Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e mães.
A sua região íntima precisa estar higienizada – sem excessos – para manter sua fertilidade, diminuir chances de infecções, candidíase, entre outras complicações que podem ocorrer por conta da higiene realizada de forma incorreta e duchas íntimas.
Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher – em vídeo
Higiene íntima da mulher é na vulva e não no canal vaginal
Esta confusão é mais comum do que você imagina, a higiene íntima da mulher é facilmente confundida com a higiene do canal vaginal, ou seja, realização de duchas íntimas.
Ao realizar uma ducha íntima, mesmo que somente água, você destrói as bactérias do bem que habitam o canal vaginal e protegem esta região, ficando mais suscetível a infecções, candidíase, entre outras complicações.
Não é saudável realizar qualquer tipo de ducha no canal vaginal, somente se houver recomendação do seu ginecologista ou obstetra.
Duchas com bicarbonato ou sabonete líquido infantil ajudam a engravidar?
MITO!!! Muito cuidado com as receitas caseiras que se espalham facilmente pela Internet. Essas duchas também são maléficas para seu canal vaginal e não aumentam sua fertilidade, pelo contrário, aumentam as chances de infecções.
Como realizar a higiene íntima da mulher
A higiene íntima deve ser realizada somente na vulva, ou seja, somente na parte externa da vagina.
1º Passo : escolha do sabonete adequado
Uma informação importante é que o PH da vagina é ácido (entre 4,5 e 5), enquanto o PH da nossa pele é neutro (7). Agora veja outras características que precisam ser avaliadas:
- Sabonete neutro não é uma boa opção, já que não é compatível com o PH da vagina e pode matar as bactérias do bem;
- Sabonete em barra não é uma boa escolha por ter contato com outras partes do nosso corpo e pode carregar células morta para nossa região íntima;
- Sabonete infantil não é uma boa opção por não ter o PH adequado para higiene íntima da mulher.
- Deve ser líquido, já que somente o que você vai utilizar entra em contato com sua pele e o restante continua sem contaminação;
- Deve possuir baixa detergência, ou seja, não remove toda gordura da região;
- Hipoalergênico, para não causar alergias;
- Não Bactericida, ou seja, ele não pode matar as bactérias do bem que estão na sua região íntima, ao contrário de um sabonete de mão que mata as bactérias.
- Se você está com alguma bactéria que precisa ser combatida, será através do tratamento que o ginecologista irá passar e não através do sabonete íntimo.
- Alguns sabonetes íntimos possuem a informação “PH Equilibrado”, ou seja, adequado para sua região íntima.
Os sabonetes íntimos que você encontra em farmácias e supermercados são os mais indicados para você, mas lembre-se de conferir na embalagem se eles são hipoalergênicos, não bactericidas e com baixa detergência.
2º Passo, como realizar a higiene íntima
Comece a higienizar pela virilha e desça até a região externa dos grandes lábios até alcançar o períneo, que é a região entre a entrada da vagina e o ânus. Não penetre no ânus ou vagina.
Afaste gentilmente os grandes lábios. Entre os grandes e os pequenos lábios há um acúmulo de secreção, chamada de sebo, que é o que geralmente dá mau cheiro na parte íntima feminina. Para remover este sebinho não utilize bucha ou unha, somente com o dedos e com cuidado para não machucar, faça movimentos de cima para baixo.
Higienize também dentro dos pequenos lábios, gentilmente e sem introduzir o dedo dentro da vagina e também com movimentos de cima para baixo.
Deixe o sabonete agir por 2 a 3 minutos e enxágue com bastante água para remover qualquer resíduo.
Depois da relação preciso realizar esta higiene íntima?
A higiene íntima completa (com sabonete) deve ser realizada 1 vez ao dia. Se você teve relação em um momento em que não tem como tomar banho, por exemplo, tente higienizar somente com água, sem o sabonete, ou lencinho umedecido.
O sêmen de um homem saudável não causa problemas ou alergias.
Uma recomendação importante é urinar após o sexo, assim evitando infecções urinárias.
Você também vai gostar de ler:
Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?
A Melhor a Idade para Engravidar
11 Verdades e mitos sobre a fertilidade
Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer