Home / Pré-gestação / Tentantes / A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Considerando um casal fértil com até 35 anos de idade, que mantém relações sexuais frequentes e sem uso de nenhum método anticoncepcional, as chances de engravidar são de cerca de 20% a 25% em cada ciclo menstrual, sendo que 85% dos casais conseguem engravidar no primeiro ano e 8% no segundo ano. O percentual restante, cerca de 7% dos casais, demora um pouco mais para engravidar e um acompanhamento médico pode ser necessário. Em casais com idade superior a 35 anos é aconselhado o acompanhamento médico a partir dos 6 meses de tentativas para, através de exames, verificar a fertilidade do homem e da mulher.

Vale lembrar que esses números são estatísticos e engravidar não é matemática ou tarefa fácil. Além de manter relações sexuais no período fértil da mulher, o casal tentante pode até perder a naturalidade do relacionamento e as emoções negativas, como a ansiedade, complicam a ovulação, fecundação e implantação.

Entendendo o efeito da ansiedade no corpo da mulher

mulher triste02 (540x532)A ansiedade pode causar um desequilíbrio hormonal, que chega até mesmo a desencadear ciclos menstruais irregulares em mulheres que até então tinham ciclos regulares, resultando até mesmo na inibição da ovulação.
A ansiedade também aumenta a produção da epinefrina (adrenalina) que além de dificultar a fecundação por deixar o corpo feminino tenso e dificultar a locomoção dos espermatozoides, também estimula a produção de oxitocina que provoca a contração uterina, ou seja, se o óvulo for fecundado ele poderá ter dificuldades para se fixar no útero e que tentará expelir esse corpo (o óvulo) constantemente.
Algumas mulheres chegam a apresentar os primeiros sintomas da gestação, tais como enjoos, cansaço, dor nos seios e até mesmo atraso menstrual, porém logo depois a menstruação desce normalmente. Provavelmente a maioria dessas mulheres estava grávida e expeliu o óvulo naturalmente sem ao menos saber deste início de gestação, e a ansiedade é a principal causa desse acontecimento.
Uma pesquisa realizada em Oxford com 247 mulheres com idade entre 18 e 40 anos constatou que as que possuíam elevados níveis de epinefrina (adrenalina) tiveram 12% menos chance de engravidar em seu período fértil do que as mulheres com baixos níveis deste hormônio.
Outro fator complicador da ansiedade é que o casal fica mais estressado, causando diminuição da libido e, consequentemente, da frequência de relações sexuais.

Entendendo o efeito da ansiedade no corpo do homem

A ansiedade pode causar desequilíbrio hormonal no homem, provocando alterações na concentração, morfologia e habilidade de locomoção dos espermatozoides.
Outro complicador da ansiedade e estresse é que pode causar a disfunção erétil e problemas na ejaculação, além da diminuição da libido.

Dicas para aumentar a chances de engravidar:

– mantenha relações no período fértil

A ovulação da mulher com ciclo regular de 28 dias geralmente ocorre no 14º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil compreende, inclusive, os 3 dias que antecedem a ovulação e 3 dias depois, ou seja, entre o 11º e 17º dia depois do primeiro dia da menstruação. Como nem todas as mulheres ovulam no mesmo intervalo existem outras formas de descobrir se ela está ovulando, porém se apegar a essa informação para manter relações sexuais poderá causar ansiedade.
Acesse a calculadora de ovulação e período fértil clicando aqui.
Leia mais sobre como descobrir quando a mulher está em seu período fértil

– mantenha relações sexuais em dias alternados

Durante o período fértil, tente manter relações sexuais em dias alternados. Apesar do óvulo sobreviver por cerca de 24 horas, a vida do espermatozoide é bem mais longa, chegando até 5 dias. Alternando os dias das relações o homem terá mais tempo para produzir espermatozoides em maior quantidade e melhor qualidade, aumentando as chances da fecundação.

– invista nas carícias

Ao manter relação somente para engravidar a mulher não relaxa e a ansiedade nesta hora pode liberar ainda mais epinefrina (adrenalina) dificultando a fecundação do óvulo. A melhor forma é investir nos carinhos, preliminares e se deixar levar pelo momento. Ao chegar ao clímax a mulher ficará mais relaxada e seu corpo mais preparado para receber os espermatozoides para a fecundação.

– mantenha a ansiedade sobre controle

Marque uma consulta com um médico obstetra ou especialista em fertilidade para que o casal possa expor suas duvidas e angústias. Certamente o médico poderá esclarecer muitos dos mitos sobre fertilidade e gestação, trazendo mais tranquilidade ao casal.
Atividade física também é uma ótima aliada, pois libera endorfina trazendo tranquilidade e bem estar ao casal.

– mantenha dieta e hábitos saudáveis

O tabaco e álcool são inimigos conhecidos e declarados da fertilidade do homem e da mulher, portanto mantenha distância inclusive de pessoas fumando.
As drogas naturais e sintéticas, como maconha e anabolizantes, também prejudicam e muito a fertilidade do homem e da mulher. Mantenha distância.
Uma dieta equilibrada é importante para um corpo saudável e fértil. Corpos muito magros ou obesos também atrapalham a fertilidade do homem e da mulher, além de trazer várias complicações na gestação.
Leia mais sobre alimentos que podem ajudar na fertilidade da mulher
Leia mais sobre alimentos que podem ajudar na fertilidade do homem

– fale com o seu médico

Somente um médico poderá avaliar se o casal possui algum problema de fertilidade e qual o melhor método de tratamento para que consigam engravidar. Desta forma o casal poderá, havendo necessidade, precocemente se tratar e evitar as tentativas frustradas. A mulher, desde a menarca (primeira menstruação) deve se consultar com um médico ginecologista anualmente.

Sobre Almanaque dos pais

Avatar
Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

48 comentários

  1. Avatar

    Olá, estou tentando engravidar desde outubro de 2014 e até agr nada. Tenho 21 anos e tomei anticoncepcional “ciclo 21” por cinco anos seguidos. Com isso pode demorar mais para eu poder engravidar ? ?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Aline,
      Como você parou de tomar AC faz mais de 1 ano o seu ciclo já deveria estar normalizado. As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade. Como você já tem mais de 1 ano como tentante, é interessante agendar uma consulta com um especialista em fertilidade para que o casal seja examinado.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

  2. Avatar

    Ola sou tentante e em dezembro estava com problemas hormonais e a menstruação não parava e com quase 15 dias menstruando fui ao medico e ele me receitou primosiston para acabar o sangramento e tomei por 10 dias e menstruei dia 15/12 ao dia 21/12 e no dia 30/12 estava com muita umidade vaginal porém não vi o muco elástico ,é possível eu ter ovulado ?Hoje é dia 13/01 e nada de menstruação,meu ciclo sempre foi de 28 dias.É possível que o remédio ainda esteja no corpo ?Seria por isso que ainda não menstruei ?Ou sera gravidez ?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Tudo bem Renata?
      É possível que o remédio tenha interferido em seu ciclo menstrual, ao mesmo tempo que você também pode ter ovulado. Para ter certeza você precisará realizar algum teste de gravidez. Como seu ciclo pode estar desregulado, a dica é aguardar 15 dias da relação sexual e realizar um beta-hCG quantitativo.
      Beijos

  3. Avatar

    oi minha mestruaçao veio dia 02/11/2015 sabem diser quando vai vir minha proxima mestruaçao so que antes de atrasar eu tomava anteconcepcional de ciclo 21 so tomei 6 comprimidos vai descer no final de dezembro ou ta muito proximo sinto um pouco de colica muita fome sono cansaço obrigada mim esclareça esta duvida por favor

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Edicleide,
      Ao parar com o anticoncepcional o corpo da mulher algumas vezes demora um pouco para se ajustar, podendo haver mudança no ciclo menstrual, no fluxo e até ovulação “fora de hora”, mas mesmo assim é possível que você já tenha engravidado logo no primeiro ciclo.
      Para ter certeza você precisará realizar algum teste de gravidez. Clique aqui e saiba quantos dias deve aguardar para realizar cada tipo de teste.
      Beijos

  4. Avatar

    Ola meninas , estou com 58 dias de atraso na minha mestruação , ja fiz dois testes de farmacia e deram negativo , e tambem ja fiz um teste ao sangue e tambem deu negativo , estes ultimos dias tenho andado bastante cansada passo os meus fins de semana a dormir , engordei alguns kgs em apenas uma semana , sera que posso estar gravida e dar negativo ? Me ajudem 🙁

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Andrea, tudo bem?
      É possível sim estar grávida. Como você continua com atraso o ideal agora é se consultar com um ginecologista. Ao te examinar ele terá um diagnóstico mais seguro e poderá solicitar exames mais precisos.
      Agende uma consulta o mais breve possível, combinado?
      Beijos

  5. Avatar

    Oi tenho 18 anos e sou casada faz 1 ano e 6 meses, todo esse tempo Nós tentamos ter um bebe e nunca conseguimos. Esse último mês EU tava enjoada, não conseguia comer, meus seios doloridos e etc. Ms quando chegou no dia da minha mestruação Ela veio, mas veio 5 dias normais só que eu me adimirei que não sentir dor de colicas nenhuma e provalvelmente EU fico Com muita dor de colica. E ddepois saiu um.liquido transparente e liguento e não entendir nada pq , o meu ciclo mestrual é 32 dias e aquele não erã meu período certo de fertilização e fiquei Com duvidas de tá gravida ou não.?

  6. Avatar

    Perdi um bebê em Abril 2015. Estava com 9 semanas, apesar de não saber a causa tenho muito medo. Sofri muito nao quero passar por tudo novamente. Então nada melhor que entregar nas mãos de Deus, eu sei que no momento certo ele vai realizar meu sonho.

  7. Avatar

    Boa tarde..
    Estou com 6 dias de atraso, sinto muita cólica parece que vou menstruar e com seios inchando e dolorido. … Estou tentando engravidar faz 6 meses… Estou com medo do negativo. .. posso fazer o exame de farmacia?

  8. Avatar

    Bom dia , porfavo me tira essa agonia , eu tento não ficar anciosa mas não consigo, eu treinei bastante no meu período fértil começou dia 4 terminou ontem , dia 3 eu tive relação e ele gozou 2 vezes dia 6 a mesma coisa e dia 7 tbm ele gozou 2 vezes no dia 6 estava saindo uma gosma bem elástica e tipo clara de ovo só que desna de hontem venho sentindo diarreia , eu não sei oque é não como nada diferente , e eu sou ressecada , vou ao banheiro de 2 em dois dias não sei oque esta acontecendo comigo , queria muito engravidar

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Tudo bem Duda?
      O muco tipo clara de ovo é um ótimo sinal, afinal ele é importante para ajudar os espermatozoides a “nadarem”, por isso ele é escorregadio. A disenteria não tem relação com seu período fértil, mas pode ter relação com sua ansiedade ou, o mais provável, alguma intoxicação alimentar.
      Fique tranquila, procure ocupar seu tempo livre com coisas que gosta de fazer. Ser tentante não é nada fácil!
      Estamos na torcida pelo seu positivo!
      Beijos

  9. Avatar

    Olá, boa tarde,
    estou sentindo vários sintomas de gravidez, porém não sei se estou, menstruei normal dia 27/09, tive uma virose (muito enjoo, vomitando e no terceiro dia tive diarreia), depois de dois dias a diarreia acabou e os enjoos continuaram (junto com boca cheia de saliva, boca amargando, vomitando as vezes, não aguentando sentir alguns cheiros fortes pois da repulsão na hora e enjoo), uma semana depois fiz o exame de sangue deu negativo (menstruação não atrasada), mais continuei sentindo os sintomas, meu ciclo é de 25 dias, era pra descer dia 25/10 não desceu ficou atrasada 9 dias e desceu só que muito estranha (na madrugada de segunda só saiu vestígios de sangue no papel higiênico de manhã voltei ao banheiro e vi que não sujou a calcinha, só no papel de novo e tava tipo uma gosma vermelha, só na parte da tarde que começou a sujar o absorvente, desceu pouco (obs: normalmente a minha vem em muita quantidade e por muitos dias) na quarta feira notei que já estava no fim quinta não tinha mais nenhum vestígio dela. Sou casada, tenho 23 anos já tenho um filho de 4, tomei anticoncepcional durante quase 2 anos o mesmo (nociclin) é bem fraca a formulação dele por conta de eu ter problema com medicamento, sempre esqueço uns dois ou três dias da cartela, quando tive sintomas de virose o médico me mandou parar de tomá-lo por conta da suspeita da gravidez que ele não descartou, desde então não tomo e nem previno de jeito nenhum, o que me diz, pois estou com medo de ser tudo da minha cabeça (é possível que aconteça só na cabeça da mulher?) estou preocupada porque continuo com enjoos tendo umas cólicas leves (nem parece cólica, meio que constante no pé da barriga) minha barriga ta inchada, meios seios sensíveis. Quando me recomenda fazer outro exame? É possível ser gravidez ou não tem possibilidade? Obrigada desde já!

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Tudo bem Mary?
      Pelo tempo de atraso e pela data em que você realizou o exame de sangue, você já pode realizar um novo exame que será mais preciso, pois já faz bastante tempo. Sugiro que faça o Beta hCG Quantitativo, que será capaz de verificar se há o hormônio da gravidez em seu corpo e qual a concentração, ou seja, com quantas semanas você estaria.
      Volte para nos contar, combinado?
      Beijos

      • Avatar

        Combinado, se eu fizer um teste de farmácia é possível que dê positivo ou não?
        Hoje amanheci com fraqueza, pouco enjoada, e esta saindo um corrimento bem escuro (é comun depois que a menstruação acaba sair um corrimento claro tipo caramelo mas agora esta muito escuro (quase preto)). Estou com medo de estar com alguma infecção ou algo parecido. Isso é normal ou há algo errado mesmo comigo?
        Estou com vontade de na segunda feira ir ao medico e pedir uns exames e uma endovaginal, o que diz? Obrigada pelo apoio, estou tão preocupada!

        • Avatar
          Almanaque dos pais

          Olá Mary,
          Somente um teste de farmácia, exame de sangue ou um médico são capazes de afirmar se há uma gestação em andamento. Quando se é tentante é importante tentar manter a ansiedade controlada. Tente ocupar a mente com coisas que você gosta, como ler, assistir a filmes, caminhar…
          Ir ao médico é uma ótima ideia, ele poderá lhe examinar e receitar, por exemplo, o ácido fólico, que é extremamente importante para a formação neural do bebê e deve começar a ser tomado cerca de 3 meses antes de engravidar.
          Beijos

        • Avatar

          Mary,
          Estamos no mesmo barco, estou com Sintomas de gravidez, e hoje tive crise de bronquite. .Será que atrapalha a fecundação do óvulo. ..Hoje é o meu 8 dia…. depois da ovulação. .fiz o de urina no hospital deu neg. E olha que a menstruação desce semana que vem. Fiz a histerossalpingografia, estou a espera do positivo. …Será que faço onde sangue no final do mês?

  10. Avatar
    Ana Flavia Cesar Castilho

    Fiquei menstruada dia25/10/2014 e fiquei três dias tive relação dia 28,31/10 posso ter engravidado?

  11. Avatar

    Oi bom dia !!! Estou com dúvida minha última mestruacao foi dia 24-08-2014 estou tentando engravida .. ela teria quer vir no dia 21-09 mas não veio fiz exame de farmacia dia 23 -00 deu negativo .. mas a mesteumestruacao não veio .. Quando foi dia hoje dia 30-09 estou com vestígios de mestruacao porém sem cólicas e leve fluxo sanguíneo … Oque não é de costumes … meu médico deu pedido para exame .. Oque pode ser devo fazer oy não o risada

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Lais, tudo bem?
      Se há chances de estar grávida é indicado sempre que se faça os exames, assim se der positivo você já pode iniciar o pré-natal, que são os exames e acompanhamentos do obstetra para que sua gestação seja saudável e seu bebê se desenvolva bem.
      Beijos e volte para nos contar, combinado?
      beijos

  12. Avatar

    Fiz laparoscopia em julho,quero engravidar estou tomando acido folico,porem estou muito anciosa,pq antes da cirurgia eu perdi meu bb.queria saber se e mais facil engravidar meu periodo fertil foi dia 25 de agosto.

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Morgana, tudo bem com você?
      Agora nossa equipe interage com vocês através do Fórum.
      A sua resposta pode ser lida em nosso fórum. Clique aqui para ler e fique a vontade para interagir com nossa equipe e com a comunidade de usuários Almanaque dos pais.

  13. Avatar
    marcia regina dos santos

    Oi entao faz 23 dias que tive relacao sem camisinha desde do dia 22 de maio nao tomo messigina depois de tres dias da relacao tomei uma pirula so do dia seguinte r ja fiz dpis brta o promero deu 1.32 e o segundo 1.20 mas ainda nao tenho certeza de uma gravidez negativa ja chotei to super ansiosa quero muito me ajude

  14. Avatar
    Amanda Oliveira

    Eu tenho 16 anos e durante 2 anos tomei Depo Provera e a 4 meses tomo Mesygina. Dia 31/05 eu tive uma relação sem camisinha e ele ejaculou na minha barriga. Tomei Pilem com 19 horas depois da relaçao e minha menstruaçap veio dia 8 por 5 dias com bastante sangue e muita colica. Não tenho nenhum sintoma de gravidez, porem tenho medo de ter engravidado pois ja tenho uma filha de 2 anos. E hoje dia 29 to com um sangramento meio escuro e com um pouco de colicas. Isso pode ser por causa da Pilem ou sera que estou gravida?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Amanda, tudo bem?
      A primeira ação que você deve tomar é se consultar com um médico ginecologista para conversar sobre métodos anticoncepcionais que podem prevenir alguns sustos, porém não previnem as doenças venéreas, ou seja, continue usando a camisinha sempre.
      A pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal, ela bagunça todo o ciclo menstrual da mulher, além de não ser 100% segura.
      Beijos

  15. Avatar

    tenho 43 anos e minha menstruação é desregulada hoje dia 19/04/2104 começou a vim e o meu ciclo é sempre de 3 a 4 dias morro de vontade de ser mãe .por favor qual é o dia favorável de eu engravidar me responda .tenho outra pergunta sempre fico em dúvida da contagem de um ciclo e o outro e também dessa parte mucosa e se tem que fazer sexo antes da menstruação ou depois.um bom dia e obrigada me envia por email.

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Maria, tudo bem?
      Nos desculpe a demora em lhe responder, ficamos 3 semanas impossibilitados de responder aos comentários.
      Como seu ciclo é irregular e você está com 43 anos, nossa dica é que procure desde já um especialista em fertilidade para que ele possa aumentar suas chances de engravidar, pois com o ciclo irregular fica quase impossível prever o dia da ovulação sem realizar alguns exames.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *