Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Você conhece os estágios da doença periodontal?

Você conhece os estágios da doença periodontal?

A doença periodontal atinge os tecidos de suporte dental, podendo causar a perda dos dentes.

Gengivite é o estágio inicial da doença periodontal e caracteriza-se pela inflamação da gengiva devido ao acúmulo de biofilme não removido na higienização bucal, pois as bactérias contidas no biofilme produzem toxinas que prejudicam a gengiva.

Sinais = sangramento gengival durante a escovação, alimentação ou manipulação.

Este estágio é reversível, pois a doença ainda não atingiu os tecidos conjuntivo e ósseo, responsáveis pelo suporte dos dentes.

Periodontite é um estágio intermediário com danos irreversíveis, pois as fibras do ligamento periodontal e o osso estão danificados. A gengiva ao redor do dente está visivelmente inflamada e começa a formação de uma “bolsa periodontal”, ou seja, um aprofundamento entre a gengiva e o dente que acumula biofilme e restos alimentares que ajudam a piorar o estado de saúde bucal.

Periodontite avançada é o estágio final da doença periodontal e onde as fibras do ligamento periodontal e o osso estão muito danificados causando migração e/ou mobilidade dos dentes.

Dependendo do estágio da doença periodontal, os dentes podem ficar moles, cair espontaneamente ou serem extraídos devido a perda do suporte ósseo.

Sintomas da doença periodontal:

  • Gengiva vermelha, inchada ou flácida.
  • Gengiva pode sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Retração gengival.
  • Gengiva se afasta dos dentes, formando uma bolsa.
  • Mudanças no encaixe da mordida.
  • Pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Obs: Uma gengiva saudável possui consistência firme, cor rosada e brilhante, fixada ao dente formando um contorno uniforme.

Consulte um dentista regularmente e mantenha uma boa higiene bucal para prevenir a doença periodontal, mas se vier a apresentar qualquer um destes sintomas, um tratamento precoce é essencial para um bom prognóstico.

Você também vai gostar de ler:

Como lidar com os cabelos brancos na gravidez
Como saber se meu filho precisa usar aparelho?
Posso engravidar fora do período fértil? Em vídeo
Bebês podem ter cárie?


Imagens: Reprodução Colgate

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

O que esperar na primeira consulta com o ortodontista?

Entenda o que esperar na primeira consulta com o ortodontista, o que é avaliado e os tipos de de aparelho (móvel ou fixo) será indicado para o tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.