Home / Gestação e parto / Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

Nidação: o que é nidação, quando ocorre e sintomas

O que é nidação?

A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede do útero. Parece simples, mas vamos entender um pouco mais como essa implantação acontece.

O que acontece antes da nidação

Assim que um óvulo é fecundado na Trompa de Falópio, ele começa a se deslocar até o útero e recebe o nome de zigoto.orgao-reprodutor-mulher

Enquanto ainda está na trompa de Falópio inicia-se a divisão celular até que o zigoto fique do tamanho de uma cabeça de alfinete e é chamado de mórula. Considerando que o primeiro desafio da gestação é a fecundação, chegamos já ao segundo desafio, em que 66% dos óvulos fecundados são eliminados antes mesmo de chegarem ao útero.

As razões para serem eliminados são: o corpo da mãe considerar um corpo estranho e uma possível malformação.

O que acontece quando o óvulo chega ao útero

Quando finalmente o óvulo fecundado consegue chegar ao útero ele já está bem maior, cerca de 10mm.

Com a alta concentração do hormônio progesterona o endométrio, camada que recobre o útero, está preparado para a implantação, ou seja, ele fica mais espesso – quando o óvulo não foi fecundado é a escamação do endométrio que resulta na menstruação.

O óvulo fecundado, então, começa a se fixar no endométrio, e este processo é chamado de nidação.

Com a nidação começa a formação da placenta e o hormônio da gravidez (HCG – (Gonadotrofina Coriônica Humana) começa a ser produzido.

Quanto tempo leva da fecundação até a nidação

O tempo que leva para acontecer a nidação varia de mulher para mulher e é entre 5 e 12 dias. Assumimos como tempo médio de 7 dias, começando a contar no dia em que o óvulo fecundado chega ao útero (cerca de 5 dias após a fecundação), até concluir a implantação.

Quanto tempo demora a nidação

Demora cerca de 13 dias para que o embrião consiga se implantar completamente na parede do útero.

Sintomas da nidação

O sintoma mais conhecido da nidação é um ligeiro sangramento que pode durar até 3 dias. Muitas vezes acaba sendo confundido com a menstruação, o que faz com que algumas mulheres se enganem quanto ao tempo de gestação, ou seja, acreditam que estão com menos tempo de gestação.

O sangramento, sempre em pequena quantidade, pode ter os seguintes aspectos: sangue vivo, rosado, aguado, corrimento como borra de café ou corrimento marrom (cor de caramelo).

Quando pode-se identificar a gravidez

gravida01Somente após a nidação o organismo começa a produzir o hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), e este é o hormônio detectado nos exames de sangue e os de farmácia que utiliza a urina. A concentração do HCG aumenta diariamente, o que facilita a identificar o tempo de gestação.

Desta forma, só é possível identificar a gravidez alguns dias após a nidação, o que coincide com o atraso da menstruação.

Saiba mais: Quando fazer o teste de gravidez

Perguntas frequentes:

Minha menstruação veio bem pouquinha, será que é nidação? Quando posso realizar um teste de gravidez?

Resposta: É possível que esse sangramento seja a nidação! Mas para ter certeza você precisará realizar algum teste de gravidez. Havendo atraso menstrual, realize um teste de farmácia ou exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Você também pode comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente após 10 dias de atraso menstrual.
Se a ansiedade for muito grande, existem tipos de teste de farmácia que são muito sensíveis ao hCG (Hormônio da gravidez) e que prometem um resultado seguro até 2 dias antes do atraso menstrual. Peça ajuda ao farmacêutico para identificar um desses (geralmente são aqueles que você pode realizar o teste com qualquer urina do dia, mas mesmo assim você terá um resultado mais seguro se estiver há algumas horas sem urinar).

Acho que houve nidação, mas meu ciclo menstrual é irregular, como saber se é nidação ou não?

Resposta: Se você tem dúvidas sobre a menstruação estar atrasada ou tem período irregular, a dica é aguardar 15 dias da relação sexual e realizar um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo. Não é necessário pedido médico ou jejum, mas é importante que um médico leia o resultado para não haver erro de interpretação.

Quando acontece a nidação? Tive um sangramento e estou em dúvida se é nidação ou menstruação, quando posso realizar um teste de gravidez?

Resposta: A nidação acontece por volta de 4 a 7 dias após a fecundação do óvulo e nem todas as mulheres apresentam sangramento durante a nidação. Para saber se é gestação você precisará realizar algum teste de gravidez, e cada tipo necessita de um tempo de espera diferente. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste.
Se o sangramento se tornar mais intenso, pode ser sua menstruação antecipando, mas havendo dor, desconforto ou qualquer outro sintoma diferente, fale com seu médico para ser examinada, combinado?

Você também vai gostar de ler:

Teste de farmácia: quanto fazer, como tornar confiável e tipo
Sintomas de ovulação
A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Post atualizado em 18/10/2016 para inclusão de novos links e perguntas frequentes.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Aborto de repetição

O aborto de repetição é caracterizado a partir de mais de duas perdas gestacionais em …

1.177 comentários

  1. Minha M ela costuma ser regular, tava prevista p o dia 15 desse mês, e sinto colica no dia apenas q ela dece, mas a alguns dias eu vinha tendo cólicas e MTA dores nas costas e fora outras coisas, e das vezes q tive relação cm meu marido n nos previnimos. Em fim dia 7 desse mês, acordei d madrugada p ir fazer xixi, e ao me secar notei sangue no papel, estranhei pois aguardava a M só p o dia 15, coloquei o absorvente, e n sujou como a M normal q costumo ter, d muito fluxo o normal, e dessa vez foi um pequeno sangramento q do percebia mais no papel msm dos d urinar, no 2 dia tava mais fraco, no 3 dia já n notava mais, apenas um pingo d sangue escuro cm uma borrinha em cima, e ai já n aparecia mais nada no absorvente, só no papel um sangue bem fraco, quase rosado, será q é essa tal d nidação?
    Ressaltando q dias antes desse pequeno sangramento fiz um teste por curiosidade, e apareceu duas linhas, uma mais fraca. Será q é?
    Pesquisei MT sobre isso, vi alguns comentários a respeito, e até agora essa dúvida. Alguém teve ou está tendo isso? Q

  2. Olá ! O meu primeiro dia da minha última menmenstruação foi dia 30 /05/2017 meu período fértil seria entre dias 11 á 16, mas no dia 14 ontem, veio um leve sangramento bem ralo sentido dores nas costas e dores bem semelhante a cólica menstrual, será que eu posso está em processo de gravidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.