Home / Colunistas / Dra. Patricia Carrenho Ruiz / A primeira consulta com o pediatra

A primeira consulta com o pediatra

Saiba o que levar e o que analisar na primeira consulta com o pediatra, o papel do médico na saúde e infância de seu filho.

Escolher o pediatra do seu filho é uma tarefa muito importante, que idealmente já deveria começar na gestação. Existe a possibilidade de se realizar uma consulta pediátrica pré-natal, por volta de 32 a 34 semanas de gestação, para conhecer o profissional e abordar questões como tipos de parto, prática de alojamento conjunto, amamentação e outras informações sobre a gestação.

Nem sempre é possível que o pediatra que irá recepcionar seu bebê ao nascimento, na maternidade, seja o mesmo que irá segui-lo no consultório. Algumas maternidades têm uma equipe fixa de pediatras, alguns pediatras fazem apenas sala de parto e não têm consultório… De qualquer forma, a presença do pediatra na sala de parto é obrigatória e o tempo de permanência hospitalar após o nascimento é de, no mínimo, 48 horas.

pediatra e bebe

Após a alta hospitalar, o ideal é que a primeira consulta com o pediatra seja feita ainda na primeira semana de vida. Não se esqueça de levar as informações relativas ao pré-natal, ao parto e ao período de permanência hospitalar, que são fornecidas pela maternidade. Nessa primeira consulta, é importante abordar aspectos da adaptação em casa com o novo bebê e como está a amamentação, as eliminações de urina e fezes, o sono, além do exame físico, com atenção especial para a icterícia e para a evolução do peso. Existe uma perda de peso que é normal e esperada nos primeiros dias de vida – cerca de 10% do peso de nascimento, que deve ser recuperado por volta do 10o dia de vida.

Geralmente, nessa primeira consulta não há muitas dúvidas por parte dos pais, pois a verdade é que eles ainda estão meio atordoados com todas as novidades e, muitas vezes, “a ficha ainda não caiu”. Quando meu filho Lucas nasceu, fomos para casa, tudo bem… E lá pelo fim da primeira semana de vida tive um insight: “Meu Deus, tenho um filho!”.

Após a primeira consulta, estando tudo bem com o bebê e com os pais, podemos entrar na rotina de consultas de puericultura, sendo a próxima consulta próximo de completar 1 mês de vida e, depois, consultas mensais até os 6 meses de vida.

Entre uma consulta e outra, faça uma lista das suas dúvidas e não tenha receio de sacá-la da bolsa durante a consulta e fazer todas as perguntas antes do fim da consulta.

Um aspecto importante a considerar é a disponibilidade do pediatra para contatos fora do ambiente da consulta em consultório. Cada pediatra tem sua política de contatos, alguns fornecem o número do celular, outros não. Hoje em dia, com o WhatsApp, e-mails e mensagens de celular, precisa-se estar disponível o tempo todo! E isso é praticamente impossível, por melhor que seja o profissional… Além disso, contatos telefônicos ou por mensagens servem apenas para orientações gerais sobre o que fazer, pois é temeroso estabelecer condutas sem ver e examinar o paciente.

O vínculo que se estabelece entre o pediatra, a criança e os pais é uma relação que deve ser permeada pela confiança e pelo respeito e que vai amadurecendo com o tempo e a familiaridade, que vai além de apenas tratar doenças, mas busca com afinco uma infância feliz e saudável.

Você também vai gostar de ler:

Como achar o pediatra ideal para seu filho e você
Conheça mais sobre a importância do médico pediatra na infância
Você tem um tempinho (pra falar sobre os seus filhos)?
Como comprar e importar roupas Carters e Brinquedos dos EUA


Atualizado em 03/02/2017 para inserção de links

Sobre Dra. Patricia Carrenho Ruiz

Patricia Carrenho Ruiz, médica pediatra e neonatologista. CRM 113719. Mãe do Lucas, nascido em janeiro de 2012, atualmente, se dedica a ser uma boa mãe pediatra e também uma boa pediatra mãe, refletindo sobre aspectos técnicos, mas também humanísticos dos cuidados com as crianças. Consultório em São José dos Campos. Contato (12) 3922-0331

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez – vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.