Home / Mamãe / Comportamento / Posso engravidar fora do período fértil?

Posso engravidar fora do período fértil?

As chances de engravidar fora do período fértil são pequenas, mas elas existem sim. As principais razão são:

O seu período fértil real

Foto: Rick Hawkins
Foto: Rick Hawkins

Não sabe de quantos dias é o seu ciclo? Acesse: Como saber de quantos dias é o meu ciclo menstrual?

A primeira etapa é descobrir qual é o seu verdadeiro período fértil, (clique para acessar a Calculadora da ovulação e período fértil)afinal nem todas as mulheres possuem ciclo de 28 dias e ovulam no 14º dia após o primeiro dia da menstruação.

Existem muitos casos de ovulação precoce – antes de 14 dias – e de ovulação tardia – após 14 dias. Com tanta variação uma das formas eficazes para identificar o período fértil é através do muco vaginal que fica com aspecto de clara de ovo – leia mais em: Período fértil – descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar.

Se você não deseja engravidar e utiliza o método da tabelinha, é melhor pensar em outros métodos contraceptivos porque o risco de engravidar existe sim.

Alterações no período fértil

Algumas mulheres podem ovular mais de uma vez no mesmo ciclo. Isto ocorre quando um pico de adrenalina (epinefrina) estimula uma ovulação extra. Acredita-se que esta seja a razão de algumas mulheres engravidarem com tanta facilidade, pois o próprio ato sexual pode fazer com que ela ovule, aumentando consideravelmente as chances de engravidar.
Vale lembrar que essa ovulação extra estimulada pela adrenalina (epinefrina) não ocorre com todas as mulheres.

Sobrevivência do espermatozoide

O espermatozoide sobrevive, em média, entre 3 a 5 dias dentro do corpo da mulher, chegando até a 7 dias. Isso quer dizer que se você teve relações 5 dias antes de ovular o risco de engravidar deve ser considerado. Existem estudos que comprovam que alguns espermatozoides – muito raros – chegam a sobreviver 15 dias dentro do útero. Ou seja, não tem como descartar o risco de engravidar fora do período fértil por conta da sobrevivência dos espermatozoides.
Saiba mais em: Espermatozoide: Da produção até a ejaculação

O risco de engravidar fora do período fértil existe sim mas são pequenas, afinal mantendo relações dentro do período fértil as chances de um casal fértil engravidar são de somente 25%.

Leia também:

A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar
Banho quente, sauna, ciclismo, cueca apertada e notebook no colo podem afetar fertilidade do homem

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Estar no peso ideal facilita a gravidez

Manter uma dieta equilibrada e atividades físicas para controlar o peso facilita a gravidez além de reduzir o risco de doenças crônicas no bebê

111 comentários

  1. Fabiana Lima

    Olá estou com uma dúvida tremenda eu menstruei dia 24/11/2016 hj dia 12/12/2016 sai cm meu namorado não usamos camisinha meu ciclo de menstruação é de 3a 4 dias tem 17 dias q menstruei será q eu estarei grávida pq o namorado qr comprar a pílula do dia seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.