O que é Diabetes Mellitus?
É uma doença caracterizada por um defeito na produção ou na ação do hormônio insulina, cuja principal função é promover a entrada de glicose nas células. A falta da insulina ou um defeito na sua ação causa a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia).
Quais doenças estão associadas ao diabetes?
Como o diabetes está associado à um déficit da circulação periférica, podemos relacionar esse fator às doenças periodontais, pois com a diminuição da quantidade de sangue que chega na gengiva, existe uma diminuição na quantidade de células de defesa, o que dificulta controlar ação das bactérias e consequentemente a doença gengival.
As doenças periodontais (gengivite e periodontite) são caracterizadas por uma infecção bacteriana nos tecidos de suporte do dente – gengiva e osso.
A doença tem início com o acúmulo de biofilme na superfície dental que resulta em uma inflamação da gengiva (gengivite). Se essa inflamação não for tratada, ela progride para a doença periodontal propriamente dita, que é a inflamação do osso, podendo levar à perda deste tecido e também do dente.
Pesquisas recentes observaram que pacientes com doenças periodontais podem desenvolver características pré-diabetes e também ter o controle da glicose sanguínea afetado, contribuindo para a diabetes tipo 2.
Estudos também indicaram o cigarro como um fator de risco para o desenvolvimento da doença periodontal considerando uma população com higiene bucal satisfatória e o ato de fumar é um agravante da doença já instalada.
Você já leu o post sobre a doença periodontal e os partos prematuros???
Com tantos problemas associados às doenças periodontais, a melhor alternativa é prevenir.