Home / Gestação e parto / Complicações / É normal ter corrimento na gravidez?

É normal ter corrimento na gravidez?

É normal ter corrimento na gravidez?

Durante a gravidez ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher, seus níveis hormonais se elevam, o crescimento da barriga exige que muitos órgãos tenham que se ajustar à diminuição do espaço, podem surgir manchas de pele, etc. Infelizmente nem tudo é mágico durante este período em que seu bebê se prepara para vir ao mundo. Entre as mudanças, um fator importante é que a temperatura corporal da gestante aumenta e por essa razão, fungos e bactérias encontram um ambiente mais propício para seu desenvolvimento, fazendo com que seja normal ter corrimento durante a gravidez.

O corrimento que ocorre com mais frequência é aquele esbranquiçado provocado pela Candidíase, uma infecção vaginal bastante comum. Estima-se que cerca de 75% das mulheres terão ao menos um episódio de candidíase ao longo da sua vida. Durante a gravidez, as chances serão ainda maiores.

corrimento-na-gravidez

O que é a candidíase?

Candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida, geralmente da espécie Albicans, que habita naturalmente a flora vaginal e também pode existir na boca e aparelho digestivo sem causar problemas. Porém, desequilíbrios na flora vaginal ou baixa imunidade provocam que o fungo ganhe força para multiplicar-se e provocar os sintomas da infecção.

Além da gravidez ser um fator de risco para a candidíase, o uso de antibióticos e a diabetes também aumentam as chances dessa infecção.

Sintomas da candidíase

– Corrimento esbranquiçado

– Coceira

– Ardores na região da vulva

– Coloração vermelha na vagina

Dicas para evitar o corrimento durante a gravidez

Para evitar o corrimento, as principais medidas têm como objetivo evitar o calor em excesso e procurar fortalecer o equilíbrio imunológico, para manter pH vaginal equilibrado.

– Evite roupas muito apertadas que podem aumentar ainda mais a temperatura corporal.

– Utilize calcinhas de algodão, pois as calcinhas de lycra ajudam a aumentar o calor na região.

– Alimente-se bem, comendo muitas frutas para ajudar a fortalecer a imunidade.

– Na praia ou na piscina, evite permanecer muito tempo com o biquíni molhado, pois a humidade é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias.

– Evite sabonetes alcalinos e duchas internas em excesso para não provocar alterações no pH natural da região.

Tratamento do corrimento

O diagnóstico e tratamento do corrimento provocado pela candidíase é bastante simples. Por isso, ao identificar o corrimento, consulte seu ginecologista para curar a infecção e eliminar os sintomas o mais rápido possível.

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Progesterona, hormônio essencial para a gravidez

Entenda como a progesterona, hormônio essencial para a gravidez, age no corpo da mulher antes, durante a após a gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.