Home / Papai / Saúde / Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

espermatozoide - wikipedia commonsEspermatozoides são as células reprodutivas masculinas do homem. Eles são formados por uma cabeça e uma cauda (ou flagelo).
É na cabeça que está o núcleo onde se encontra todo o material genético.

A espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias. Um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias. O processo se inicia com células espermáticas imaturas que se desenvolvem e, uma parte delas chegam ao estágio de células espermáticas maduras (ou espermatozoides). Nesta etapa eles migram para o epidídimo, onde após 18 a 24 horas ganham a capacidade de se locomover, chamada de motilidade.

Aptos a se moverem, eles passam pelo ducto ou canal deferente até chegarem à vesícula seminal, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação.

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Existem dois tipos de espermatozoides normais, os que carregam o cromossomo X, responsáveis pela formação de bebês do sexo feminino, e os que carregam o cromossomo Y, responsáveis pela formação de bebês do sexo masculino. É o homem quem define o sexo do bebê e não a mulher como se acreditava há muitos anos atrás.

Diferentemente das mulheres que já nascem com todos os óvulos formados, a produção dos espermatozoides masculinos é ininterrupta. Ela começa na puberdade e continua até o final da vida.

Entre 200 a 500 milhões de espermatozoides são depositados na parte posterior da vagina humana e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação.

Fonte: Wikipedia

Você também pode gostar:
O testículo do homem – anatomia e funções

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Sensibilidade nos dentes? Saiba tudo sobre ela

Você já sentiu um “choquinho” no dente ao tomar algo gelado ou quente? Você pode ter hipersensibilidade dentinária, conhecida como sensibilidade nos dentes.

29 comentários

  1. Olá tenho 34 anos e 1 filho de 14 anos .. Eu e meu marido decidimos dar um irmãozinho (a) para o nosso filho mais não consigo engravidar sempre ele ejacula dentro e sempre faço nos meus período fértil mais todo mês é uma frustração a menstruação vem .. minha última menstruação foi dia 17/10/16 fizemos no meu período fértil hj fiz estava muito anciosa fiz o teste de farmácia e o resultado deu NEGATIVO agora estou aguardando pois minha menstruação é pra descer dia 17/11/16 .. Minha duvida é devido a idade eu 34 e meu marido 36 fica mais difícil engravidar??? será que vamos ter que fazer tratamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.