Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Tabela Beta HCG por Semana de Gravidez ou Idade Fetal

Tabela Beta HCG por Semana de Gravidez ou Idade Fetal

Para que você possa acompanhar o início de sua gravidez e descobrir o tempo gestacional, preparei para você uma tabela Beta HCG por Semana de Gravidez.

Basta você conferir o seu exame beta-hCG quantitativo e então procurar o valor com a tabela abaixo, assim você descobre como sua gravidez está evoluindo.

Quando começa a produção do HCG

A produção do HCG, sigla para Gonadotrofina Coriônica Humana, começa assim que o óvulo fecundado começa a implantar na parede do útero (nidação), cerca de 5 a 7 dias após a ovulação.

Como acontece uma grande variação na concentração do HCG durante as primeiras semanas gravidez, o exame mais sensível para detectar a gravidez precocemente é o exame de sangue chamado beta-HCG quantitativo. Ele é capaz de detectar HCG no sangue da mulher apenas 3 a 5 dias após o início da implantação do óvulo.

Esse período corresponde de 4 a 2 dias antes do atraso menstrual.

O beta HCG quantitativo

O beta-HCG quantitativo é um exame de sangue, para o qual não é necessário pedido médico ou preparo como jejum. Basta comparecer a um laboratório e realizar a coleta. O resultado fica pronto, geralmente, em um dia.

O valor médio deste exame é de R$50,00.

Tabela Beta HCG por Semana de Gravidez ou Idade Fetal

Apesar de laboratórios utilizarem valores de referências para o HCG diferentes, de uma forma geral podemos considerar a seguinte tabela para determinar a idade fetal em relação à produção do HCG até a data do exame.

idade-fetal-x-beta-hcg

Atenção: a concentração de HCG é maior em gestação de gêmeos.

Gestação de fetos do sexo feminino o HCG é 25% maior

Nos fetos do sexo feminino a concentração de HCG é 25% maior e já pode ser observado a partir do 16º dia da implantação. Porém como a data programada da ovulação varia entre 1 ou 2 dias (esta variação é mais comum do que se acreditava), o HCG não é um método confiável para descobrir o sexo do bebê.

Se você está ansiosa para descobrir o sexo do bebê, a partir da 8ª semana você pode realizar o exame de sexagem fetal (para saber mais clique aqui) ou aguardar até a 18ª semana e descobrir no exame de ultrassom.

Como interpretar o resultado do beta HCG quantitativo

Ao realizar o exame beta-HCG quantitativo, agende uma consulta com seu ginecologista para que ele possa interpretar o resultado de forma correta. Os valores de referência podem variar por laboratório que geram sua própria tabela de idade fetal, assim como para resultado positivo ou negativo, ou seja, laboratórios que consideram 25mUI/mL como positivo para gravidez, enquanto outros laboratórios consideram somente 50mUI/mL como positivo para gravidez.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

36 comentários

  1. Olá, fiz o exame beta Hcg e o resultado dele foi 2.0
    minha menstruação esta atrasada 11 dias tive relação sem proteção no dia 12/03/2018 e fiz o exame de sangue beta hcg no dia 20/03/2018.
    Será que posso confiar no resultado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.