Sempre acreditei que creme dental com flúor fosse proibido para crianças, mas assim que notei uma cárie no dente da minha filha mais nova e corremos para a Dra. Estela Aranha, descobri que não é bem assim.
Pois é, você leu certo, a Larissa estava com cárie. Notei uma mancha escura ao passar fio dental em seus dentinhos de leite. Durante o dia a escovação é realizada por ela e a escovação noturna é realizada por mim ou meu marido. Nosso maior erro foi o de escovar os dentes dela antes do leite, que ela toma já na cama, já que ela normalmente dorme enquanto toma o leitinho.
A Dra. Estela nos reensinou toda a escovação e já mudamos nossos hábitos, agora ela escuta histórias enquanto toma seu leite e, somente após a escovação é que ela volta para a cama e apagamos as luzes para que ela descanse.
Apesar do Lucas ter o mesmo hábito da Larissa, ele não tinha cáries (ufa), mas a rotina dele também foi ajustada para a mesma da Larissa: só pode dormir depois de escovar os dentes.
Aconteceu, no final de semana, da Larissa dormir enquanto tomava seu leite. Nossa solução foi a de escovar os dentinhos dela enquanto ela cochilava, na cama mesmo – já que a quantidade de creme dental é pequena, não faz muita espuma, então uma toalha pequena resolve o problema. Conversamos com ela, bem baixinho, explicando cada passo da escovação e deu super certo.
Larissa sendo atendida pela Dra. Estela Aranha (esquerda) e sua assistente. A tranquilidade, competência e carisma da Dra. foram fundamentais para o sucesso do tratamento e colaboração da Lari, que ganhou até um brinquedinho por bom comportamento!
Veja abaixo o texto que a Dra. Estela Aranha escreveu especialmente para você que acompanha o Almanaque dos pais:
Creme dental com flúor: USAR ou NÃO para crianças?
A Sociedade Brasileira de Pediatria concorda com a orientação da Associação Americana de Pediatria, orientando que as crianças a partir de 1º dente usem uma escova macia e uma quantidade de pasta de dente equivalente a um grão de arroz.
Mesmo com a presença de flúor na água de abastecimento, é importante o uso de creme dental com flúor dosado na escova em quantidade mínima.
Assim temos a proteção tão precisa de flúor tópico e não temos o risco de fluorose.
Os pais devem supervisionar a escovação conferindo a quantidade de creme dental e eficácia da escovação.
Última dica: O creme dental com flúor deve ter a concentração entre 1100 e 1450PPm ( = partes por milhão), quantidade na escova até 2 anos será o equivalente a um “ alpiste ” , 2 a 4 anos aumentar um pouquinho até o tamanho de um “ grão de arroz cru”, chegando até um “grão de ervilha”.
Assim estaremos dentro da margem de segurança contra fluorose e da presença da cárie.
Dra. Maria Estela Camargo Aranha
Graduada pelo Instituto de Odontologia Paulista
Member da International Tean For Implantodology
Especialista em Implantodontia pela Associação Paulista dos Cirurgiões- Dentistas
Especialista em Odontopediatria pela universidade Paulista
CRO SP 34082
www.estelaaranha.com.br