Home / Colunistas / Monica Romeiro / Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?

Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?

Sempre acreditei que creme dental com flúor fosse proibido para crianças, mas assim que notei uma cárie no dente da minha filha mais nova e corremos para a Dra. Estela Aranha, descobri que não é bem assim.

Pois é, você leu certo, a Larissa estava com cárie. Notei uma mancha escura ao passar fio dental em seus dentinhos de leite. Durante o dia a escovação é realizada por ela e a escovação noturna é realizada por mim ou meu marido. Nosso maior erro foi o de escovar os dentes dela antes do leite, que ela toma já na cama, já que ela normalmente dorme enquanto toma o leitinho.

A Dra. Estela nos reensinou toda a escovação e já mudamos nossos hábitos, agora ela escuta histórias enquanto toma seu leite e, somente após a escovação é que ela volta para a cama e apagamos as luzes para que ela descanse.

Apesar do Lucas ter o mesmo hábito da Larissa, ele não tinha cáries (ufa), mas a rotina dele também foi ajustada para a mesma da Larissa: só pode dormir depois de escovar os dentes.

Aconteceu, no final de semana, da Larissa dormir enquanto tomava seu leite. Nossa solução foi a de escovar os dentinhos dela enquanto ela cochilava, na cama mesmo – já que a quantidade de creme dental é pequena, não faz muita espuma, então uma toalha pequena resolve o problema. Conversamos com ela, bem baixinho, explicando cada passo da escovação e deu super certo.

creme-dental-com-fluor-estela-aranha

Larissa sendo atendida pela Dra. Estela Aranha (esquerda) e sua assistente. A tranquilidade, competência e carisma da Dra. foram fundamentais para o sucesso do tratamento e colaboração da Lari, que ganhou até um brinquedinho por bom comportamento!

Veja abaixo o texto que a Dra. Estela Aranha escreveu especialmente para você que acompanha o Almanaque dos pais:

Creme dental com flúor:  USAR ou NÃO para crianças?

A Sociedade Brasileira de Pediatria concorda com a orientação da Associação Americana de Pediatria, orientando que as crianças a partir de 1º dente  usem uma escova macia e uma quantidade de pasta de dente equivalente a um grão de arroz.

Mesmo com a presença de flúor na água de abastecimento, é importante o uso de creme dental com flúor dosado na escova em quantidade mínima.

Assim temos a proteção tão precisa de flúor tópico e não temos o risco de fluorose.

Os pais devem supervisionar a escovação conferindo a quantidade de creme dental e eficácia da escovação.

Última dica: O creme dental com flúor deve ter a concentração entre 1100 e 1450PPm ( = partes por milhão), quantidade na escova até 2 anos será o equivalente a um “ alpiste ” , 2 a 4 anos aumentar um pouquinho até o tamanho de um “ grão de arroz cru”, chegando até um “grão de ervilha”.

Assim estaremos dentro da margem de segurança contra fluorose e da presença da cárie.

 

estela-aranhaDra. Maria Estela Camargo Aranha
Graduada pelo Instituto de Odontologia Paulista
Member da International Tean For Implantodology
Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista dos Cirurgiões- Dentistas
Especialista em Odontopediatria pela universidade Paulista
CRO SP 34082
www.estelaaranha.com.br

 

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

É normal sair leite do peito durante a gravidez? Em vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.