A otite média é a uma inflamação da mucosa que reveste a região mediana do ouvido. Como a maioria das mães já deve saber, a otite causa muita dor ao bebê e muitas noites sem dormir, então descreveremos algumas dicas para prevenir a otite durante o período de amamentação de seu bebê.
Para que possamos compreender sobre a otite, vamos antes conhecer como é o ouvido.
O ouvido é didaticamente separado em três partes: externo, médio e interno:
Ouvido externo: capta o som, conduzindo-o à membrana timpânica.
Ouvido médio: amplifica o som a partir da vibração da membrana timpânica e movimentação dos ossículos chamados bigorna, martelo e estribo, e o conduz em direção ao ouvido interno.
O ouvido médio tem uma comunicação com nariz e garganta a partir da tuba auditiva (canal que equilibra a pressão do ouvido médio).
Ouvido interno: é uma estrutura complexa formada pela cóclea e o labirinto, responsável pela tradução da onda sonora em impulso nervoso a ser transmitido ao cérebro.
O ouvido da criança
Na criança, devido ao formato de sua cabeça, a tuba auditiva é mais curta e horizontalizada em relação à porção nasal da garganta e à orelha média. Esta posição facilita um maior acúmulo de secreção na orelha média, tornando-a um ambiente propício para infecções. Com o crescimento, a tuba auditiva torna-se mais longa e vertical, protegendo melhor a orelha media e, aos 7 anos de idade, a criança apresenta a tuba auditiva posicionada como a do adulto.
Amamentação e a otite média
Os estudos e a rotina clínica apontam os inúmeros benefícios do leite materno para a criança, principalmente quando é possível o aleitamento materno direto ao seio da mãe.
Se a anatomia da criança já é de maior risco às otites médias, devido ao tamanho e posicionamento da tuba auditiva, ao ser amamentada deitada, é como se abríssemos caminho para o leite seguir para o ouvido médio. Estudos apontam para a grande incidência de otite média (ou seja, infecção da porção mediana do ouvido) associada ao posicionamento do bebê durante as mamadas.
Qual a posição para amamentar que não gera riscos à audição?
Para melhor posicionar o bebê, trace uma linha imaginária da cabeça à barriga dele. Esta linha deverá indicar a elevação da cabeça à pelo menos 45 graus em relação ao chão. Assim, ele permanecerá seguro, recebendo todo o carinho e proteção e, ainda, prevenindo dores e problemas auditivos. A recomendação não é apenas para os bebês, e sim para as crianças que ainda estão na mamadeira.
Se seu bebê está bastante inquieto, chorando, e você não descobriu o motivo, pressione os dedos atrás de seus ouvidos e observe se o choro aumenta ou muda. Estes são sinais que podem indicar presença de otite. Nestes casos, procure um medico otorrinolaringologista.
Um abraço,