Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher

Realizar corretamente a higiene íntima da mulher é fundamental também para as tentantes, gestantes e mães.

A sua região íntima precisa estar higienizada – sem excessos – para manter sua fertilidade, diminuir chances de infecções, candidíase, entre outras complicações que podem ocorrer por conta da higiene realizada de forma incorreta e duchas íntimas.

Como realizar corretamente a higiene íntima da mulher – em vídeo

Higiene íntima da mulher é na vulva e não no canal vaginal

Esta confusão é mais comum do que você imagina, a higiene íntima da mulher é facilmente confundida com a higiene do canal vaginal, ou seja, realização de duchas íntimas.

Ao realizar uma ducha íntima, mesmo que somente água, você destrói as bactérias do bem que habitam o canal vaginal e protegem esta região, ficando mais suscetível a infecções, candidíase, entre outras complicações.

Não é saudável realizar qualquer tipo de ducha no canal vaginal, somente se houver recomendação do seu ginecologista ou obstetra.

higiene íntima da mulher
question mark over vagina

Duchas com bicarbonato ou sabonete líquido infantil ajudam a engravidar?

MITO!!! Muito cuidado com as receitas caseiras que se espalham facilmente pela Internet. Essas duchas também são maléficas para seu canal vaginal e não aumentam sua fertilidade, pelo contrário, aumentam as chances de infecções.

Como realizar a higiene íntima da mulher

A higiene íntima deve ser realizada somente na vulva, ou seja, somente na parte externa da vagina.

1º Passo : escolha do sabonete adequado

Uma informação importante é que o PH da vagina é ácido (entre 4,5 e 5), enquanto o PH da nossa pele é neutro (7). Agora veja outras características que precisam ser avaliadas:

  • Sabonete neutro não é uma boa opção, já que não é compatível com o PH da vagina e pode matar as bactérias do bem;
  • Sabonete em barra não é uma boa escolha por ter contato com outras partes do nosso corpo e pode carregar células morta para nossa região íntima;
  • Sabonete infantil não é uma boa opção por não ter o PH adequado para higiene íntima da mulher.
  • Deve ser líquido, já que somente o que você vai utilizar entra em contato com sua pele e o restante continua sem contaminação;
  • Deve possuir baixa detergência, ou seja, não remove toda gordura da região;
  • Hipoalergênico, para não causar alergias;
  • Não Bactericida, ou seja, ele não pode matar as bactérias do bem que estão na sua região íntima, ao contrário de um sabonete de mão que mata as bactérias.
    • Se você está com alguma bactéria que precisa ser combatida, será através do tratamento que o ginecologista irá passar e não através do sabonete íntimo.
  • Alguns sabonetes íntimos possuem a informação “PH Equilibrado”, ou seja, adequado para sua região íntima.

Os sabonetes íntimos que você encontra em farmácias e supermercados são os mais indicados para você, mas lembre-se de conferir na embalagem se eles são hipoalergênicos, não bactericidas e com baixa detergência.

2º Passo, como realizar a higiene íntima

Comece a higienizar pela virilha e desça até a região externa dos grandes lábios até alcançar o períneo, que é a região entre a entrada da vagina e o ânus. Não penetre no ânus ou vagina.

Afaste gentilmente os grandes lábios. Entre os grandes e os pequenos lábios há um acúmulo de secreção, chamada de sebo, que é o que geralmente dá mau cheiro na parte íntima feminina. Para remover este sebinho não utilize bucha ou unha, somente com o dedos e com cuidado para não machucar, faça movimentos de cima para baixo.

Higienize também dentro dos pequenos lábios, gentilmente e sem introduzir o dedo dentro da vagina e também com movimentos de cima para baixo.

Deixe o sabonete agir por  2 a 3 minutos e enxágue com bastante água para remover qualquer resíduo.

Depois da relação preciso realizar esta higiene íntima?

A higiene íntima completa (com sabonete) deve ser realizada 1 vez ao dia. Se você teve relação em um momento em que não tem como tomar banho, por exemplo, tente higienizar somente com água, sem o sabonete, ou lencinho umedecido.

O sêmen de um homem saudável não causa problemas ou alergias.

Uma recomendação importante é urinar após o sexo, assim evitando infecções urinárias.

Você também vai gostar de ler:

Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?
A Melhor a Idade para Engravidar
11 Verdades e mitos sobre a fertilidade
Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

 

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Cólica na gravidez | Do Sintoma de Gestação ao Trabalho de Parto

A cólica na gravidez, apesar de despertar temores, pode acontecer em diversos estágios da gravidez …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.