Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Bebês podem ter cárie?

Bebês podem ter cárie?

Bebês podem ter cárie?

Como eu digo para meus pacientes: “Para ter cárie, basta ter dentes”.

bebes podem ter carie

Sim, bebês podem ter cárie, pois alguns até nascem com dentinhos erupcionados, os chamados dentes natais. Porém os dentes NÃO nascem cariados, mas TORNAM-SE cariados devido a associação de diversos fatores como por exemplo, presença de bactérias (normal em toda cavidade bucal), uma dieta rica em açúcar, higienização inadequada e até mesmo fatores hereditários.

Uma das causas mais comuns de cáries em bebês é a tal MAMADA PARA DORMIR, pois muitos pais aceitam dar a mamadeira para os filhos irem dormir, mas ficam com dó de escovar os dentinhos após a mamada e quando a criança dorme, a salivação diminui e os restos de leite propiciam a proliferação bacteriana, pois as bactérias usam o açúcar como “alimento” e produzem ácidos que corroem a superfície dental. Agora o que muitos não sabem é que isso não ocorre somente com mamadeiras adoçadas com sacarose, mas também com o LEITE MATERNO, pois ele possui um açúcar chamado LACTOSE.

Então como evitar as terríveis cáries?

Com crianças é muito importante ter uma rotina e isso também funciona na hora de escovar os dentinhos. Realize uma boa higienização após as refeições – café da manhã, almoço, lanchinho e jantar.

Se seu filho gosta da mamada para dormir, procure esperar um pouco após o término e observe se ele está dormindo profundamente, assim você pode escovar os dentinhos ou apenas remover o excesso de leite que fica na cavidade bucal sem ele acordar. Você pode fazer isso com uma escova de dente macia e molhada ou até mesmo com uma gaze enrolada no dedo.

Eu sei que NÃO DAR AÇÚCAR para um filho é extremamente DIFÍCIL, até porque existem avós e amiguinhos na escola, porém você pode evitar ao máximo a apresentação do açúcar e até mesmo comprar poucos alimentos doces, e dar preferência para frutas na hora da sobremesa.

Lembre-se que você só sente falta daquilo que conhece, e o mesmo ocorre com as crianças, se não conhece a SACAROSE, não vai sentir falta.

Evitar contato com pessoas que tem cárie também é importante, como compartilhar talheres, assoprar a comida para esfriar ou até mesmo dar aquela lambidinha embaixo da colher para não pingar.

Muita atenção aos remédios pediátricos que normalmente são xaropes – a maioria deles possuem açúcar na composição, e devemos escovar os dentinhos das crianças após cada dose.

Visitar o dentista a cada 6 meses é importante para a prevenção e também evita que a cárie esteja avançada quando diagnosticada, mas esse período só vale para quem tem uma boa higienização e escova os dentes após as refeições, caso contrário a visita deve ser a cada 2 ou 3 meses.

Você também vai gostar de ler:

Antibióticos e as crianças
Por que bebê não pode comer mel?
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

2 comentários

  1. carolinafaustino

    a minha filha ja saiu os quatro dentes de cima,eos quatro dents de baicho,mais esta dando uma massa branca por baicho do dente de cima ,e parece que esta saindo as prsas e ela nao esta se alimentando direito.ela esta com 1 ano e 4meses,eu gostaria de saber o que esta acontecendo!

    • Boa tarde Carolina,

      Não consigo dar um diagnóstico somente com esses dados, pois pode ser varias coisas, desde uma inflamação da gengiva, até uma candidose (fungo).
      Aconselho a procurar um dentista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.