Home / Receitas / Bebidas / Chá de inhame para engravidar, mito ou verdade?

Chá de inhame para engravidar, mito ou verdade?

Chá de inhame é um dos artifícios mais utilizados pelas tentantes, que são adeptas a métodos naturais, para engravidar. A razão disto é que acredita-se que o inhame, especialmente sua casca, estimula a ovulação e a produção de bons óvulos.

chá de inhame

Chá de inhame para engravidar, mito ou verdade?

Apesar de não haver até o momento nenhum trabalho científico que comprove a ação do inhame no sentido de estimular a ovulação aumentando as chances de engravidar, sabe-se que o inhame possui um fito-hormônio chamado diosgenina, um “estrogênio vegetal” que ajuda no equilíbrio hormonal da mulher.

Alguns estudos realizados na década de 90 pelo professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, Frederick Naftolin, relacionam o consumo de inhame ao aumento da fertilidade da mulher. Essa conclusão foi tomada após observar que a taxa de gêmeos numa comunidade era mais alta do que nas demais, e na dieta desta comunidade o consumo de inhame era frequente.

Outro benefício conhecido da diogenina é a diminuição dos famosos enjoos matinais que atormentam mais da metade das gestantes, ou seja, o inhame é uma boa pedida também para as grávidas, mas sempre com moderação.

Atenção: mesmo os métodos naturais para estimulação da ovulação devem ser usados com cautela e sempre com a orientação do seu médico.

Como o chá de inhame pode me ajudar a engravidar

Considera-se que o chá de inhame possa influenciar na melhora da fertilidade da mulher por estimular a ovulação quando tomado nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, e por sua ação na produção da progesterona que é essencial para o sucesso da nidação quanto tomado até a ovulação.

Acredita-se que a estimulação do inhame para a ovulação produza óvulos de melhor qualidade e, em alguns casos, a liberação de mais de um óvulo, resultando em gravidez gemelar.

Como preparar o chá de inhame

O chá e considerado uma das melhores formas de absorver as propriedades do inhame porque utiliza as cascas, onde há maior concentração de vitaminas e nutrientes do tubérculo.

Ingredientes:

casca de 1 inhame médio
250ml de água

Modo de preparo:

Limpe as cascas e coloque em uma panela com a água. Leve ao fogo médio e deixe ferver até que o líquido seja reduzido pela metade.

Como ingerir:

Tome 2 colheres de sopa de manhã, ainda em jejum, por 8 dias até o dia da ovulação.

Para saber o dia da sua ovulação clique aqui.

Você também encontra em algumas casas de produtos naturais o elixir de inhame e cápsulas de inhame.

Atenção: Fale sempre com seu médico antes de ingerir o chá, elixir ou capsula de inhame. O consumo em excesso pode provocar náusea, vômito e diarreia.

Uma opção segura de consumo do inhame, e também muito mais saborosa, é prepará-lo para suas refeições, descartando as cascas e preparando sopas, purês, refogado junto com carnes, entre outras receitas deliciosas.

Você também vai gostar de ler:

Sintomas de ovulação
Quanto tempo depois da relação posso fazer o teste de gravidez?
10 mitos sobre a fertilidade
Como calcular o período fértil de quem tem ciclo menstrual irregular

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Para que servem os hormônios do tratamento de fertilidade

Hoje vou explicar para que servem os hormônios do tratamento de fertilidade, um assunto que gera muita …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.