Home / Mamãe / Beleza / Grávida pode fazer clareamento dental?

Grávida pode fazer clareamento dental?

A gravidez é um período único e muito delicado, onde surgem diversas dúvidas e preocupações com relação ao pequeno ser que está crescendo na barriga da futura mamãe.

A mulher tende a ficar preocupada com o que ingere ou até mesmo usa em seu corpo, pensando no que pode ou não afetar o desenvolvimento do seu filho.

Pensando nisso, decidi escrever sobre o clareamento dental durante a gravidez e lactação, um assunto que não há dados científicos que comprovem ser um procedimento de risco para a gestante e seu bebê.

Foto: Reprodução www.dentistkilkenny.ie
Foto: Reprodução www.dentistkilkenny.ie

Todo e qualquer procedimento odontológico tem sua indicação e contra indicação, necessitando de cuidados específicos e orientações que serão passados para todos os pacientes, independente do estado de saúde. Cada caso é um caso.

Infelizmente, ainda não há um consenso sobre o assunto.

Vamos lembrar que para realizar o clareamento dental, são utilizados produtos químicos chamados PERÓXIDOS (de carbamida ou de hidrogênio), que removem as manchas dos dentes permanentes. Existe ainda o clareamento feito com a técnica da micro-abrasão, onde aplica-se uma camada de ácido na superfície do dente, deixando-a desmineralizada para poder remover as manchas e deixar os dentes com aspecto mais uniforme.

Uma mulher grávida, por exemplo, deve tomar cuidado com a ingestão destes produtos químicos. Por isso eu não recomendaria o clareamento caseiro , onde utiliza-se uma moldeira de silicone com o peróxido para dormir, pois pode ocorrer de vazar um pouco deste gel e ela deglutir.

Se você está grávida e quer realizar o clareamento dental, eu aconselho fazer o clareamento imediato, pois o dentista estará o tempo todo ao seu lado, cuidando para que a técnica seja executada perfeitamente e evitando a deglutição do produto.

O melhor momento para a sua consulta é entre o 3º e o 7º mês de gestação, pois a barriga não está muito grande, o que causa desconforto na cadeira odontológica.

Todos os procedimentos de clareamento dental envolvem a utilização de produtos químicos, mas se a técnica for bem aplicada, se a gestante tomar os devidos cuidados durante a consulta e seguir as orientações do dentista, não vejo problema para deixar seus dentes mais brancos e sua autoestima mais elevada.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Para que serve o Teste de Compatibilidade Genética?

Talvez você tenha ouvido falar que o Ministério da Saúde tenha declarado suas intenções de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.