Home / Colunistas / Dra. Daniela Barbosa / Como evitar a otite média durante a amamentação de seu filho

Como evitar a otite média durante a amamentação de seu filho

A otite média é a uma inflamação da mucosa que reveste a região mediana do ouvido. Como a maioria das mães já deve saber, a otite causa muita dor ao bebê e muitas noites sem dormir, então descreveremos algumas dicas para prevenir a otite durante o período de amamentação de seu bebê.

Para que possamos compreender sobre a otite, vamos antes conhecer como é o ouvido.

ouvido

O ouvido é didaticamente separado em três partes: externo, médio e interno:

Ouvido externo: capta o som, conduzindo-o à membrana timpânica.

Ouvido médio: amplifica o som a partir da vibração da membrana timpânica e movimentação dos ossículos chamados bigorna, martelo e estribo, e o conduz em direção ao ouvido interno.

O ouvido médio tem uma comunicação com nariz e garganta a partir da tuba auditiva (canal que equilibra a pressão do ouvido médio).

Ouvido interno: é uma estrutura complexa formada pela cóclea e o labirinto, responsável pela tradução da onda sonora em impulso nervoso a ser transmitido ao cérebro.

 O ouvido da criança

Na criança, devido ao formato de sua cabeça, a tuba auditiva é mais curta e horizontalizada em relação à porção nasal da garganta e à orelha média. Esta posição facilita um maior acúmulo de secreção na orelha média, tornando-a um ambiente propício para infecções. Com o crescimento, a tuba auditiva torna-se mais longa e vertical, protegendo melhor a orelha media e, aos 7 anos de idade, a criança apresenta a tuba auditiva posicionada como a do adulto.

tuba_auditiva
Imagem: Reprodução http://fissuraeaudicao.files.wordpress.com

Amamentação e a otite média

Os estudos e a rotina clínica apontam os inúmeros benefícios do leite materno para a criança, principalmente quando é possível o aleitamento materno direto ao seio da mãe.

Se a anatomia da criança já é de maior risco às otites médias, devido ao tamanho e posicionamento da tuba auditiva, ao ser amamentada deitada, é como se abríssemos caminho para o leite seguir para o ouvido médio. Estudos apontam para a grande incidência de otite média (ou seja, infecção da porção mediana do ouvido) associada ao posicionamento do bebê durante as mamadas.

Qual a posição para amamentar que não gera riscos à audição?

Para melhor posicionar o bebê, trace uma linha imaginária da cabeça à barriga dele. Esta linha deverá indicar a elevação da cabeça à pelo menos 45 graus em relação ao chão. Assim, ele permanecerá seguro, recebendo todo o carinho e proteção e, ainda, prevenindo dores e problemas auditivos. A recomendação não é apenas para os bebês, e sim para as crianças que ainda estão na mamadeira.amamentar

Se seu bebê está bastante inquieto, chorando, e você não descobriu o motivo, pressione os dedos atrás de seus ouvidos e observe se o choro aumenta ou muda. Estes são sinais que podem indicar presença de otite. Nestes casos, procure um medico otorrinolaringologista.

 

Um abraço,

Sobre Dra. Daniela Barbosa

Dra. Daniela Barbosa (CRFa. 15230-2) é fonoaudióloga, mestre em Ciências da Reabilitação e especialista em Motricidade Orofacial pela USP. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Unopar. Faz parte da equipe de As Fissuradas, no Facebook, onde mantém um diálogo aberto com as mães. Atua em consultório particular e também em centro especializado em malformações craniofaciais.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.