: Jectiak

A progesterona não atua somente para amadurecer os óvulos e na elevação da temperatura corporal, ela também aumenta o apetite sexual da mulher. Durante o período fértil a mulher se sente mais atraente e, segundo alguns especialistas, até sua voz fica mais sexy.

Aumento do apetite

E novamente a progesterona causa mais um sintoma, porém esse nem sempre é tão desejado. A mulher sente mais fome quando o nível do hormônio progesterona está alto.

Dor na região pélvica

Algumas mulheres chegam a sentir dores similares às cólicas menstruais, porém bem mais suaves durante a ovulação. Considera-se esse sintoma o mais seguro de que a mulher está ovulando.

Instabilidade emocional

Facilmente confundida com a TPM, a mulher também fica mais emotiva, irritadiça e apresentando alterações de humor com facilidade durante a ovulação.

Fim do período fértil

Com o nível da progesterona aumentando diariamente, inclusive após o fim do período fértil, alguns dos sintomas vão se intensificando até que a menstruação apareça. Se ela não aparecer e a mulher continuar sentindo alguns dos sintomas citados ou novos sintomas aparecerem as chances de que está grávida são grandes.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

engravido-somente-no-dia-da-ovulacao-by-www-huffingtonpost-com

Engravido somente no dia da ovulação?

A ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário, dura entre 12 e …

53 comentários

  1. Olá bom dia.
    Meu primeiro dia de mestruacao foi 22/11. Nos dia 2 e 3de Dezembro tive relação no qual o meu parceiro ejaculou dentro. A alguma possibilidade de estar grávida? E quando é meu período mais fértil?

  2. Allana Cameron

    Olá, tenho ciclo longo 29; 30 dias ele é bem irregular, pq tem mês que é 28
    Tenho 2 meninas e quero um menino. Sei que fazer sexo exatamente no dia da ovulação aumenta as chances de engravidar de menino.
    Vocês deveriam ter aquela tabelinha que mostra os dias mais férteis em azul e os dias em rosa pra ajudar as mães que querem menina.
    Minha menstruação desceu dia 13/11/2016 qual a melhor data pra tentar um little boy??
    Grata

    • Almanaque dos pais

      Olá Allana, tudo bem?
      Adorei sua ideia e já colocamos aqui na fila de produção a tabela de período fértil as cores azul e rosa!
      Uma tabela que temos é a Tabela Chinesa da Gravidez para descobrir o sexo do bebê, você conhece? (clique aqui para ver). Mas como ela não possui comprovação científica, consideramos mais uma brincadeira.
      Agora, respondendo sua pergunta: Considerando variação de 3 dias do ciclo, os dias de ovulação mais prováveis são dia 27 28 e 29 – corre treinar!!!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.