Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Diabetes e os problemas bucais

Diabetes e os problemas bucais

O que é Diabetes Mellitus?

É uma doença caracterizada por um defeito na produção ou na ação do hormônio insulina, cuja principal função é promover a entrada de glicose nas células. A falta da insulina ou um defeito na sua ação causa a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia).

Quais doenças estão associadas ao diabetes?

Como o diabetes está associado à um déficit da circulação periférica, podemos relacionar esse fator às doenças periodontais, pois com a diminuição da quantidade de sangue que chega na gengiva, existe uma diminuição na quantidade de células de defesa, o que dificulta controlar ação das bactérias e consequentemente a doença gengival.

diabetes-periodontite-by-colgate
Foto: Reprodução www.colgate.com.br

As doenças periodontais (gengivite e periodontite) são caracterizadas por uma infecção bacteriana nos tecidos de suporte do dente – gengiva e osso.

A doença tem início com o acúmulo de biofilme na superfície dental que resulta em uma inflamação da gengiva (gengivite). Se essa inflamação não for tratada, ela progride para a doença periodontal propriamente dita, que é a inflamação do osso, podendo levar à perda deste tecido e também do dente.

Pesquisas recentes observaram que pacientes com doenças periodontais podem desenvolver características pré-diabetes e também ter o controle da glicose sanguínea afetado, contribuindo para a diabetes tipo 2.

Estudos também indicaram o cigarro como um fator de risco para o desenvolvimento da doença periodontal considerando uma população com higiene bucal satisfatória e o ato de fumar é um agravante da doença já instalada.

Você já leu o post sobre a doença periodontal e os partos prematuros???

Com tantos problemas associados às doenças periodontais, a melhor alternativa é prevenir.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Como tratar resfriado e gripe na gravidez

Confira as dicas de como tratar resfriado e gripe na gravidez de forma natural e sem riscos para o bebê com receitas de chás e bebidas quentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.