Home / Colunistas / Daniela Molinari / Conheça mais sobre a importância do médico pediatra na infância

Conheça mais sobre a importância do médico pediatra na infância

É comum que as mães se perguntem sobre o momento certo de levar os filhos ao pediatra e também se é realmente preciso levar os filhos ao médico, ainda que não estejam doentes ou com outros problemas. A resposta é fácil: sim! Inclusive há uma orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a frequência de consultas para cada idade, mas vale lembrar que além das indicações estipuladas por idade, é imprescindível levar seu filho sempre que houver necessidade.

destaque

As funções do médico pediatra

A função do pediatra vai muito além do tratamento e prevenção de doenças, por isso é importante que os pais escolham um profissional com o qual se sintam completamente a vontade.

pediatra-cuidando-crianca

Faz parte das tarefas deste profissional acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, verificando se ela está crescendo de acordo com sua faixa etária. Outra atividade é ficar atento ao histórico familiar de doenças, afinal, algumas disfunções são herdadas genéticamente, como crescimento acelerado e hipertensão, então, as consultas preventivas servem para descobri-las precocemente e indicar os melhores tratamentos. O pediatra também poderá orientar os pais em caso de dúvidas relacionadas à alimentação, prevenção de acidentes e período de sono dos pequenos.

Frequência de consultas ao pediatra

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as visitas ao pediatra devem começar logo nos primeiros dias de vida.

  • Primeiro mês: ao menos três consultas;
  • 3 aos 6 meses: visitas mensais;
  • 7 meses – 2 anos: consultas bimestrais;
  • 2 aos 6 anos: consultas trimestrais;
  • 6 aos 7 anos: consultas semestrais;
  • A partir dos 7 anos: consultas anuais.

 

 

A idade limite para consultar com um pediatra varia, mas se situa entre 18 e 21 anos, quando se devem procurar médicos mais especializados para cada caso.

A frequência de visitas pode, a princípio, assustar aos pais, mas é de suma importância conhecer melhor os pequenos e seus históricos, assim é possível prevenir mais do que doenças e alergias, mas também distúrbios de crescimento e outros problemas que surgem ainda na infância. Por isso, não deixe de levar seu filho ao pediatra e de acompanhar cada pequena conquista de pertinho, tudo conta na hora de ver o desenvolvimento daqueles que mais amamos, não é mesmo?

pediatra-crianca

Fonte: Oficial Brand

Imagens: healthcareworkersalary, dremmabaker, flourishnm.

Sobre Daniela Molinari

Daniela Molinari
Daniela Molinari trabalha na empresa FastCom como representante de Popularidade da marca Oficial Brand. Está sempre antenada nas tendências de moda infantil, e tem sempre uma dica especial para brincadeiras, passeios, comportamento e cuidados das crianças.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.