Sim, a mulher grávida pode pintar as unhas, mas alguns cuidados devem ser tomados já que os esmaltes e removedores possuem componentes tóxicos e a prioridade é evitar complicações para a futura mamãe e o bebê.
Além dos esmaltes, produtos como acetona e removedores, possuem componentes tóxicos, e apesar de não existirem comprovações de que realmente prejudiquem a formação do bebê, a recomendação é que o contato com eles seja a menor possível.
Mas você não precisa abrir mão da vaidade e do cuidado com as unhas, seguindo algumas recomendações simples você estará sempre linda e bem cuidada, afinal gravidez e vaidade podem (e devem) andar juntas.
Grávida pode pintar as unhas, mas com alguns cuidados
Faça as unhas a cada 15 dias
Eu sei que é quase impossível manter o esmalte lindo durante 15 dias, mas uma das recomendações é que você pinte as unhas somente a cada 15 dias e não semanalmente.
Aproveite e peça para a pedicure cuidar de seus pés, especialmente no final da gestação será muito difícil para você alcançá-los.
Leve seu kit de unha com alicate, tesourinha, base e esmalte
Nem sempre podemos garantir que os alicates e tesouras foram devidamente esterilizados, então monte seu kit de unha e evite correr riscos de contaminações.
Outro produto que também pode estar contaminado são as bases e esmaltes que são passados em muitas e muitas unhas. Prefira levar seus próprios esmaltes, apesar de dificilmente você conseguir a variedade de cores que o salão possui, além de saber a procedência, você também saberá que seu esmalte está dentro da validade, sem aditivos e contaminações.
Escolha ambientes ventilados
Os cheiros dos esmaltes e removedores podem causar enjoos nas gestantes mais sensíveis. Outro problema é quando o ambiente é compartilhado com a área de cuidados com os cabelos, em que até o formol pode ser utilizado.
Prefira ambientes arejados e longe dos vapores de tinturas, spray e produtos para descolorir, alisar ou enrolar os cabelos.
Dicas para pintar as unhas nas últimas semanas de gravidez
Você sabia que não é recomendado utilizar esmaltes coloridos durante o parto? Isto acontece porque a oxigenação da mulher é medida através do dedo e a coloração natural da pele por baixo das unhas precisa ser vista.
Se a mulher estiver com esmalte colorido, a remoção é realizada às pressas, ou seja, suas unhas ficarão manchadas e você não vai gostar nadinha das primeiras fotos segurando o bebê com a unha feia, neh?
O esmalte com glitter também não é recomendado, então nas semanas que antecedem o parto já troque o esmalte colorido por bases translúcidas.
Trabalho em um salão de beleza, e agora?
Se você está grávida e trabalha em um salão de beleza, seja pintando unhas ou cuidando de cabelos, a recomendação é que utilize máscara protetora descartável sempre, assim a inalação de vapores químicos será muito reduzida.
Se você cuida também de cabelos, aplicando tinturas e descolorantes, utilize sempre luvas descartáveis.
Manter o local ventilado também é essencial para a sua saúde e de suas cliente.
Você também vai gostar de ler:
Como lidar com cabelos brancos na gravidez
Sexo durante a gravidez, as 11 melhores posições (com imagens)
Exame de Toque na Gravidez: como e quando é feito, será que dói?
Câimbra na gravidez: o que fazer e como evitar