Home / Papai / Saúde / O testículo do homem – anatomia e funções

O testículo do homem – anatomia e funções

O testículo é o órgão masculino onde são produzidas as células sexuais necessárias pela reprodução, no caso do homem, pela produção dos gametas masculinos, também conhecidos como espermatozoides.

Nos mamíferos os testículos são formados aos pares e ficam protegidos por uma “bolsa” chamada escroto ou saco escrotal.

anatomia masculina - port
Clique na imagem para ampliar

É durante a puberdade que os testículos crescem e começam a produção de espermatozoides e hormônios masculinos, sendo a testosterona o mais conhecido. A testosterona é responsável pelas características masculinas, tais como crescimento de pelos, voz, barba, desenvolvimento muscular e largura dos ossos. O crescimento dos testículos pode chegar a 500% em relação ao tamanho antes da puberdade.

Os testículos do homem adulto estão localizados fora do corpo e possuem aparência flácida e um pouco enrugada. Eles ficam suspensos pelo cordão espermático e dentro do escroto. A razão para esse fato é que a temperatura adequada para a produção dos espermatozoides é de 36°, enquanto a do corpo humano é de 37°.

Para manter a temperatura nos testículos adequada há um músculo que compõe o cordão espermático, conhecido como músculo cremastérico, que ao se contrair eleva o testículo deixando-o mais próximo ao corpo e, ao se relaxar, abaixa o testículo para que fique mais distante do calor corporal. Esses movimentos ocorrem para que os testículos fiquem na temperatura ideal para a produção e vida dos espermatozoides.

Fonte: Wikipédia

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

erros-comuns-ao-escovar-os-dentes-02

Erros comuns ao escovar os dentes

Erros comuns ao escovar os dentes: Será que você comete algum erro na hora de escovar os dentes? Confira a lista de 14 erros comuns e que você nem desconfiava

4 comentários

  1. Os meus estao com 32 e 31 graus

  2. Bom dia!!

    Ola, cinto uma elevada temperatura (calor) nos testiculos como que vai pegar fogo. Ultimamente fiz uma cirugia de varicocele e contunua apresentando esse problema. Tem como vcs me explicarem o que sera esse problema.

  3. Ivande Quirino de Oliveira

    Oi!!!
    Tenho um cisto no testículo direito, tem vezes que me dói muito…como posso tratar?
    É um cisto pequeno, trato com cirurgia ou, com remédios…se eu deixar, o que pode acontecer mais tarde?

    • Almanaque dos pais

      Olá Ivande,
      O ideal é que você procure um urologista para avaliar o seu caso e encontrar o melhor tratamento para você.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.