Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Quanto tempo dura a nidação?

Quanto tempo dura a nidação?

A nidação é um processo mágico e ainda bastante enigmático para a ciência. Nele, o óvulo fecundado que se transformou em embrião e acabou de chegar no útero materno irá fixar-se nas pareces internas do útero para formar a placenta e desenvolver-se dentro dela.

quanto tempo dura a nidação

Quanto tempo dura a nidação?

O momento em que acontece a nidação e quanto temo ela dura pode variar. Nos casos dos tratamentos de reprodução humana assistida, onde temos o momento exato em que o embrião é colocado no útero, estima-se que a nidação ocorre entre 7 a 15 dias após a transferência do embrião.

O momento da nidação poderia coincidir com o período em que normalmente ocorreria a menstruação e, por esta razão, é bastante comum confundir a nidação com a menstruação ou ainda, acreditar no mito de que é possível menstruar durante a gravidez.

A nidação acontece quando embrião ainda é apenas um conglomerado de células. Porém, estas células já estão organizadas em dois conjuntos:

– O primeiro conjunto de células, que estão mais protegidas ao centro (massa celular interna), irão gerar o bebê.

– O segundo conjunto de células irá gerar a placenta, que será o órgão que fará a conexão do bebê com a mãe através do cordão umbilical. São as células responsáveis pela placenta as que irão realizar a nidação.

Sangramento durante a nidação

Durante a nidação, o embrião procura os vasos sanguíneos do endométrio para estabelecer sua conexão – o endométrio é o tecido que reveste o útero por dentro. A partir das primeiras 24-48 horas de chegar ao útero, o embrião irá começar a procurar os vasos sanguíneos do endométrio para produzir a placenta e realizar a nidação. Neste processo que dura vários dias, é possível acontecer a ruptura de algum vaso sanguíneo, o que pode provocar um sangramento.

Uma de cada quatro mulheres sangram durante a nidação. Este sangramento não representa nenhum risco para a gravidez e se caracteriza por ser suave e similar ao sangramento do final da menstruação.

Características do sangramento de nidação:

– Cor mais escura, como borra de café

– Intensidade suave, mas em alguns casos pode chegar a ser moderada

Apesar das características citadas anteriormente serem as mais frequentes, pode também existir variações. No entanto, em caso de sangramento intenso e cólicas fortes, é importante avisar o seu médico responsável e não muito esforço.

Durante os tratamentos de reprodução humana é mais normal preocupar-se com a nidação, e para você estar mais tranquila, recomendo assistir um ótimo vídeo sobre nidação do Dr. Agnaldo Viana, ginecologista especialista em reprodução humana que faz parte da minha equipe no IVI Salvador. Ele explica de uma forma muito simples todo este processo.

Você também vai gostar de ler:

Será que é nidação ou menstruação? Em vídeo
Pernas para cima após sexo aumentam as chances de engravidar?
Sexo no dia da ovulação para engravidar de menino funciona?
Vômito em excesso na gravidez pode ser Hiperêmese Gravídica

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.