Home / Pré-gestação / Tentantes / O que é ovulação e período fértil?

O que é ovulação e período fértil?

Para entender melhor o que é ovulação e período fértil vamos entender um pouco mais alguns fatores e a anatomia feminina:

O que é a ovulação e período fértil?

Ovulação

A mulher nasce com todos seus óvulos formados dentro do ovário, porém eles precisam amadurecer para serem fecundados. Quando o óvulo amadurece ele caminha pela trompa de Falópio que é onde acontece a fecundação.

Para entender melhor a anatomia do órgão reprodutor da mulher e o caminho percorrido pelo óvulo, observe a imagem abaixo.

orgao-reprodutor-mulher

Havendo ou não a fecundação o óvulo caminhará em direção ao útero. Esse caminho pode levar entre 5 a 12 dias para ser concluído. Quando o óvulo foi fecundado ele será implantado na parede do útero, chamada de endométrio. Esse processo de implantação é conhecido como nidação.

Se o óvulo não foi fecundado ele irá se degradar e ocorre a menstruação.

Após a ovulação, em quanto tempo pode acontecer a fecundação?

Assim que o óvulo fica maduro ele aguardará pela fecundação por 24 horas. Depois desse tempo o óvulo não pode mais ser fecundado.

Período fértil e ovulação são a mesma coisa?

É no período fértil da mulher que acontece a ovulação e é nesse período que a mulher tem chances de engravidar. Quando a mulher não ovula por qualquer razão ela também não terá período fértil. A diferença entre período fértil e ovulação é que o período fértil são os dias em que a mulher pode ter relação sexual e engravidar, e que dura cerca de 6 dias. Já a ovulação é somente o período de 24 horas em que o óvulo está pronto para ser fecundado.
Saiba o seu período fértil para os próximos 6 meses: Calculadora da ovulação e período fértil

Porque o período fértil é maior do que as 24 horas da ovulação?

O período fértil dura mais dias do que a ovulação porque é todo o período em que a mulher tem mais chances de engravidar. O espermatozoide pode sobreviver cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher, ou seja, mesmo tendo relação sexual no dia de hoje a mulher pode ovular daqui a 5 dias e mesmo assim engravidar.

Porque as tabelas consideram a ovulação no meio do período e não no final?

Nem todas as mulheres ovulam no mesmo intervalo, então o período fértil considera por segurança alguns dias antes de ovular e também depois, assim havendo uma ovulação tardia a mulher continua com chances de engravidar.

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Scott Snyder

Você está pronta para ser mãe? Teste online

Responda ao teste online e descubra de você está pronta para ser mãe ou se deve rever alguns assuntos antes de encarar a maternidade.

40 comentários

  1. Olá, minha esposa tem um ciclo menstrual de 28 dias.
    Porém a última menstruação dela aconteceu no dia 10/11/2016, mas vei bem pouco no primeiro dia e logo parou no primeiro dia mesmo. É tanto que tivemos relação nesse mesmo dia, nos dias seguintes continuou a menstruação.
    Como ela estava seca tivemos relações nos dias 24, 25, e 26/11/2016, no dia 28/11/2016 veio o muco, no final do dia.
    Ai só tivemos relações no 03/11/2016.
    Por conta do muco ter vindo só no dia 28/11/2016, é ela está grávida?

    • Almanaque dos pais

      Olá Luiz,
      Para ter certeza ela precisará realizar algum teste de gravidez. Quando há menos de 10 dias de atraso menstrual ela pode realizar um teste de farmácia que seja mais sensível ao HCG, peça ajuda ao farmacêutico para lhe indicar um desses, eles são mais sensíveis até que os exames de sangue (detectam pequenas concentrações do Beta-hCG, a partir de 20 mUI/ml). Geralmente são aqueles que podem ser realizados com qualquer urina do dia e, já na embalagem, informam que podem ser realizados até de 2 a 4 dias antes do atraso menstrual. Com mais de 10 dias, qualquer teste de farmácia pode ser utilizado.
      Ela também pode realizar o exame de sangue, chamado beta-hCG quantitativo (Não é necessário pedido médico ou jejum para a coleta do sangue, porém é importante que um médico leia o resultado para não haver erro de interpretação).
      Outra opção é comparecer a um posto de saúde e realizar o teste de urina gratuitamente.
      Abraços

  2. Jéssica ferreira

    Fiz sexo sem camisinha de madrugada. Ao amanhecer o aplicativo de tabela disse que eu ovularia naquele dia. Nesse caso posso engravida? Mas eu tomo anticoncepcional todos os dias bem certinho.

  3. Jéssica ferreira

    Tive relação de madrugada e de manhã por volta das 10 horas o meu aplicativo de tabela disse que eu ovularia hj. Nessa caso posso ficar gravida? Fiz sexo sem camisinha. Mas eu uso anticoncepcional, rodos os dias bem certinho.

  4. Ola,bom dia.
    Gostaria muito de tirar essa duvida que esta me matando.
    Estou gravida de dez semanas e dois dias,fui ao medico no dia 29 de setembro e fiz um ultrassom e deu resultado de que eu estava gravida . Porem eu so retornarei dia 26 desse mes para dar inicio ao pre natal; meu ciclo menstrual era regular de 28 dias e eu nao fazia uso de anticoncepcional ja tem um tempo,minha ultima menstruacao veio dia 29 de julho; tive relacao com uma pessoa da minha confianca nos dias 11,12,13,14 e 15, no dia 11 de agosto se nao me engano tive relacao desprotegida e a pessoa ejaculou dentro;porem so no outro dia fui tomar a pilula de duas doses. Tambem no dia 16 tive relacao desprotegida mas o cara nem chegou a ejacular pois nao conseguiu ai paramos a relacao.
    Minha maior duvida de todos os dias e se engravidei no meu.periodo.fertil que seria os 14 dias antes da proxima menstruacao que estava prevista para dia 26 de agosto e nao veio. Neu.medico.quando fiz o ultrassom disse que eu engravidei no periodo fertil que era entre dia 11 a 15 de agosto. E todos esses dias eu.mantive relacao sexual porem tomei a pilula do dia seguinte mas acho que nao funcionou. Me ajudem…nao estou nem dormindo direito. Obrigada

    • Almanaque dos pais

      Olá Karine,
      A pílula do dia seguinte possui alta concentração de hormônios, o que causa uma bagunça no ciclo menstrual da mulher, ou seja, causando atraso ou adiantamento do ciclo menstruação e a próxima ovulação será em uma data desconhecida. Outra informação importante é que é possível sim engravidar mesmo tendo tomado a pílula do dia seguinte. Como você tomou diversas vezes do mesmo ciclo, as chances são ainda maiores.
      Como as relações sexuais aconteceram em seu período fértil e com mais de 1 parceiro, somente com exame de DNA épossível ter certeza de quem é o pai.
      Beijos

  5. Mestruei dia 31 de maio dia 15 junho ganhei a conta será que eu já estava grávida fiz uma ultra dia 15 Julho eu estava de 5 semanas e 5 dias me ajunda preciso tira essa dúvida

    • Almanaque dos pais

      Olá Cristina,
      O primeiro dia da gestação é o primeiro dia da sua menstruação e não o dia da relação sexual. Isso acontece porque ao menstruar considera-se que a mulher está se preparando para gerar uma nova vida. A ovulação vai acontecer cerca de 14 dias antes da sua próxima menstruação e a relação sexual pode acontecer dias antes a ovulação já que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer.
      Você pode sim engravidar logo na primeira relação sexual com uma pessoa e a data da gestação ser considerada cerca de 14 dias antes dessa data.

  6. Tive relação dia no meio do mês d abril e se eu nak me engane minha menstruação desceu dia 22 e parou dia 26 ou desceu dia 27 e parou dia 30. E no começo do mês d maio tive relação d novo até o final do mês d maio,e minha mestrucao era pra descer dia 21 ou 22 por ai,dia 24 de junho fiz a minha primeira ecografia e eu ja estava com 8 semanas +3 dias! Quando eu realmente engravidei,mês e dia?

    • Almanaque dos pais

      Olá Paola,
      Você pode utilizar nossa calculadora da gravidez para saber a data mais provável da sua ovulação.
      O resultado da calculadora exibe a data mais provável e não é 100% seguro, pois cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, a relação sexual pode acontecer dias antes da ovulação e mesmo assim você engravidar.
      Beijos

  7. Olá,
    Eu transei no dia 10 ele gostou dentro, e do dia 10 e 11 é o dia da minha ovulação, 12 e13 período fértil.
    Tomei a pílula do dia seguindo 39horas depois.
    Gostaria de saber se posso está grávida!?

  8. Gostaria de saber como eu sei que meu ciclo é de 28 dias?

    • Almanaque dos pais

      Olá Nalva,
      Para saber sobre seu ciclo menstrual utilize nossa calculadora do ciclo menstrual.
      Beijos

    • Oxi menina é só contar ! Quando descer sua menstruação vc começa a contar do primeiro dia que desceu até dá 28 dias, quando der 28 dias e descer sua menstruação novamente é pq seu ciclo menstrual é 28 dias, se não descer é pq não é. Ele pode ser menos ou mais que 28 dias. Se vc ver que sua menstruação é desregulada procure uma ginecologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.