Home / Mamãe / Comportamento / Como saber quando engravidei pela data do parto

Como saber quando engravidei pela data do parto

Como saber quando engravidei pela data do parto?

Através da DPP, abreviação de Data Provável do Parto, você consegue descobrir a data mais provável da sua ovulação, ou seja, a data em que o espermatozoide fecundou o óvulo.

como saber quando engravidei pela data do parto

Foto: Reprodução www.child-development-guide.com

Para saber a data mais provável da ovulação você não precisa ficar fazendo contas, basta utilizar a nossa Calculadora da gravidez (clique aqui para acessar) e nós realizamos toda a conta para você.

Acompanhe abaixo as dúvidas que você pode encontrar após utilizar a calculadora. Caso não encontre sua dúvida na relação abaixo, envie um comentário no fim deste conteúdo e nossa equipe e leitores do site poderão lhe ajudar.

Prováveis dúvidas após utilizar a calculadora:

O dia da ovulação é o dia em que engravidei?

Nem sempre. Apesar da ovulação durar apenas 24 horas, os espermatozoides sobrevivem de 3 a 5 dias dentro do corpo da mulher, essa sobrevivência é essencial para que eles possam “nadar” até o óvulo e aumentar suas chances de encontrar o óvulo maduro, pronto para ser fecundado.

Tive relação com mais de um homem, quem é o pai?

Quando o intervalo entre as relações sexuais é pequeno, somente com exame de DNA é possível descobrir quem realmente é o pai do bebê. A razão disto é o tempo de sobrevivência dos espermatozoides dentro da mulher, ou seja, quando as duas relações acontecem em poucos dias, pode acontecer de ter, ao mesmo tempo, espermatozoides dos dois homens lutando pela fecundação do óvulo, e somente com o DNA é possível descobrir o pai do espermatozoide vencedor.

Por que a gravidez começa a ser contada antes de eu estar grávida?

A gravidez começa a ser contada no primeiro dia da sua última menstruação, que é considerado o primeiro dia em que seu corpo começa a se preparar para gerar uma nova vida. A ovulação, mesmo em mulheres com ciclo menstrual regular, pode acontecer alguns dias antes ou depois do previsto, o que torna impossível prever com total segurança o dia em que houve a concepção.

Considerando uma mulher com ciclo regular de 28 dias, a fecundação acontecerá cerca de 14 dias após o início da menstruação, e a nidação, que é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do útero, começa a acontecer cerca de 5 dias após a fecundação.

Somente após a nidação bem sucedida é que acontece o atraso menstrual, porém os primeiros sintomas de gravidez podem surgir alguns dias antes do atraso menstrual.

Você também vai gostar de ler:

Sexo durante a gravidez
Grávida pode menstruar? Sangramento durante a gravidez
Por que a gravidez é contada em semanas?
Como evitar enjoo na gravidez

 

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Mudança de lua influencia no trabalho de parto

Mudança de lua influencia no trabalho de parto?

Não há dúvidas que as fases da lua influenciam em nosso planeta, como na lua …

25 comentários

  1. Estou grávida de 17 semanas, meu BB ta previsto pra nascer dia 25 de abril, Que dia posso ter engravidado?

  2. Minha mestruacao foi 2/06/2015
    Data prevista para parto 09/03/2016
    Meu bb nasceu com 38 semana e 2 dia q foi pela ecografia foi dia 29/02/2016
    Entao qual foi o dia da fecundacao?

  3. Oi estou com 26 semanas e 03 dias. Não lembro a data da minha ultima menstruação, pois tomei a pílula do dia seguinte em abril e desregulou tudo.Gostaria de saber a data da concepção, pois assim saberei quem é o pai do meu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.