Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC para estimar as chances de gravidez

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC para estimar as chances de gravidez

Medir a porcentagem de gordura corporal é mais eficaz que IMC na hora de estimar as chances de gravidez

Na área médica todos já sabem que perder peso pode chegar a reverter o quadro de infertilidade de homens e mulheres. Para calcular o prognóstico de gravidez, os especialistas costumam utilizar o IMC. No entanto, um estudo realizado pelo nosso grupo, que constantemente pesquisa formas de aprimorar os tratamentos de reprodução assistida, identificou que a porcentagem de gordura corporal é um melhor preditor que o índice de massa corporal.

O estudo realizado pelo IVI-RMA que revela esta melhor forma de medir os efeitos do peso na foi apresentada durante o 73º Congresso Anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva no início de novembro em San Antonio (Estados Unidos). Este é um dos mais importantes encontros mundiais de especialistas em medicina reprodutiva.

A relação entre a fertilidade e obesidade tem sido comprovada por diversos estudos. Estima-se que entre as mulheres obesas, cerca de 30% enfrentam dificuldades para conceber, e que a produção e qualidade dos espermatozoides também são afetadas pela obesidade masculina. As chances de gravidez natural e também o sucesso dos tratamentos de reprodução humana são inferiores entre homens e mulheres obesos ou com sobrepeso.

862 mulheres e seus parceiros participaram do estudo onde os voluntários foram submetidos a tratamento de Fertilização in vitro (FIV). Foram registrados o IMC e porcentagem de gordura corporal e os resultados, comparados com as taxas de sucesso do tratamento de fertilidade.

Conclusões da pesquisa

Na medida em que a porcentagem de gordura corporal aumentava, os resultados positivos da FIV diminuíram para homens e mulheres que participaram do estudo, o que não se aplicava aos casos onde o IMC era elevado, porém a BF era normal ou baixa.

Controle o peso com a ajuda do desafio #queroSERmãe

A clínica IVI Salvador lançou um desafio para todas as mulheres que querem engravidar, um conjunto de 21 dicas que podem ajudar a aumentar as chances de gravidez e também permitir uma gestação mais tranquila. Para saber mais, acesse. ivi.net.br/quero-ser-mae/

Você também vai gostar de ler

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer
Desafio para Aumentar as Chances de Gravidez
Gravidez Anembrionada | Gravidez sem bebê ou ovo cego
Para que serve o Teste de Compatibilidade Genética?

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Gravidez Anembrionada | Gravidez sem bebê ou ovo cego

A gravidez anembrionada também é conhecida como ovo cego ou gravidez sem bebê. Um fenômeno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.