Descobrir o sexo do bebê somente na hora do parto virou raridade, a grande maioria dos casais preferem saber o quanto antes se estão esperando por um menino ou menina, tanto para já começar a pensar no enxoval e decoração do quarto, quanto para começar a decidir o nome do herdeiro. Para os casais que não aguentam esperar até a 16ª semana de gestação, quanto já começa a ser possível descobrir o sexo através do ultrassom (desde que a posição do bebê colabore e o equipamento seja bem moderno), existe a opção do exame de sangue chamado Sexagem fetal.
Quando posso realizar o exame da sexagem fetal
A partir da 8ª semana de gestação o exame da sexagem fetal já pode ser realizado com uma margem de acerto acima de 99%, ou seja, uma margem muito pequena de erro e que pode ser ainda menor dependendo do laboratório que irá realizar a análise.
Como funciona o exame da sexagem fetal
É coletada uma pequena quantidade de sangue (cerca de 20ml) da gestante para análise do DNA. Não é necessário nenhum preparo como jejum, dieta ou restrições para a mamãe.
Toda pessoa do sexo feminino possui 2 cromossomos sexuais “X“, enquanto o homem possui 2 cromossomos sexuais diferentes, um “X” e um “Y“.
A partir da 8ª semana de gravidez o sangue do bebê já está circulando junto com o da mamãe, ou seja, coletando o sangue da gestante é possível analisar se há qualquer cromossomo “Y” circulando, o que indica que o bebê é do sexo masculino. A ausência do “Y” indica que o bebê que está sendo gerado é do sexo feminino.
O exame da sexagem fetal funciona para gêmeos?
Quando a gravidez é de gêmeos idênticos – que compartilham a mesma placenta – a probabilidade de acerto continua a mesma (acima de 99%), pois os bebês serão do mesmo sexo.
Já para gravidez de gêmeos bivitelinos, ou seja, de óvulos e espermatozoides diferentes, o exame será menos preciso em alguns casos:
Se não for encontrado o “Y”, quer dizer que todos os bebês são do sexo feminino.
Se for encontrado o “Y”, quer dizer que pelo menos 1 dos bebês é do sexo masculino.
Casos em que a sexagem fetal não é recomendada
Em alguns casos o exame irá encontrar sempre o cromossomo “Y”, mesmo que a mulher esteja grávida de menina, interferindo no resultado da sexagem fetal.
Os casos em que o exame não é recomendado são:
- Mulheres que já receberam transfusão de sangue de um homem(mesmo que muito antes da gestação);
- Mulheres que já tenham transplantado órgão de um homem;
- Mulheres que se submeteram a procedimentos de hiperovulação e/ou fertilização in vitro (FIV), pois pode-se ter gerado bebê do sexo masculino que não sobreviveu (até 2 semanas após o abordo o DNA poderá estar presente no sangue da gestante). (Fonte: Hospital Sírio Libanês /SP)
Quanto custa o exame de sexagem fetal?
O valor do exame varia entre laboratório e não faz parte da cobertura de convênios de saúde. O valor médio fica entre R$ 300,00 e R$ 500,00 (valores em fevereiro de 2015) e geralmente é solicitado o agendamento junto ao laboratório para organização da coleta e assinatura de contrato.
Para a realização da sexagem fetal não é necessário pedido médico, e o prazo médio para entrega dos resultados é de 1 semana.
Você também vai gostar de ler:
Tabela chinesa da gravidez para saber o sexo do bebê