Home / Mamãe / Beleza / Médico esclarece as dúvidas sobre as atividades físicas durante a gestação

Médico esclarece as dúvidas sobre as atividades físicas durante a gestação

Dr.Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, esclarece as dúvidas sobre as atividades físicas durante a gestação

A prática de atividades físicas pode beneficiar a saúde da mãe e do bebê?

No primeiro momento, o médico deve levar em conta se a gestante tem alguma contraindicação. Caso não tenha, o especialista deve estimular os exercícios sempre sob sua orientação.

Os benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez são inúmeros. Ajudam a prevenir doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, além de aliviar o estresse, reduzir inchaços e até a diminuir as chances de o bebê nascer prematuro. Sem contar o estímulo da musculatura da pelve, que melhora o desempenho da região no trabalho de parto.

Se a mulher não tem o hábito de se exercitar, ela pode melhorar seu desempenho cardiovascular com atividades aeróbicas ou de baixo impacto como hidroginástica, pilates, caminhada e yoga, por exemplo. Mulheres que já vivem a rotina da malhação devem procurar a ajuda de um personal trainer especialista em gestantes.

“Durante a gravidez ocorre o aumento da produção do hormônio relaxina. Essa substância deixa as articulações mais frouxas e aumenta os riscos de torções e lesões. O especialista deve adequar os exercícios, observar a frequência cardíaca, que não deve ultrapassar os 150 batimentos por minuto, além de evitar que a gestante fique ofegante ou que tenha uma lesão muscular ou ligamentar”, comenta o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Alguns exercícios físicos são bem restritos como os de alto impacto e os abdominais. “Porém, quem é atleta ou está acostumada a treinar muito e já conta com um abdômen mais definido pode sim continuar, já que apresenta um tônus muscular completamente diferente de uma mulher que nunca praticou atividade física”, diz o médico.

Se realizados de forma correta e acompanhados por um profissional especializado, os exercícios podem ser realizados até o 9º mês.

Por outro lado, existem algumas complicações que impedem a realização de atividade física como risco de aborto em gestações iniciais, possibilidade de trabalho de parto prematuro, placenta baixa, entre outros.

Após o parto, a mamãe pode continuar com as atividades físicas, mas deve começar com exercícios leves, a partir de 45 dias após o parto, independente de ter sido normal ou cesárea.

“É muito importante que a mulher observe se houve diminuição na produção de leite. Isso pode comprometer o aleitamento materno, tão importante para a saúde do bebê”, conclui Mantelli.

O preparador físico da Ziva, Felipe A. T. Kutianski, montou uma série de exercícios para as grávidas. Confira:

Exercício 1: Abdominal Remo Isométrico

Sentado sobre o MAT com as pernas flexionadas, prenda o elástico na planta dos pés. Inspire. Eleve o tronco e puxe as pernas de encontro ao peito. Cuidado com a postura e a sua manutenção durante o exercício.

  • 3 séries de 10 repetições

gravida-abdominal-remo-isometrico

 

Exercício 2: Agachamento final

Com as pernas afastadas e os joelhos semi-flexionados, mantenha a posição de agachamento. Prenda uma das extremidades da faixa elástica sob os pés e a outra segure com as mãos. Agache como se fosse sentar em um banco. Volte à posição inicial.

  • 3 séries de 10 repetições

gravida-acessorios_agachamento_final

Exercício 3: Rosca Direta

Posicione-se com os dois pés juntos no meio do elástico e segure-o com os braços flexionados com a palma das mãos para cima. Deixe o tronco reto e os cotovelos junto ao corpo. Erga as mãos até chegar perto do peito e retorne devagar para a posição inicial.

  • 3 séries de 10 repetições

Movimento inicial:

gravida-rosca-direta_final

Movimento final:

gravida-rosca-direta_inicial

Exercício 4: Prancha na bola

Em posição de flexão, estique os braços, que devem permanecer na linha do ombro.  Os pés devem estar apoiados na bola de pilates. Faça movimentos de flexão/extensão de joelhos.

gravida-e-acessorios-prancha-na-bola

Autor Convidado:

dr domingos mantelliDr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra

Autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. O médico está apto a falar sobre temas como: saúde da mulher, parto humanizado, diástase, gestação, candidíase, corrimento, libido, processos emocionais entre a mãe e o feto, o bebê e o futuro adulto, entre assuntos.  Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição, Dr. Domingos Mantelli, tem formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. Site: http://domingosmantelli.com.br.


Post publicado em 02/05/2016 e atualizado em 06/12/2016

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Todas as vacinas que grávida precisa tomar

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário com todas as vacinas que grávida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.