Home / Mamãe / Beleza / Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?

Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?

A boa notícia é que a grávida pode depilar sim, mas nem todos os métodos são seguros e precisam ser avaliados para garantir a saúde da gestante e do bebê.

Durante a gestação aumenta o fluxo sanguíneo da mulher, o que pode acarretar em maior sensibilidade em algumas regiões e menor tolerância à dor, especialmente nas áreas íntimas e axila.

Abaixo explico sobre os métodos depilatórios, quais são proibidos, os permitidos e cuidados especiais.

grávida pode se depilar
Hot wax treatment

Grávida pode depilar com cera quente ou fria?

  • Sim

A cera quente e a cera fria são consideradas seguras para a mamãe e bebê. Porém alguns cuidados devem ser tomados quanto à higiene do local e se a cera está sendo reutilizada para evitar contaminações e transmissões de doenças.

Outra recomendação é que a depiladora use luvas e máscaras descartáveis, a propósito, todo material utilizado para a depilação deverá ser descartável (manta de proteção da maca, palitos, algodão, entre outros).

Para diminuir o desconforto, a indicação é utilizar a cera morna (e não quente). A cera de camomila é uma boa opção por ser mais fina, porém é mais difícil de ser encontrada do que a cera depilatória comum.

Grávida pode depilar com lâminas?

  • Sim

As lâminas de barbear são consideradas seguras para a mamãe e bebê, o único inconveniente é que aumenta a propensão para que os pelos encravem.

É importante cuidar da higiene também durante a depilação com lâminas, lave bem o local com água e sabão e espume para que a lâmina deslize com mais facilidade evitando irritações e cortes na pele.

Grávida pode depilar com cremes depilatórios?

  • Não

Os cremes depilatórios não são considerados seguros para as gestantes e bebês, já que muitos possuem em sua fórmula, entre outros componentes químicos, a amônia, que é absorvida pela pele da gestante, entra em contato com sua corrente sanguínea e chega até o bebê.

A recomendação é que não seja utilizado nenhum método depilatório que utilize produtos químicos.

Grávida pode realizar a depilação definitiva  com laser ou eletrólise?

  • Não

Apesar dos procedimentos com laser e eletrólise não serem considerados de risco, eticamente os testes em gestantes são proibidos, ou seja, não é possível afirmar que sejam seguros para grávidas e seus bebês.

Outro complicador é que os hormônios da gestação podem escurecer a pele da gestante nos locais das aplicações, um resultado que não agradaria nenhuma mulher.

E descolorir os pelos, pode?

  • É melhor não.

Durante a gestação é melhor evitar a descoloração dos pelos já que não se conhecem todos os efeitos que os produtos utilizados para clarear os pelos podem trazer para a futura mamãe e bebê.

Outro problema é que durante a gestação o corpo da mulher fica mais sensível, aumentando as chances de alergias e irritações nos locais da aplicação.

Você também vai gostar de ler:

Como lidar com cabelos brancos durante a gravidez – em vídeo
Grávida pode fazer clareamento dental?
Grávida pode fazer as unhas?
Como converter semanas de gravidez em meses de gravidez


Conteúdo publicado originalmente em 2 de junho de 2015 e atualizado em 11 de agosto de 2017

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Trabalho de Parto: como é o trabalho de parto, fases e características

O trabalho de parto é dividido em 3 etapas e cada uma delas com caraterísticas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.