Home / Pré-gestação / Tentantes / Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar

Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar

Foto: Scott Snyder
Foto: Scott Snyder

O período fértil da mulher é o intervalo de dias que antecedem a ovulação e dura até três dias depois que a ovulação ocorreu. Não existe uma fórmula para todas as mulheres, pois cada corpo trabalha de uma forma e o ciclo menstrual e dia da ovulação varia bastante. Mesmo considerando essas variações ainda sim é possível identificar o período em que você irá ovular e, assim, aumentar as suas chances de conceber um bebê. Em 2 anos cerca de 90% dos casais conseguem engravidar de forma natural, praticando sexo sem proteção e 2 ou 3 vezes durante o período fértil.
Porém se a mulher já tem mais de 35 anos esta estimativa passa para 3 anos, pois a fertilidade diminui quase que pela metade de quando ela tinha 25 anos. E aos quarenta ela cairá pela metade do que era aos 35. Ou seja, se você já tem 35 anos o melhor a fazer é conversar com seu médico caso não consiga engravidar com 1 ano de tentativas.
Para facilitar o entendimento selecionamos alguns temas abaixo para você conhecer melhor seu corpo.

Identificar o ciclo menstrual

A primeira etapa é identificar quantos dias dura o seu ciclo menstrual. Ele se inicia no primeiro dia da sua menstruação e dura até o início da próxima menstruação (Se você menstruou no dia 01 e voltou a menstruar 29 dias depois (dia 30) então seu ciclo é de 28 dias, ou seja, o intervalo entre o início da menstruação até 1 dia antes da próxima menstruação). Na grande maioria das mulheres o ciclo dura entre 26 e 32 dias, porém em outras o ciclo pode ser irregular ou durar um pouco mais ou menos dias.
Saiba mais acessando nossa matéria: Como saber de quantos dias é o meu ciclo menstrual?

Identificar o dia provável da ovulação – período fértil

Existem 2 formas eficazes de identificar o período fértil, sendo a primeira válida somente para quem possui ciclo regular e a segunda para todas as mulheres.
Semana 01 - tabelinha
Através dos dias do ciclo: A ovulação geralmente ocorre 2 semanas antes do término do ciclo, ou seja, após identificar quantos dias dura seu ciclo menstrual você consegue identificar o dia provável da menstruação que seria 14 dias antes. 
Para um ciclo de 28 dias (28-14 =14) a mulher do exemplo irá ovular 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
Acesse a calculadora de ovulação e período fértil clicando aqui.
Através do muco vaginal: Durante o período fértil o corpo feminino se prepara para a fecundação de muitas formas, porém uma delas é de fácil identificação. Como a ovulação dura cerca de 24 horas é importante que o esperma consiga esperar por esse momento já no corpo da mulher. Para isso a mulher produz um muco transparente e pegajoso (similar à clara de ovo) que, além de manter o espermatozoide vivo de 3 à 7 dias, ele também facilita a movimentação deles dentro do útero até as trompas, pois é escorregadio. Ao identificar que o muco vaginal está com o aspecto de clara de ovo, você estará em seu período fértil.

Aumentando as chances de engravidar

Agora que você já sabe identificar de 2 formas se está no período fértil, então é hora de namorar! Como a ovulação nem sempre acontece no dia “programado”, porém o muco vaginal ajuda bastante deixando os espermatozoides vivos por alguns dias após o sexo, a ordem é começar a praticar 5 dias antes de ovular (ou quando o muco vaginal começar a ficar com aspecto de clara de ovo) e continuar fazendo sexo por uns 2 ou 3 dias depois.
As chances de engravidar aumentam ainda mais praticando sexo na véspera da ovulação, chegando a 30% de chance, e cai para pouco mais de 10% no dia da ovulação.
Se você tem ciclo irregular a melhor forma de identificar uma ovulação é pelo muco(algumas mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico, antes dos 23 anos, ovulam cerca de 2 ou 3 vezes ao ano), porém a dica é praticar mais sexo durante todo o ciclo para aumentar as chances de uma gestação.

Controlando a ansiedade

Mesmo conhecendo seu corpo, seu ciclo, ou até mesmo utilizando remédios que estimulem a ovulação, a ansiedade ainda é um dos anticoncepcionais mais eficientes. A ansiedade pode, inclusive, fazer com que a mulher não ovule. Tenha consciência de que as chances de engravidar são cerca de 20% ao mês. Um casal que não apresenta nenhum problema de fertilidade engravida, em média, após 1 ano de tentativas. Se necessário procure ajuda profissional para tratar a sua ansiedade.
Leia mais: A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Não tome por conta própria nenhum medicamento para estimular a ovulação ou libido, eles podem ser prejudiciais e só podem ser administrados por um médico e com acompanhamento.

Você também pode gostar:
Alimentos que favorecem a fertilidade da mulher
Alimentos que favorecem a fertilidade do homem
Os 21 sintomas mais comuns nas primeiras semanas de gravidez

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

engravido-somente-no-dia-da-ovulacao-by-www-huffingtonpost-com

Engravido somente no dia da ovulação?

A ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário, dura entre 12 e …

443 comentários

  1. olá meu nome é Tais, minha menstruação desceu no dia 26/09 , e minha cartela de anticoncepcional estava uma bagunça, fazia uns dias que nao tomava , tive relação no dia 16/10 e no dia 17/10 desceu pra mim..ficou durante 3 dias descendo bem pouco tipo uma borra…ai parou…e tive mais relação depois , a partir do dia 24/10 comecei a sentir os sintomas de quando vou menstruar …hoje dia 28/10 estou sentindo fortes colicas…fiz o teste gravidez e deu negativo…quando será meu periodo fertil? e como calcular meu ciclo?

    fico no aguardo

    • Almanaque dos pais

      Olá tais,
      Quem toma anticoncepcional tem um ciclo menstrual “forçado”, menstruando somente durante a pausa do remédio. Somente ao parar com anticoncepcional é que você voltará a ovular e será possível identificar qual seu ciclo menstrual e período fértil.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.