Home / Pré-gestação / Tentantes / O que é ovulação e período fértil?

O que é ovulação e período fértil?

Para entender melhor o que é ovulação e período fértil vamos entender um pouco mais alguns fatores e a anatomia feminina:

O que é a ovulação e período fértil?

Ovulação

A mulher nasce com todos seus óvulos formados dentro do ovário, porém eles precisam amadurecer para serem fecundados. Quando o óvulo amadurece ele caminha pela trompa de Falópio que é onde acontece a fecundação.

Para entender melhor a anatomia do órgão reprodutor da mulher e o caminho percorrido pelo óvulo, observe a imagem abaixo.

orgao-reprodutor-mulher

Havendo ou não a fecundação o óvulo caminhará em direção ao útero. Esse caminho pode levar entre 5 a 12 dias para ser concluído. Quando o óvulo foi fecundado ele será implantado na parede do útero, chamada de endométrio. Esse processo de implantação é conhecido como nidação.

Se o óvulo não foi fecundado ele irá se degradar e ocorre a menstruação.

Após a ovulação, em quanto tempo pode acontecer a fecundação?

Assim que o óvulo fica maduro ele aguardará pela fecundação por 24 horas. Depois desse tempo o óvulo não pode mais ser fecundado.

Período fértil e ovulação são a mesma coisa?

É no período fértil da mulher que acontece a ovulação e é nesse período que a mulher tem chances de engravidar. Quando a mulher não ovula por qualquer razão ela também não terá período fértil. A diferença entre período fértil e ovulação é que o período fértil são os dias em que a mulher pode ter relação sexual e engravidar, e que dura cerca de 6 dias. Já a ovulação é somente o período de 24 horas em que o óvulo está pronto para ser fecundado.
Saiba o seu período fértil para os próximos 6 meses: Calculadora da ovulação e período fértil

Porque o período fértil é maior do que as 24 horas da ovulação?

O período fértil dura mais dias do que a ovulação porque é todo o período em que a mulher tem mais chances de engravidar. O espermatozoide pode sobreviver cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher, ou seja, mesmo tendo relação sexual no dia de hoje a mulher pode ovular daqui a 5 dias e mesmo assim engravidar.

Porque as tabelas consideram a ovulação no meio do período e não no final?

Nem todas as mulheres ovulam no mesmo intervalo, então o período fértil considera por segurança alguns dias antes de ovular e também depois, assim havendo uma ovulação tardia a mulher continua com chances de engravidar.

 

Sobre Almanaque dos pais

Avatar
Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

muco hostil

Muco cervical hostil, ou muco hostil. O que é, como identificar e o que fazer

O muco cervical hostil, ou simplesmente muco hostil, é considerado por alguns especialistas em fertilidade …

46 comentários

  1. Avatar

    Eu tenho duvidas sobre meu ciclo ser de 28 dias eu sempre mestruo na mesma data dificilmente a data muda o dia por exemplo mestruei 2 meses seguidos no dia 29 . Agora que estou seguindo uma tabela pra tentar engravidar eu fiquei sem saber de quanto tempo é o meu ciclo

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Carol, tudo bem?
      Para saber sobre seu ciclo menstrual utilize nossa calculadora do ciclo menstrual.
      Sabendo os dias do seu ciclo, você pode utilizar nossa calculadora da ovulação e período fértil para saber os dias com maiores chances de engravidar.
      Estamos na torcida!
      Beijos

  2. Avatar

    Olá, gostaria de saber se a mulher transou no seu 3 dia do periodo fértil, ele gozou dentro pode, ter chance de engravidar?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Estela,
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando há relação sexual no período fértil.
      Beijos

  3. Avatar

    Tenho um período de 28 dias minha menstruação veio no dia 16 e eu tive relação com meu marido no dia 29 só que no dia 1 começou a ovular sera que mesmo assim eu posso estar grávida?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Sandra, tudo bem?
      Cada organismo é único, ou seja, nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo e nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo do ciclo menstrual, podendo ovular alguns dias antes ou depois da “data programada”. Outra informação importante é que os espermatozoides sobrevivem alguns dias dentro do corpo da mulher aguardando o óvulo maduro aparecer, ou seja, mesmo tendo relações dias antes da ovulação ainda há chances de engravidar.
      Beijos

      • Avatar

        Boa noite,
        a minha menstruação veio dia 9 de Novembro e terminou dia de Novembro, o meu ciclo menstrual se for certo é de 28 dias . No dia 16 de Novembro eu e o meu marido tivemos relações supostamente o meu período fértil pela calculadora do período fértil começa dia 19 de Novembro. A minha pergunta é será que há chances de ter conseguido engravidar ? OUTRA MINHA DUVIDA É, supostamente a minha ovulação pela calculadora seria dia 22 e 23 , e o periodo fertil vai ate ao dia 25 , se eu tiver relações nestes dias 24 e 25 ainda terei chance de engravidar ? ou como passou os dois dias mais ferteis ja nao terei chance este mes ? aguardo resposta . obrigada

  4. Avatar
    Naedja Lemos

    Oi Anabela, entendo muito bem o que vc falou, sou casada há 10 anos, e meu esposo já tem 2 filhas, sempre quis muuuuito um filho mas respeitei a vontade dele de não tê-lo, e esperar a hora certa. há poucos meses estamos conversando e ele já começou a pensar na ideia e a gostar também. Estou começando a me organizar para começar a tentar no próximo ano.E não quero ter sem o conhecimento dele, até por ser um momento único para uma mulher, não deve ser empurrado de guela a baixo no esposo, namorado ou noivo. Parabéns pelo respeito ao próximo!

  5. Avatar
    Patricia Maria

    Ola, mi xamo Patrícya i ja tento engravidar faz alguns meses mais n consigo!!!meu noivo n qer filhos agora mais msm assim to tentando…
    Meu noivo sente qnd vai gozar , qnd ta quase gozando ele tirar … Oq eu fasso pra engravidar o mais rapido possivel?
    Eu adoro crianças i quero mt ter filhos
    mi ajudem por favor

    • Avatar

      Cara Patricia,
      Engravidar significa gerar uma vida que será da responsabilidade de 2 pessoas, os pais. Engravidar sem o consentimento do homem é uma falta de respeito que infelizmente é muito comum mas fica aqui a dica: isso é muito feio por isso não publique como se fosse a coisa mais natural do mundo. Se queremos os direitos das mulheres e mães respeitados porque não começar por respeitar o direito dos homens e futuro pai também? Eu estou tentando engravidar também e inicialmente o meu marido tinha duvidas se já era o momento. Eu aguardei até que ele tivesse certeza porque é uma decisão que deve ser tomada a dois. Se por exemplo ele optasse por não ter filhos eu teria de respeitar (e vice-versa) Abraços.

  6. Avatar

    ola menstruei dia 06/09/14 e no dia 17 tive um muco transp e elastico ai de madrugada pro dia 18tive relaçao gostaria de saber se ja corro o risco de engravidar ou só no dia q ocorre a ovulaçaoo

  7. Avatar

    Oi passei a semana mo periodo fertil e agora estou na ovulação passei todos esses dias fertis tendo relação ate o dia da ovulação corro risco de engravidar.

  8. Avatar

    Bom dia!Estou planejando engravidar e já tive duas meninas,gostaria te ter um menino,li em algumas paginas que preciso está preferencialmente no dia da ovulação.Minha pergunta é:Qual a tabela mais exata pois já fiz em outras tabelas e o dia da ovulação dá em dias diferentes,como faço?Desde já agradeço a ajuda!Abraço!

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Socorro, tudo bem?
      As calculadoras da ovulação servem como referência, porém nem todas as mulheres ovulam exatamente naquele dia, ou seja, algumas ovulam um pouco mais cedo e outras um pouco depois. É por isso que o período fértil é um pouco maior, para tentar abranger a ovulação na maioria das mulheres.
      Beijos

  9. Avatar

    oi gostaria de saber porq o almanaque não esta mais respondendo as pergunta ja fas uns dias q nao vejo mais resposta d vcs

  10. Avatar

    Olá, eu gostaria de saber o meu período fértil, ja que neste mês de abril eu menstruei 2x,nunca havia acontecido isto comigo. O 1° dia foi 17/04 e o 2° dia 29/04,meu ciclo geralmente é de 4 ou 5 dias,mas eu havia me lembrado que tomei um único anticoncepcional no ultimo dia da menstruação do dia 17/04.Conto por qual data?
    Desde já agradeço pela á atenção.

  11. Avatar

    Olá!! Eu gostaria de saber como eu faço para saber o meu periodo fertil,ja que a menstruação veio dia 17/04 e 29/04? E nunca tinha descido 2x no mesmo mês, e eu estava me lembrando que no ultimo dia referente a menstruação do dia 17/04 eu tomei apenas um anticoncpcional(22/042013). Geralmente eu fico 5 dias menstruada.

  12. Avatar

    Queria saber qando e meu período mestrual, minha menstruação veio dia 04/04..

  13. Avatar

    adorei o site e gostaria de fazer uma pergunta.a mulher tomando anti-concepcional se ela tiver relação depois que seu parceiro ejacular tem chances de engravidar se ele n usar camisinha? pq dizem q depois que o homem ejacula ficar esperma no pênis ainda.

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Lais, tudo bem?
      Se a mulher toma anticoncepcional corretamente as chances de engravidar são muito pequenas (menos de 1%). Durante a relação o homem pode liberar um pouco de espermatozoides antes mesmo de ejacular, o que torna o coito interrompido um método pouco eficaz. Depois de ejacular pode haver sim espermatozoides em seu pênis, porém se a mulher toma anticoncepcional será muito, mas muito difícil engravidar.

  14. Avatar

    Tive relação sexual e a camisinha estourou, tomei a pílula do dia seguinte ainda nas primeiras horas, estou no período fértil. Corro o risco de engravidar?

    • Avatar
      Almanaque dos pais

      Olá Paula, tudo bem?
      Existe um pequeno risco sim, mesmo tomando conforme orientação da bula.
      Beijos

  15. Avatar

    a mulher só engravida qdo está no periodo fertil e ovulando? ou pode tambem engravidar sem está nestes dois periodo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *