Home / Pré-gestação / Tentantes / A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Considerando um casal fértil com até 35 anos de idade, que mantém relações sexuais frequentes e sem uso de nenhum método anticoncepcional, as chances de engravidar são de cerca de 20% a 25% em cada ciclo menstrual, sendo que 85% dos casais conseguem engravidar no primeiro ano e 8% no segundo ano. O percentual restante, cerca de 7% dos casais, demora um pouco mais para engravidar e um acompanhamento médico pode ser necessário. Em casais com idade superior a 35 anos é aconselhado o acompanhamento médico a partir dos 6 meses de tentativas para, através de exames, verificar a fertilidade do homem e da mulher.

Vale lembrar que esses números são estatísticos e engravidar não é matemática ou tarefa fácil. Além de manter relações sexuais no período fértil da mulher, o casal tentante pode até perder a naturalidade do relacionamento e as emoções negativas, como a ansiedade, complicam a ovulação, fecundação e implantação.

Entendendo o efeito da ansiedade no corpo da mulher

mulher triste02 (540x532)A ansiedade pode causar um desequilíbrio hormonal, que chega até mesmo a desencadear ciclos menstruais irregulares em mulheres que até então tinham ciclos regulares, resultando até mesmo na inibição da ovulação.
A ansiedade também aumenta a produção da epinefrina (adrenalina) que além de dificultar a fecundação por deixar o corpo feminino tenso e dificultar a locomoção dos espermatozoides, também estimula a produção de oxitocina que provoca a contração uterina, ou seja, se o óvulo for fecundado ele poderá ter dificuldades para se fixar no útero e que tentará expelir esse corpo (o óvulo) constantemente.
Algumas mulheres chegam a apresentar os primeiros sintomas da gestação, tais como enjoos, cansaço, dor nos seios e até mesmo atraso menstrual, porém logo depois a menstruação desce normalmente. Provavelmente a maioria dessas mulheres estava grávida e expeliu o óvulo naturalmente sem ao menos saber deste início de gestação, e a ansiedade é a principal causa desse acontecimento.
Uma pesquisa realizada em Oxford com 247 mulheres com idade entre 18 e 40 anos constatou que as que possuíam elevados níveis de epinefrina (adrenalina) tiveram 12% menos chance de engravidar em seu período fértil do que as mulheres com baixos níveis deste hormônio.
Outro fator complicador da ansiedade é que o casal fica mais estressado, causando diminuição da libido e, consequentemente, da frequência de relações sexuais.

Entendendo o efeito da ansiedade no corpo do homem

A ansiedade pode causar desequilíbrio hormonal no homem, provocando alterações na concentração, morfologia e habilidade de locomoção dos espermatozoides.
Outro complicador da ansiedade e estresse é que pode causar a disfunção erétil e problemas na ejaculação, além da diminuição da libido.

Dicas para aumentar a chances de engravidar:

– mantenha relações no período fértil

A ovulação da mulher com ciclo regular de 28 dias geralmente ocorre no 14º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil compreende, inclusive, os 3 dias que antecedem a ovulação e 3 dias depois, ou seja, entre o 11º e 17º dia depois do primeiro dia da menstruação. Como nem todas as mulheres ovulam no mesmo intervalo existem outras formas de descobrir se ela está ovulando, porém se apegar a essa informação para manter relações sexuais poderá causar ansiedade.
Acesse a calculadora de ovulação e período fértil clicando aqui.
Leia mais sobre como descobrir quando a mulher está em seu período fértil

– mantenha relações sexuais em dias alternados

Durante o período fértil, tente manter relações sexuais em dias alternados. Apesar do óvulo sobreviver por cerca de 24 horas, a vida do espermatozoide é bem mais longa, chegando até 5 dias. Alternando os dias das relações o homem terá mais tempo para produzir espermatozoides em maior quantidade e melhor qualidade, aumentando as chances da fecundação.

– invista nas carícias

Ao manter relação somente para engravidar a mulher não relaxa e a ansiedade nesta hora pode liberar ainda mais epinefrina (adrenalina) dificultando a fecundação do óvulo. A melhor forma é investir nos carinhos, preliminares e se deixar levar pelo momento. Ao chegar ao clímax a mulher ficará mais relaxada e seu corpo mais preparado para receber os espermatozoides para a fecundação.

– mantenha a ansiedade sobre controle

Marque uma consulta com um médico obstetra ou especialista em fertilidade para que o casal possa expor suas duvidas e angústias. Certamente o médico poderá esclarecer muitos dos mitos sobre fertilidade e gestação, trazendo mais tranquilidade ao casal.
Atividade física também é uma ótima aliada, pois libera endorfina trazendo tranquilidade e bem estar ao casal.

– mantenha dieta e hábitos saudáveis

O tabaco e álcool são inimigos conhecidos e declarados da fertilidade do homem e da mulher, portanto mantenha distância inclusive de pessoas fumando.
As drogas naturais e sintéticas, como maconha e anabolizantes, também prejudicam e muito a fertilidade do homem e da mulher. Mantenha distância.
Uma dieta equilibrada é importante para um corpo saudável e fértil. Corpos muito magros ou obesos também atrapalham a fertilidade do homem e da mulher, além de trazer várias complicações na gestação.
Leia mais sobre alimentos que podem ajudar na fertilidade da mulher
Leia mais sobre alimentos que podem ajudar na fertilidade do homem

– fale com o seu médico

Somente um médico poderá avaliar se o casal possui algum problema de fertilidade e qual o melhor método de tratamento para que consigam engravidar. Desta forma o casal poderá, havendo necessidade, precocemente se tratar e evitar as tentativas frustradas. A mulher, desde a menarca (primeira menstruação) deve se consultar com um médico ginecologista anualmente.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Scott Snyder

Você está pronta para ser mãe? Teste online

Responda ao teste online e descubra de você está pronta para ser mãe ou se deve rever alguns assuntos antes de encarar a maternidade.

43 comentários

  1. Olá! Sou Jamily tenho 18 anos e tenho muita vontade de ser mae , mas ja tenho relaçoes a 1 ano 4 meses sem nenhum metodo contraceptivo e ainda nao engravidei,minha tenta me acalmar dizendo que quando ficou gravida do meu ultimo irmao , ela menstruava normalmente e ela acha que tambem isso possa ocorrer comigo.Já ouvi muitas mulheres dizerem que mestruavam durante a gravidez.O que talvez possa causar isso ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Jamily,
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando têm relação sexual no período fértil, ou seja, não é tão fácil engravidar como as tentantes gostariam. Se você já é tentante a mais de 1 ano, a dica é procurar por um especialista em fertilidade para examinar você e seu companheiro para ver se será necessário algum tratamento, geralmente 80% das tentantes engravidam no primeiro ano de tentativas.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

  2. Oi, eu e meu parceiro tivemos relações sem preservativo, mas não houve ejaculação. Uma semana depois minha “menstruação” desceu por dois dias, e no terceiro veio apenas uma sujeirinha. Suspeitei de nidação, então uma semana e meia depois do sangramento eu fiz um teste de farmácia, que deu negativo. Além disso, minha menstruação não é regular, mês passado menstruei mais de uma vez. É possível que eu esteja gravida? Ou é mais provável que essa menstruação curta seja devido ao mês passado, que menstruei duas vezes?

    • Almanaque dos pais

      Olá Lucinda,
      A nidação acontece por volta de 4 a 7 dias após a fecundação do óvulo e nem todas as mulheres apresentam sangramento durante a nidação.
      Se o sangramento foi mais intenso, pode ser sua menstruação.
      Para tirar a dúvida o ideal é que você realize um exame de sangue chamado beta hCG quantitativo. Não é necessário pedido médico ou jejum para a coleta do sangue, porém é importante que um médico leia o resultado para você para não haver erro de interpretação.
      Beijos

  3. Olá estou tentando engravidar há 8 meses mês passado veio normal do dia 7/4 até dia 10/04 .
    Até hj não o veio tive relação com meu esposo no período fértil seráq posso estar ggrávida estou anciosa ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Simone,
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade. Como você já treinou “na hora certa”, agora é hora de ocupar a cabeça com outras coisas e aguardar esse período, conhecido como beta-espera.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

  4. Olá! Tenho um filho de três anos e meio. Desde antes de engravidar dele tomava ac continuo (yaz).
    Na primeira gestação fiquei uma semana sem tomar o AC e já engravidei, nem menstruei. Agora estou tentando a segunda gravidez. Tomei continuo esses três anos. Parei o ac e dia 29/03 começou aquela borra de café. Depois tive sangramento normal até dia 03/04. Ainda dia 03/04 tive relação desprotegida. Dias depois tive os sintomas clássicos de ovulação. Tive relações dia sim dia não. Minha menstruação deve vir dia 26/04. Faltando quatro dias para o atraso fiz um teste de farmácia e deu negativo. Não sinto nada de diferente. Na primeira gravidez tive sintomas logo no início. Senti tudo acontecer.. como tive os sintomas de ovulação cedo, achei que antes do atraso já teria um positivo. Será que ainda posso alimentar esperanças nesses dois dias que faltam para um possível atraso?

  5. Olá, bom dia.
    Fiquei menstruada mês passado no dia 21 até o dia 24 de março.
    Hje é dia 22/04 e ainda não fiquei. Devo fazer um teste hoje ou esperar mais um pouco? Parei de tomar o anticoncepcional faz dois meses…

  6. Olá venho tentando engravidar a 9 meses e os médicos dizem que está td bem cmg e com meu marido…
    Sou mto estressada e mto ansiosa até tomo remédio para ansiedade, porém comecei a tomar esse remédio a 1 mês atrás…
    Tenho 28 anos e tomei anticoncepcional desde meus 14 anos para regular meu ciclo menstrual será que pode ser por calsa disso q até hj não engravidei?
    O nome do anticoncepcional q tomei era #Gracial e depois #Norigina
    Parei a 11 meses já

    • Almanaque dos pais

      Olá Wlyane, tudo bem?
      A pílula não atrapalha a fertilidade da mulher, o que acontece é que ela pode demorar mais tempo para descobrir algum problema de fertilidade porque só vai tentar a gravidez alguns anos após começar a tomar a pílula.
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando têm relação sexual no período fértil, ou seja, não é tão fácil engravidar como as tentantes gostariam. Cerca de 80% das mulheres conseguem engravidar no primeiro ano de tentativas. Como está tudo em ordem com a sua fertilidade e a do seu marido e você já treinou “na hora certa”, agora é hora de ocupar a cabeça com outras coisas e aguardar esse período, conhecido como beta-espera.
      Beijos, estamos na torcida

  7. Olá ,tenho uma dúvida!
    Minha menstruação veio dia 23/02mais só apenas 1 dia no caso veio 23/02 a noite no dia 24/02 so veio pouquinho na parte da mãe e parou . No mesmo dia tive relação cm meu marido depois disso não veio mais.
    Normalmente minha menstruação vem dia 16 ou 17 .
    Tem alguma possibilidade d eu está grávida ou meu siclo está irregular.

    • Almanaque dos pais

      Olá Bruna,
      É possível que esse sangramento seja a nidação! Mas para ter certeza você precisará realizar algum teste de gravidez. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste.
      Se você tem dúvidas sobre a menstruação estar atrasada ou tem período irregular, a dica é aguardar 15 dias da relação sexual e realizar um beta-hCG quantitativo.
      Beijos

  8. Celina Solange

    Olá !
    Tenho 30 anos e no dia 16/12 tive a minha mestruacao e no dia 30/12 tive relações com o meu namorado e a camisinha estorou ao tomar a pílula de emergência sou tomei quase metade do comprimido e depois tomei uma cerveja, tenho tonturas, vómitos enjoo e dores de cabeça e impressão que minha barriga esta inchado principalmente a noite.
    Minha mestruacao apareceu no dia 14/01 e só fez dois dias e saiu muito pouco parecendo restos fiz exame de farmácia e de sangue deu negativo mais os sintomas continuam. Posso estar grávida?

    • Almanaque dos pais

      Olá Celina,
      A pílula do dia seguinte possui alta concentração de hormônios, o que causa uma bagunça no ciclo menstrual da mulher, ou seja, causando atraso ou adiantamento do ciclo menstruação e a próxima ovulação será em uma data desconhecida.
      Se você menstruou normalmente (com fluxo menstrual normal) provavelmente não é gravidez, porém para ter certeza você precisará realizar um teste de gravidez. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste de gravidez.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.