Home / Filhos / Saúde / Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê

Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê acontece gradativamente, ou seja, eles não surgem do dia para a noite transformando o sorriso banguela em um belo sorriso de propaganda de creme dental.

Esta etapa do desenvolvimento da criança é acompanhada de desconforto para a criança, febrinha e certa irritação, afinal o incômodo causado pelo rompimento da gengiva para a chegada dos dentinhos não é nada agradável.

Quando nascem os dentes de leite

Na maioria das crianças os dentes de leite começam a surgir por volta dos 6 meses de idade. Os primeiros são os incisivos centrais inferiores (imagem abaixo). Por volta dos 3 anos de idade a criança terá todos os 20 dentinhos de leite, 10 no maxilar e 10 n mandíbula.
Após os 6 anos de idade os dentinhos de leite começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes.

Os dentinhos de leite: nomes e posição e quando nascem

Clique na imagem para ampliar
dentes de leite

Bebês que nascem com dentinhos ou nascimento precoce dos dentes

Pode ocorrer da criança já nascer com algum dentinho incisivo central inferior (1 em cada 2.000 nascimentos), e a amamentação por machucar tanto o bebê quanto a mamãe.
Também pode acontecer dos dentinhos nascerem antes de hora, por volta dos 3 meses de idade.
Nesses dois casos o pediatra pode realizar o polimento dos dentes ou até mesmo a extração. No caso da extração, com o tempo um novo dente nascerá no lugar.

O que fazer para aliviar o desconforto do bebê

Ao notar que o bebê está colocando muitos objetos na boca para morder, coçando a gengiva com as mãos ou até mesmo febril e irritado, ofereça um mordedor gelado. Existem alguns no mercado com um gel dentro próprio para essa fase. A baixa temperatura alivia o desconforto.
Os papais também podem colocar uma colher gelada na gengiva e massagear por alguns instantes.
Se a irritação persistir o pediatra poderá receitar alguma pomada para que trará algum alívio para o bebê.

Febre e diarreia quando os dentes começam a nascer

O nascimento dos dentinhos provoca um processo inflamatório nas gengivas que podem causar febre no bebê, porém de baixa intensidade.
Já a diarreia ou até mesmo vômito não são causados pelo nascimento dos dentes, quando acontecem nesse período é, provavelmente, porque a criança colocou algum objeto ou mão contaminados na boca para coçar a gengiva e resultou em algum desarranjo estomacal ou intestinal.

Os dentes de leite estão demorando para nascer

Em algumas crianças os dentinhos podem demorar um pouco mais para começarem a nascer, porém se até 1 ano de idade a criança ainda não tiver nenhum dentinho, é melhor consultar um pediatra e, se necessário, um dentista.

Higiene dos dentinhos de leite

Ao nascer o primeiro dentinho é preciso iniciar a higiene com uma escova de dentes pequena e com cerdas macias e arredondadas. Não utilize pasta de dentes que, além de manchar os dentinhos por conta do flúor, pode causar acidentes porque a criança ainda não sabe cuspir.
O uso de pasta de dentes começa ao 2 anos de idade, porém use somente pasta sem flúor e própria para crianças de 2 a 5 anos.
Já o uso de fio dental começará aos 6 anos de idade.

Assista ao conteúdo deste post:

 

Você também pode gostar:

Tabela de peso e altura para bebês de 0 a 12 meses
Tabela de peso e altura para crianças de 1 a 12 anos
Saúde dos olhos – a primeira consulta oftalmológica

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

bebe-chupar-dedo

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal?

Chupar o dedo ou chupeta faz mal para a saúde bucal? No início pode parecer algo natural e inofensivo ao desenvolvimento da criança, mas a longo prazo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.