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Alimentos que favorecem a fertilidade da mulher

A relação entre os alimentos que você ingere e sua saúde já é velha conhecida, o que algumas pessoas ainda não conhecem é a relação dos alimentos com a fertilidade feminina e masculina.

gravida01É verdade que os alimentos podem influenciar na ovulação da mulher, da mesma forma que um peso adequado também faz muita diferença na hora de engravidar. O ideal é que o IMC (índice de massa corpórea) da mulher esteja entre 20 e 24. Um IMC maior ou menor pode prejudicar a ovulação ou até mesmo aumentar a probabilidade de abortos. As mulheres obesas podem até mesmo parar de ovular, porém uma dieta adequada pode regular o ciclo e reverter essa situação.

Abaixo uma relação de alimentos que podem ajudar ou prejudicar a fertilidade da mulher

Alimentos que devem ser evitados

Gordura trans: é nociva à saúde e fertilidade – verifique sempre na embalagem dos produtos;
Sódio: o alto consumo de sódio pode provocar pressão alta, o que diminui a fertilidade;
Café e álcool: aumentam o hormônio prolactina, causando infertilidade;

Alimentos que devem ser consumidos

Ácido Fólico:

Além de auxiliar na qualidade dos óvulos, ele é responsável pela formação neural do bebê e deve ser consumido 3 meses antes de engravidar até 3 meses após engravidar. Geralmente a alimentação não vai suprir essa necessidade e o seu médico poderá indicar uma suplementação para atingir a dose recomendada.
Amendoim
Amêndoa
Feijão
Fígado
Laranja
Leite
Lentilha
Ovos
Vegetais de folhas verde-escuras (brócolis, couve, espinafre..)

Complexo B:

Auxilia no equilíbrio hormonal e estimulam a ovulação.
Aves
Carne bovina (2 vezes por semana)
Ervilha
Feijão
Grão de bico
Legumes
Lentilha
Peixes

Vitamina E (ou tocoferol):

É conhecida como a vitamina da fertilidade, auxiliando na integridade uterina e da placenta.
Aveia
Aves
Grãos integrais
Nozes
Ovos
Peixes

Farinha de trigo integral:

Substitua a farinha de trigo comum pela integral, que é um carboidrato composto. O consumo excessivo do carboidrato simples – farinha de trigo comum – aumenta em até 55% as chances de desenvolver síndrome do ovário policístico.

Ferro:

A deficiência deste mineral pode desregular a ovulação.
Açaí
Agrião
Cheiro verde
Feijão
Fígado
Grão de bico
Lentilha
Miúdos

Frutas:

As frutas vermelhas, em especial previnem a displasia mamária.
Amora
Cereja
Melancia
Morango
Tomate

Gorduras poli-insaturadas:

Seu efeito anti-inflamatório protege o aparelho reprodutor da mulher.
Azeite extra virgem
Castanha do Pará
Óleo de canola
Óleo de soja

Zinco:

Importante para a formação dos espermatozoides.
Carne vermelha
Feijão
Ostras

Dicas importantes

Foto: LotusHead
Foto: LotusHead

– A água não pode faltar, ela é responsável por fazer todo nosso corpo funcionar. Beba ao menos 2 litros por dia. Refrigerantes não entram nessa conta.
– O consumo de leite integral e seus derivados, assim como sorvete se mostrou eficiente nos estímulo da ovulação, ou seja, um sorvetão com chantilly é um aliado às tentantes além de ser delicioso. Consumir 2 vezes por semana já bastam para obter os resultados pretendidos, porém cuidado com o ganho de peso que pode produzir um efeito contrário.
– Atividade física ao menos 3 vezes por semana por, pelo menos, 30 minutos também se mostrou muito eficaz no estímulo da fertilidade da mulher.
– Se você é vegetariana, procure um nutricionista para avaliar se há alguma deficiência de minerais ou vitaminas, a deficiência mais comum é a de Zinco.

Acesse a calculadora de ovulação e período fértil clicando aqui.

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Um comentário

  1. segredos da fertilidade

    Obrigado por mais esse conteúdo de qualidade.

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