Home / Mamãe / Beleza / Grávida pode pintar as unhas?

Grávida pode pintar as unhas?

Sim, a mulher grávida pode pintar as unhas, mas alguns cuidados devem ser tomados já que os esmaltes e removedores possuem componentes tóxicos e a prioridade é evitar complicações para a futura mamãe e o bebê.

Além dos esmaltes, produtos como acetona e removedores, possuem componentes tóxicos, e apesar de não existirem comprovações de que realmente prejudiquem a formação do bebê, a recomendação é que o contato com eles seja a menor possível.

Mas você não precisa abrir mão da vaidade e do cuidado com as unhas, seguindo algumas recomendações simples você estará sempre linda e bem cuidada, afinal gravidez e vaidade podem (e devem) andar juntas.

grávida pode pintar as unhas
Foto: reprodução www.parents.com

Grávida pode pintar as unhas, mas com alguns cuidados

Faça as unhas a cada 15 dias

Eu sei que é quase impossível manter o esmalte lindo durante 15 dias, mas uma das recomendações é que você pinte as unhas somente a cada 15 dias e não semanalmente.

Aproveite e peça para a pedicure cuidar de seus pés, especialmente no final da gestação será muito difícil para você alcançá-los.

Leve seu kit de unha com alicate, tesourinha, base e esmalte

Nem sempre podemos garantir que os alicates e tesouras foram devidamente esterilizados, então monte seu kit de unha e evite correr riscos de contaminações.

Outro produto que também pode estar contaminado são as bases e esmaltes que são passados em muitas e muitas unhas. Prefira levar seus próprios esmaltes, apesar de dificilmente você conseguir a variedade de cores que o salão possui, além de saber a procedência, você também saberá que seu esmalte está dentro da validade, sem aditivos e contaminações.

Escolha ambientes ventilados

Os cheiros dos esmaltes e removedores podem causar enjoos nas gestantes mais sensíveis. Outro problema é quando o ambiente é compartilhado com a área de cuidados com os cabelos, em que até o formol pode ser utilizado.

Prefira ambientes arejados e longe dos vapores de tinturas, spray e produtos para descolorir, alisar ou enrolar os cabelos.

Dicas para pintar as unhas nas últimas semanas de gravidez

Você sabia que não é recomendado utilizar esmaltes coloridos durante o parto? Isto acontece porque a oxigenação da mulher é medida através do dedo e a coloração natural da pele por baixo das unhas precisa ser vista.

Se a mulher estiver com esmalte colorido, a remoção é realizada às pressas, ou seja, suas unhas ficarão manchadas e você não vai gostar nadinha das primeiras fotos segurando o bebê com a unha feia, neh?

O esmalte com glitter também não é recomendado, então nas semanas que antecedem o parto já troque o esmalte colorido por bases translúcidas.

Trabalho em um salão de beleza, e agora?

Se você está grávida e trabalha em um salão de beleza, seja pintando unhas ou cuidando de cabelos, a recomendação é que utilize máscara protetora descartável sempre, assim a inalação de vapores químicos será muito reduzida.

Se você cuida também de cabelos, aplicando tinturas e descolorantes, utilize sempre luvas descartáveis.

Manter o local ventilado também é essencial para a sua saúde e de suas cliente.

manicure grávida
Reprodução www.nailsmag.com

Você também vai gostar de ler:

Como lidar com cabelos brancos na gravidez
Sexo durante a gravidez, as 11 melhores posições (com imagens)
Exame de Toque na Gravidez: como e quando é feito, será que dói?
Câimbra na gravidez: o que fazer e como evitar

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Mudança de lua influencia no trabalho de parto

Mudança de lua influencia no trabalho de parto?

Não há dúvidas que as fases da lua influenciam em nosso planeta, como na lua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.