Home / Gestação e parto / Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

O que é nidação?

A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede do útero. Parece simples, mas vamos entender um pouco mais como essa implantação acontece.

O que acontece antes da nidação

Assim que um óvulo é fecundado na Trompa de Falópio, ele começa a se deslocar até o útero e recebe o nome de zigoto.orgao-reprodutor-mulher

Enquanto ainda está na trompa de Falópio inicia-se a divisão celular até que o zigoto fique do tamanho de uma cabeça de alfinete e é chamado de mórula. Considerando que o primeiro desafio da gestação é a fecundação, chegamos já ao segundo desafio, em que 66% dos óvulos fecundados são eliminados antes mesmo de chegarem ao útero.

As razões para serem eliminados são: o corpo da mãe considerar um corpo estranho e uma possível malformação.

O que acontece quando o óvulo chega ao útero

Quando finalmente o óvulo fecundado consegue chegar ao útero ele já está bem maior, cerca de 10mm.

Com a alta concentração do hormônio progesterona o endométrio, camada que recobre o útero, está preparado para a implantação, ou seja, ele fica mais espesso – quando o óvulo não foi fecundado é a escamação do endométrio que resulta na menstruação.

O óvulo fecundado, então, começa a se fixar no endométrio, e este processo é chamado de nidação.

Com a nidação começa a formação da placenta e o hormônio da gravidez (HCG – (Gonadotrofina Coriônica Humana) começa a ser produzido.

Quanto tempo leva da fecundação até a nidação

O tempo que leva para acontecer a nidação varia de mulher para mulher e é entre 5 e 12 dias. Assumimos como tempo médio de 7 dias, começando a contar no dia em que o óvulo fecundado chega ao útero (cerca de 5 dias após a fecundação), até concluir a implantação.

Quanto tempo demora a nidação

Demora cerca de 13 dias para que o embrião consiga se implantar completamente na parede do útero.

Sintomas da nidação

O sintoma mais conhecido da nidação é um ligeiro sangramento que pode durar até 3 dias. Muitas vezes acaba sendo confundido com a menstruação, o que faz com que algumas mulheres se enganem quanto ao tempo de gestação, ou seja, acreditam que estão com menos tempo de gestação.

O sangramento, sempre em pequena quantidade, pode ter os seguintes aspectos: sangue vivo, rosado, aguado, corrimento como borra de café ou corrimento marrom (cor de caramelo).

Quando pode-se identificar a gravidez

gravida01Somente após a nidação o organismo começa a produzir o hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), e este é o hormônio detectado nos exames de sangue e os de farmácia que utiliza a urina. A concentração do HCG aumenta diariamente, o que facilita a identificar o tempo de gestação.

Desta forma, só é possível identificar a gravidez alguns dias após a nidação, o que coincide com o atraso da menstruação.

Saiba mais: Quando fazer o teste de gravidez

Perguntas frequentes:

Minha menstruação veio bem pouquinha, será que é nidação? Quando posso realizar um teste de gravidez?

Resposta: É possível que esse sangramento seja a nidação! Mas para ter certeza você precisará realizar algum teste de gravidez. Havendo atraso menstrual, realize um teste de farmácia ou exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente após 10 dias de atraso menstrual.
Se a ansiedade for muito grande, existem tipos de teste de farmácia que são muito sensíveis ao hCG (Hormônio da gravidez) e que prometem um resultado seguro até 2 dias antes do atraso menstrual. Peça ajuda ao farmacêutico para identificar um desses (geralmente são aqueles que você pode realizar o teste com qualquer urina do dia, mas mesmo assim você terá um resultado mais seguro se estiver há algumas horas sem urinar).

Acho que houve nidação, mas meu ciclo menstrual é irregular, como saber se é nidação ou não?

Resposta: Se você tem dúvidas sobre a menstruação estar atrasada ou tem período irregular, a dica é aguardar 15 dias da relação sexual e realizar um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Não é necessário pedido médico ou jejum, mas é importante que um médico leia o resultado para não haver erro de interpretação.

Quando acontece a nidação? Tive um sangramento e estou em dúvida se é nidação ou menstruação, quando posso realizar um teste de gravidez?

Resposta: A nidação acontece por volta de 4 a 7 dias após a fecundação do óvulo e nem todas as mulheres apresentam sangramento durante a nidação. Para saber se é gestação você precisará realizar algum teste de gravidez, e cada tipo necessita de um tempo de espera diferente. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste.
Se o sangramento se tornar mais intenso, pode ser sua menstruação antecipando, mas havendo dor, desconforto ou qualquer outro sintoma diferente, fale com seu médico para ser examinada, combinado?

Você também vai gostar de ler:

Teste de farmácia: quanto fazer, como tornar confiável e tipo
Sintomas de ovulação
A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Post atualizado em 18/10/2016 para inclusão de novos links e perguntas frequentes.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

1.201 comentários

  1. Desceu pra mim dia 17 de Abril acabou dia 21 e no dia seguinte tive relação e no dia 1 de maio saiu sangue preto sera que estou gravida

  2. Tive relação dia 18 de fevereiro. Dia 15 de março veio minha menstruação, na data prevista. Porém veio apenas um dia, cheguei a trocar de absorvente, mas já no dia seguinte não sujou, so o papel higiênico e alguns coagulos junto com o xixi.como tomo anticoncepcional, minha M vem poucos dias , 3 no máximo e de baixo fluxo. Depois desse dia (18 de fevereiro) não tive mais relação. Porem minha M de abril não veio.
    Em março tomei o anticoncepcional com muitas variações de horário (mas sem relação desde fevereiro). Posso estar grávida? Não tenho nenhum sintoma, apenas um leve inchaço na auréola. Tenho tanto medo que sou daquelas que vai lendo os sintomas e vai sentido todos kkk. Agora não sei se pode ser gravidez ou efeito hormonal desrregulado. Alguém me ajuda.

  3. Oi, tenho uma duvida , mimha mtç ta atrasada 20 dias , sento muita fome , sono e dores no peito , mais tive um sangramento bem pouco e sento colicas , como posso saber se e nidacao ou mestruacao ?

  4. Olá me chamo Daniela, no dia 10 de Março menstruei normalmente. Quando foi hoje dia 22 de Março pela manhã fui ao banheiro vi q minha calcinha estava suja de borra de sangue amarronzada. Oque será antes de menstruar tive relação sexual isso foi 4 dias antes da menstruação. Me ajudem

  5. Ana Luísa Santos

    Olá boa tarde, a minha menstruação é irregular e não tomo pílula há mais de 3 anos. A minha menstruação não costuma atrasar mais que 3 dias, desta vez atrasou 6 dias, ou seja fez 36 dias de ciclo, ela costuma sempre aparecer entre o dia 29 e 30 do ciclo. Entretanto veio um pequeno sangramento de cor viva e muito leve de um dia. Agora só aparece esse sangramento quando faço algum esforço. Será nidação? Sabendo que ainda não fiz qualquer teste de gravidez. Há um ano que ando a tentar engravidar. Gostava de saber se poderei estar grávida?

  6. Gente mestruei dia 23/01(terça feira) e tive relação sexual no dia 28/01 (domingo)no dia 29/01(segunda-feira) tomei pílula do dia seguinte e tive relação sexual no dia 03/02(domingo)sem preservativo, apenas coito interrompido e depois de 5 dias que tomei a pílula que foi na relação anterior desceu um sangue meio rosado no dia 04/02 depois o sangue veio mais intenso vermelho vivo constante e depois de dois dias parou um pouco só que mais tarde veio mais do mesmo jeito intenso , e está ainda , pode ser mestruacao * efeitos colaterais da pílula? Como adiantar a mestruacao,sangramento ou oq?

  7. Minha menstruação desceu dia 20 de janeiro , no dia 1 de fevereiro desceu morro bem pouquinho e no segundo dia ficou rosado só sujando mesmo, eu nao me tomo nada e estou tentando engravida. Será que finalmente esse é o sinal que espero ?

  8. maria viviane alves de andrade

    Oi Mônica. .. estou tentando engravidar, usei o DYU durante quase 10 anos e durante 4 meses após retirar o DYU usei o anticoncepcional. .. dia 06/01/18 foi o último dia que tomei o anticoncepcional então dia 08/01/18 veio minha menstruação que durou 4 dias..
    E segui tendo relação umas 3 vezes por semana, ums dias depois, não sei se é anciedade, mais ja estava me sentindo gravida, sentia dor de cabeça um pouco de tontura, sensibilidade ao cheiro, pouca ânsia , muita dor no pé da barriga, e o bico do peito senti El. … hj dia 26/01/18 pela manhã ao fz xixi percebi um pedacinho (não sei se era sangue) boiando no vaso sanitário. .. então queria saber se poderia ser um aborto?

  9. Amanda Silva

    Oi, minha menstruação veio dia 27/12 e acabou dia 30/12 daí dia 02/01 eu tive relação e dia 04/01 veio um pequeno sangramento e no mesmo dia tomei pílula do dia seguinte, na sexta tive novamente relação e na terça dia 09 veio novamente um sangramento acompanhando de um corrimento marrom escuro com cheiro forte e hj domingo ta saindo o mesmo corrimento e o sangue bem vermelho em quantidade menor. Oq pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.